Home / Acontece / Textos e Reflexões

O futuro da igreja e da humanidade

¹⁰ Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. ¹¹ Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, ¹² Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? ¹³ Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. ¹⁴ Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. 2 Pedro 3:10-14.

Introdução

Em nossa última reunião regional de Pastores, recebemos uma instrução para pregar sobre textos que ressaltam o fim das coisas. Seguindo essa orientação, estaremos em alguns cultos trazendo ministrações a respeito deste tema, para alertar a igreja acerca de um momento especial e decisivo que se aproxima para nós e para o resto da humanidade.

1) Cuidado! A igreja está distraída

Alguns trocaram a esperança do céu pela esperança de um mundo melhor, pela implantação do Reino de Deus na Terra, por meio da igreja. O liberalismo furtou a esperança do arrebatamento da igreja, sepultando a vontade de ir morar no céu, tornando alguns agitadores sociais, céticos e zombadores da fé.

Desde que a Igreja de Cristo foi inaugurada, entramos num período da História conhecido como “os últimos dias”. Os eventos deste tempo, que podem se iniciar a qualquer momento, falam de mudanças radicais no mundo físico: na sociedade, na natureza, na atmosfera espiritual.

Deus derramará a sua ira sob Israel impenitente e o mundo gentio.

Enquanto o arrebatamento da igreja não ocorre, ainda teremos que lidar com um último inimigo, a morte.

2) A morte para o salvo e para o não-salvo

Há uma íntima relação entre o pecado e Satanás, o seu mentor e causador. A morte é a nossa última inimiga a ser vencida (1 Coríntios 15:26).

É um império dominado por Satanás.

¹⁴ E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo. Hebreus 2:14.

Enquanto não ocorrer o arrebatamento da igreja, os crentes continuarão a morrer, mas, o lugar para onde vão não é o mesmo lugar para onde os não crentes vão. Todos viveremos na eternidade, alguns no céu, outros no inferno.

Para aquele que é salvo, há grande ganho na morte.

³³ Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados. ³⁴ Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente. ³⁵ Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. ³⁶ Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. ³⁷ Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Hebreus 10:33-37.

3) O NT é claro em falar de duas etapas a respeito da morte

1)     Estado intermediário para os salvos e para os perdidos (Paraíso e Hades);

2)     Ressurreição para a vida eterna ou para a condenação eterna;

O Hades é o lugar para onde são destinados todos aqueles que não receberam a salvação em Jesus (João 3:16) porque, segundo a Bíblia, Deus encerrou todos os homens debaixo do pecado. Todos estão perdidos, mas, isso não se deve necessariamente ao que a pessoa faz de errado, mas, essencialmente, ao pecado original:

²³ Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23.

Algumas verdades sobre a vida após a morte:

1)     É verdade que não há na Escritura qualquer sustentação ao ensino da existência de um lugar para purgar os pecados dos mortos, senão, a igreja não precisaria se esforçar para pregar a salvação aos vivos.

2)     Também há outra verdade a respeito dos mortos, de que não há qualquer comunicação daquele reino com os vivos (Parábola de Rico e Lázaro);

3)     É verdade que não é possível, retornar reencarnado para este mundo (Hebreus 9:27);

Os crentes que morreram aguardam no Paraíso o momento do arrebatamento da igreja, para ressuscitarem primeiro. Todos serão congregados no céu por um período de sete anos, enquanto Deus derramará a sua Ira sobre a humanidade não arrebatada.

4) O arrebatamento

Ao longo da história, os crentes sempre acreditaram ser a última geração antes do arrebatamento e a bíblia nunca ensinou a pensar diferente.

O arrebatamento da igreja será rápido, num abrir e piscar e olhos, os salvos desaparecerão. Não haverá tempo de se consertar com Deus.

¹⁶ Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. ¹⁷ Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:16,17.

⁵¹ Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; ⁵² Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15:51,52.

Estamos debaixo da lei do sigilo. Ninguém sabe o dia e nem a hora em que há de acontecer esse grande evento. Por isso, devemos estar atentos, preparados, sóbrios e vigilantes!

¹¹ E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. ¹² E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. ¹³ Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. Mateus 25:11-13.

Embora não haja data e horário conhecidos, os sinais revelam estar próximo:

  • A ciência se multiplicará (Daniel 12:4);
  • Conflitos familiares (Marcos 13:12);
  • Apostasia (2 Timóteo 4:3-4);
  • Falsos cristos e falsos profetas (Mateus 24:5-11);
  • Guerras e rumores de guerras (Mateus 24:6);
  • Fome, pestes e terremotos (Mateus 24:7);
  • Ódio, traição, morte, e multiplicação da iniquidade (Mateus 24:9-12);
  • Sinais nos céus e na terra (Lucas 21:25);
  • Perplexidade na terra (Lucas 21:26);
  • Ressurgimento de Israel, figueira (Mateus 24:32-34);
  • Zombaria quanto ao arrebatamento (2 Pedro 3:3-4);
  • e outros

Aplicações práticas

 

1)   Não viva só para coisas, viva só para Deus

¹⁰ Contudo, o dia do Senhor virá como um ladrão. Os céus desaparecerão com terrível estrondo, e até os elementos serão consumidos pelo fogo, e a terra e tudo que nela há serão expostos. 2 Pedro 3:10 (NVT)

Cuidado com o seu coração. Não coloque suas energias em coisas deste mundo, se esquecendo do Senhor, se esfriando na sua fé. Todas as coisas aqui, as boas e as ruins, se desfarão. Saiba usufruir da melhor maneira das coisas que Deus te deu, mas, não deixe que elas tomem o lugar dEle na sua vida e no seu coração;

2)   A vida de vocês deve ser caracterizada por santidade e devoção

¹¹ Visto, portanto, que tudo ao redor será destruído, a vida de vocês deve ser caracterizada por santidade e devoção, ¹² esperando o dia de Deus e já antecipando sua vinda. Nesse dia, ele incendiará os céus, e os elementos se derreterão nas chamas. ¹³ Nós, porém, aguardamos com grande expectativa os novos céus e a nova terra que ele prometeu, um mundo pleno de justiça. 2 Pedro 3:11-13 (NVT).

A santidade convém à Casa do Senhor e à vida do crente. Ser santo é viver separadamente dos hábitos mundanos, e não viver isolado do mundo, mas, fazendo a diferença no mundo corrompido. Não o bastante, Pedro também fala da piedade, que é a capacidade de exercer compaixão para com os demais.

3)   Esforço para levar uma vida...

¹⁴ Portanto, amados, enquanto esperam que essas coisas aconteçam, esforcem-se para levar uma vida pacífica, pura e sem culpa aos olhos de Deus. 2 Pedro 3:14 (NVT).

Enquanto tudo não acontece, devemos levar uma vida pacífica, pura e sem culpa aos olhos de Deus. Esse tipo de vida não é adquirido a partir do comodismo das vontades próprias, mas, do esforço. Não é fácil manter uma vida assim, sem qualquer sacrifício e abnegação, mas, é perfeitamente possível.

Oração

  • Devemos orar para que o Senhor venha depressa!
  • Devemos orar pela salvação daqueles que ainda não conhecem a Deus.
  • Devemos orar para que enquanto Ele não venha, a gente seja conservado na mesma fé.

 

Referência:

Walter Brunelli. Teologia para Pentecostais: Uma teologia sistemática expandida. 2017. Editora Central Gospel.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.