Home / Acontece / Textos e Reflexões

As bodas do cordeiro e o tribunal de Cristo

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12.

Introdução

 

No domingo passado, nós pregamos sobre O futuro da igreja e da humanidade. Pregamos sobre o arrebatamento, tentando trazer um despertamento para a igreja. Mas, o que acontecerá com a Igreja após o arrebatamento?

 

Conta-se um período de sete anos, pelo calendário terrestre, em que o mundo passará pela Grande Tribulação, enquanto, paralelamente, no céu, a Igreja gozará de um grande banquete, celebrando sua união com Cristo.

 

Durante esse período, será também instalado um tribunal, que não julgará pecados (os pecados já foram perdoados), mas avaliará os esforços empreendidos pelos salvos em relação à obra de Deus e ao Seu Reino, a fim de que cada um seja galardoado (premiado) por aquilo que fez.

 

1.  A chegada da Igreja no céu

 

O céu não é uma noção utópica e nem produto das imaginações humanas. Céu não é um campo do sonho para fuga dos males terrenos: o céu é um lugar! O lugar onde está estabelecido o trono glória de Deus. Céu é o espaço destinado aos salvos

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. João 14:2

Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. João 17:24.

De acordo com a Bíblia, o céu é um lugar lindíssimo, de absoluta paz, harmonia, perfeição e de felicidade completa.

O céu é organizado em diferentes setores: ⁴ Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. ⁵ Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Salmos 46:4,5.

No céu tem uma cidade construída especialmente para os salvos: a nova Jerusalém.

O céu está muito além do que a imaginação humana pode alcançar. Somente os nascidos de Deus desfrutam de sensibilidade espiritual suficiente para alcançar as revelações acerca do céu e para serem, subsequentemente, atraídos por ele:

²³ E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. ²⁴ E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. ²⁵ E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. ²⁶ E a ela trarão a glória e honra das nações. ²⁷ E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:23-27.

2.  As bodas do Cordeiro

 

Há, na Bíblia, várias figuras para representar a Igreja: lavoura, rebanho, edifício e, também, noiva. Esta é a figura principal para a Igreja por ocasião da sua chegada ao céu. Na relação de mútuo respeito e amor entre homem e mulher, no casamento, o apóstolo Paulo estabelece uma comparação entre Cristo e a Igreja e mostra preocupação de apresentar a Igreja como uma virgem pura um marido, no caso Cristo:

² Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. 2 Coríntios 11:2.

A comemoração da união entre Cristo e Sua amada Igreja acontecerá no céu, intervalo entre o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo.

 

⁴ Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Colossenses 3:4.

 

Nesse tempo, a noiva será adornada com roupa que representa as justiças dos santos, já não se trata de noiva, e sim de esposa: ⁷ Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas (ocorridas) são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. ⁸ E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. Apocalipse 19:7,8.

 

Tudo o que tinha que acontecer na terra e no céu, durante aquele período, já aconteceu. A Grande Tribulação encerra com a queda da Babilônia, e, no céu, tanto o tribunal de Cristo quanto as bodas também foram concluídos. Agora é hora de uma nova etapa: a instauração do Milênio.

 

3.  Quem participará das bodas

 

Essa festa da Noiva e do Noivo é exclusiva. Trata-se tanto dos que subiram no dia do arrebatamento quanto dos santos que ressuscitaram naquele Dia. Os judeus, bem como os mártires, ambos alcançados na Grande Tribulação, não participarão desse glorioso acontecimento (Daniel 12.1-3; Isaías 26.19-21). A ressurreição desses ocorrerá no final dos sete anos de tribulação — essa ressurreição está na categoria da primeira ressurreição:

 

⁴ E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. ⁵ Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. ⁶ Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. Apocalipse 20:4-6.

 

A segunda ressurreição será destinada aos ímpios e ocorrerá no final do Milênio.

 

4.  O tribunal de Cristo

 

A salvação não é tudo para o crente, porque, após o arrebatamento, segue-se ainda um tribunal para o salvo em que cada um será recompensado pelo modo como se portou durante a sua jornada com Cristo na terra.

 

O tribunal de Cristo, envolverá o julgamento de três fatores:

 

1)     O nosso trabalho na Obra de Deus: ¹⁰ Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. ¹¹ Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. ¹² E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, ¹³ A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. ¹⁴ Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. ¹⁵ Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. 1 Coríntios 3:10-15.

2)     O uso que fizemos do nosso corpo: ¹⁰ Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 2 Coríntios 5:10; Como no versículo 1 fala do corpo humano (físico), assim, subentende-se que o corpo, sendo habitação do Espírito Santo e propriedade de Deus, não pode ser instrumento de pecado, nem mesmo de qualquer tipo de abuso e indisciplina.

 

¹⁹ Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? ²⁰ Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 1 Coríntios 6:19,20.

