Fé Incondicional
"Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês" (2 Crônicas 20:17b)
Há problemas na nossa vida que nos deixam preocupados, outros que nos entristecem e ainda aqueles que nos apavoram. O problema de Josafá e Judá (2 Cr 20:1-5) era desse último tipo. Um exército enorme de inimigos ferrenhos estava a caminho de Jerusalém, em uma óbvia declaração de guerra. Com um exército muito mais fraco e sem tempo de preparar alguma defesa, o rei escolhe a melhor estratégia de todas: a saída para cima, isto é, voltar-se para Deus.
Em uma linda oração, ele descreve o problema, mas coloca a situação competamente nas mãos do Senhor. E a resposta vem imediatamente, trazendo consolo e orientação. Como nós reagimos em situação assim? Para começar, muitas vezes nem lembramos de apresentar o problema a Deus. O medo, a tristeza e a preocupação ocupam todos os nossos pensamentos. Perdemos o sono, tomamos atitudes impensadas, arrancamos os cabelos em busca de solução. As vezes oramos, sim, mas caímos na tentação de também escolher a solução que esperamos do Senhor. Mas Josafá não cometeu nenhum desses erros. Ele e o povo confiaram cegamente na resposta dada por Deus: "Vocês não precisam lutar nessa batalha. Tomem suas posições... e vejam o livramento que o Senhor lhes dará" (v.17a). Por causa disso, a vitória foi retumbante: o inimigo virou-se contra simesmo. Quando o exército israelita chegou, só restavam mortos - e muita riqueza para levar para casa.
Será que seríamos capazes de agir como o povo: ir para a batalha louvando ao Senhor, com plena confiança nEle? quando depositamos fé incondicional nas promessas de Deus, Ele sempre acaba nos surpreendendo. É o que também Paulo escreve aos efésios, dando glória "àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós" (Ef. 3:20)