Igreja Batista Novo Israel
Tudo começou no ano de 1983, quando surgia o bairro de Novo Israel, projetava-se junto com este bairro a atual Igreja Batista Novo Israel. Era na residência do senhor Milton Passos Delgado, o local das primeiras reuniões. Certo proprietário de terras doou este terreno ao pastor Darcíso de Souza Medeiros, homem de muito valor no meio do povo de Deus, reconhecido por grandes virtudes, entre as quais destaco: o amor pela evangelização. Tendo isto lhe tornado o “Maior plantador de Igrejas Batistas da cidade de Manaus de todos os tempos”. Agradecidos os poucos irmãos que se congregavam, construíram neste terreno uma pequena casa de madeira.
Foi no ano de 1987, que o pastor Darcíso, entregou os trabalhos à Igreja Batista Jardim das Oliveiras, que na ocasião tinha como presidente o Pastor Elias Mendes. A igreja Batista Jardim das Oliveiras, ao assumir a obra, fez uma solicitação de Construção de Templo à Missão Evangélica Sem Limites. A nossa igreja mãe foi muito bem-sucedida em seu pedido, recebendo a construção de um prédio de alvenaria, medindo, oito metros de largura por dezesseis metros de comprimento. O templo referido foi construído pelos próprios missionários da Missão Sem Limites em 1988. Agora os irmãos que começaram congregando na residência do senhor Milton Passos, tinham um templo onde se reunirem. À Deus Toda Honra e Glória!
A Igreja Jardim da Oliveiras, também enviou para a sua congregação alguns irmãos para ajudar nos trabalhos, dentre os quais destacamos: Vitor Neves, Marcos Ushoa, Pergentino e Jonas. Louvamos ao nosso bondoso Deus, pelas vidas destes irmãos que não mediram esforços no serviço do Senhor neste local. No ano de1990, a congregação batista Novo Israel recebeu como missionários os irmãos: Francisco, mais conhecido como Chicão, e o irmão Assis, que todos tratavam como Pastor Assis, que dirigiu este trabalho até o início de 1991 e precisou de ausentar por motivo de viagem. Neste mesmo período, entre o Ministério de Missinário Francisco e do Pastor Assis, a congregação também foi assistida pelo irmão Roberto Caetano Pereira, que na época já era um forte braço aqui no meio do povo de Deus. Com a viagem do Pastor Assis, a Igreja Batista Jardim das Oliveiras, Enviou o Pastor Nilson Julio de Azevedo Arruda, sua esposa Arleni e seus quatro filhos: Aparecida, Jesaías, Priscila e Thiago. Pastor Nilson passou seis meses e precisou se ausentar da congregação para assumir o Ministério da Igreja Batista Jardim das Oliveiras.
No final do ano de 1991, recebemos o querido pastor José Algusto Souza Magalhães Ramos e sua esposa Kelle Praia, com seus três filhos: Tarsis, Ursula e Katarine. No Ministério do pastor augusto, tivemos a grande benção de organizar a congregação em igreja, eclesiasticamente falando. A organização se deu no dia 29 de março de 1992, com 25 membros, dos quais muitos ainda permanecem. Tivemos também a oportunidade de levantar os muros da lateral direita e frente do terreno. Foi um tempo de muitas lutas, vitórias e alguns momentos difíceis, mas que com certeza serviram para o nosso amadurecimento.
O Tempo Passou... e, no final de 1994, quando a igreja menos espera, o Pastor José Augusto anuncia a sua saída e indica o Irmão Edilson Ferreira de Oliveira, para assumir a direção da igreja, o que foi aceito por unanimidade de votos e também pelo referido irmão. O irmão Edilson Ferreira assumiu o trabalho, que na ocasião infelizmente encontrava-se com uma frequência média de 12 pessoas, acompanhado por sua esposa, irmã Maria Aparecida Terto e suas duas filhas, Giselle e Alliny. Edilson, com pouca experiência eclesiástica, com muita simplicidade, adotou a filosofia do amor, fé, esperança, oração, comunhão e serviço, o que deu certo e sempre dará em qualquer igreja. No período de 1994 ao meado de 1996, Edilson veio a ter a confirmação de chamado ao Ministério Pastoral e confirmado pela igreja, orientado pelo pastor Nilson Arruda, pastor da igreja mãe e pastor interino da Igreja Batista Novo Israel, ingressou no Seminário Batista Regular da Amazônia – SEBRAM em 1997 e concluiu o Curso em Teologia no final do ano 2000. No dia 1º de dezembro de 2001, Edilson foi ordenado ao Santo Ministério da Palavra, por Pastores da Convenção Batista Brasileira secção Amazonas e foi empossado como Pastor Titular da Igreja Batista Novo Israel no dia 29 de março de 2001. No período de 1996 a 1998 tivemos a grande oportunidade de construir um prédio para ensino Cristão, em alvenaria, com 3 salas medindo 5/6mts. No dia 1º de Janeiro de 2001 tivemos a honra de Lançar a pedra fundamental de um novo templo, medindo 10 metros de largura por 21 metros de comprimento com galeria e com capacidade para 250 pessoas em média. A Luta é árdua, mas o que era sonho tornou-se realidade. Também em 2009 demos início a ampliação do prédio de Ensino Cristão o que não foi concluído mas pouco falta para ser. Ainda em 2009, Deus nos abriu as portas, para que pudéssemos ter a nossa primeira congregação. Na ocasião fomos procurados pelo Pastor Darcíso Medeiros, Presidente da Missão Evangélica Voz do Amazonas, com a finalidade de confiar os trabalhos de uma frente missionária bairro Novo Milênio, com um pequeno grupo de irmãos reunidos em um pequeno barraco de madeira. A igreja Batista Novo Israel, exercitou o exemplo do Passado Enviando uma carta de Solicitação de construção de templo à Missão Evangélica sem Limites, em Manaus representada pelo pastor Norton Riker Lages, Pastor da Primeira Igreja Batista de Manaus. O pedido foi aceito e com o apoio de muitos outros servos de Deus o templo foi construído. Hoje a congregação está muito bem, sob os cuidados do pastor Raimundo Gentil França, filho e família e ainda do irmão Edyl Carlos Gaya Teixeira e mais o casal, Marcílio Cavalcante de Medeiros e Ana Lima, como auxiliares enviados da igreja.
Até aqui o Senhor nos tem ajudado! Tivemos, o privilégio de ser juridicamente Igreja organizada, em 29 de Março de 2009.
Nosso atual presidente continua sendo o Pr. Edilson Ferreira de Oliveira, acompanhado de sua família: Maria Aparecida Terto (esposa), Giselle, Alliny, Edilson Filipe (Filhos), Paulo David Souza (Genro) e Callebe Terto (Neto).
Louvamos a Deus por todas as pessoas que aqui estão, por todas que por aqui passaram, por tudo o que Ele tem feito, por tudo o que há de fazer, em fim por Ele ser o nosso Deus.