 

Paulo temia pela possibilidade de ele mesmo vir a ser reprovado ²⁷ Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. 1 Coríntios 9:27

 

3)     O modo como tratamos os irmãos: ¹⁰ Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Romanos 14:10.

 

Essa tríade bíblica que aponta para o tribunal de Cristo, em seus desdobramentos, mostra-se ampla. Esse tribunal ocorrerá concomitantemente com as bodas do Cordeiro. Segundo o entendimento de alguns estudiosos, será um tempo de grande constrangimento para os que foram omissos na obra do Senhor. A ideia é de uma plataforma alta, uma tribuna assemelhada a um trono" Esse tribunal, sem dúvida, será instalado no céu”.

 

O mencionado julgamento não envolve critério de salvação, visto que esse assunto á foi resolvido no Calvário, para aqueles que confessaram Jesus como Salvador e Senhor: ¹ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1

 

Trata-se, no entanto, de um julgamento das obras, com a finalidade de atribuir ganho ou perda de galardões. Paulo identifica o galardão com "coroa”. Ele anela por receber sua recompensa:

 

⁷ Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. ⁸ Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 2 Timóteo 4:7,8;

 

5.  O Filho será o juiz

 

Naquele Dia, o Senhor Jesus estará assentado no trono para julgar as nossas obras, afinal, todo julgamento foi confiado às mãos do Filho (Jo 5.22; 1 co 4.5).

 

²² E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; João 5:22.

 

⁵ Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. 1 Coríntios 4:5;

 

Aquele cujos olhos são como chama de fogo (Apocalipse 19:12) examinará o resultado da obra de cada um e a obra que resistir a esse fogo resultará em galardão para aquele que a apresentou.

 

6.  Pauta do julgamento

 

De acordo com as Escrituras Sagradas, a pauta do julgamento consistirá dos seguintes itens:

  1. todas as obras (2 co 5.10; Rm 14.10; Ec 12.14);
  2. recompensas pelo bem (Ef 6.8; Hb 6.10);
  3. aprovação pelo trabalho feito (Mt 25.21; 2 Tm 4.8);
  4. cobrança e constrangimento pelas negligências (l Jo 2.28 ARA; 1 co 4.5). A palavra grega phaneros, usada para "comparecer", significa também "tornar público ou conhecido de todos" (Mc 4.22);
  5. e as palavras que dizemos (Mt 5.22; 12.36,37);
  6. atitudes no trabalho (Cl 3.23-25);
  7. vitória sobre o velho homem (l co 9.25);
  8. por haver suportado provação (Tg 1.12);
  9. por ganhar almas (l Ts 2.19);
  10. por amar a vinda de Jesus (2 Tm 4.8);
  11. por apascentar o rebanho de Deus (1 Pe 5.a).

 

Aplicações práticas

 

a)    Advertência apostólica

 

Somos admoestados pelo apóstolo Paulo a prestar atenção à nossa forma de servir Deus hoje: "Veja cada um como edifica" (l Co 3.10).

 

A displicência quanto ao modo de servir a Deus pode resultar grandes perdas naquele Dia. O apóstolo Paulo diz que, na obra de Deus, o crente tanto pode edificar com materiais nobres e resistentes ao como ouro, prata e pedras preciosas, como pode edificar com materiais de pouco valor e facilmente inflamáveis - como madeira, feno e palha. A obra de “cada um" se manifestará (1 Co 3.10-15).

 

b)    Jesus incentivou a vivermos pelos galardões

 

Jesus foi um grande incentivador dos galardões:

 

Receber injúria e perseguição por causa da fé em Cristo: ¹¹ Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. ¹² Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:11,12;

 

Honrar aqueles que Deus separou para si, na qualidade em que foram chamados: ⁴¹ Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. ⁴² E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão. Mateus 10:41,42;

 

Amar pessoas que se colocaram como inimigas: ³⁵ Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Lucas 6:35;

 

c)     Em que consistem os galardões

 

Galardão não é uma SIMPLES recompensa. É um PRÊMIO GRANDIOSO pela realização de uma grande obra; significa também honra e glória.

 

Os galardões têm a ver, sobretudo, com o nosso grau de glorificação em Cristo (2 Co 3.18); mas também implicam premiações celestiais, que uns entendem como moradas e suas respectivas posições em relação ao trono; adornos, hierarquia ou governos:

 

¹⁶ E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. ¹⁷ E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade. Lucas 19:16,17.

 

Oração

 

Pela igreja, para ansiar mais pelas coisas do céu!

Pela conversão de pessoas, para que experimentem essa glória assim como nós.

Pelo arrependimento dos desviados, que não tem mais a promessa da salvação.

 

Referência:

Walter Brunelli. Teologia para Pentecostais: Uma teologia sistemática expandida. 2017. Editora Central Gospel.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.