Home / Acontece / Textos e Reflexões

Como vencer o desânimo espiritual

Texto: Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Efésios 5:19,20;

Introdução

Não é de hoje que se sabe que somos seres compostos de corpo, alma e espírito, e que esta condição, interliga essas três áreas do nosso ser, sendo que uma pode afetar a outra, tanto positivamente como negativamente.

Se estamos alegres, nosso rosto fica aformoseado; Se estamos magoados e feridos, podemos adoecer; Se estamos doentes fisicamente, podemos ficar tristes e abatidos. Se estivermos afastados de Deus, nosso espírito se enfraquece e sentimos medo (alma) e assim por diante... é assim que funciona o nosso ser.

O apóstolo Paulo, aos efésios, orientou os membros da igreja sobre como viver uma vida plena e abençoadora em toda a completude de nosso ser. A orientação é:

  1. Comunhão e mútua edificação: Falando entre vós;
  2. Prestar culto: salmodiando ao Senhor;
  3. Agradecer a Deus por tudo: Dando sempre graças por tudo;

Perigo de olhar mais para a situação do que para Deus

No livro de Malaquias, capítulo 3, nós temos um exemplo de como as nossas palavras podem ser ouvidas por Deus e lhes soar mal aos Seus ouvidos, vejamos:

As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o Senhor; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos? Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam. Malaquias 3:13-15;

Malaquias é o último livro do AT e o seu contexto é o retorno do cativeiro. Neemias reergueu os muros, para que o povo pudesse edificar suas casas com segurança; Ageu exortou o povo em profecias para edificarem o Templo e Esdras reestabeleceu o culto;

Sabemos que o segundo Templo não resplandecia a mesma exuberância de beleza e materiais nobres do anterior, no entanto, Deus disse a eles que a glória da segunda casa seria maior do que a primeira. Estima-se que tenha levado cerca de 20 anos para a sua construção (basta comparar as datas de Ageu 1 e2);

No livro de Malaquias, a gente percebe que o povo de Deus parece não ver mais motivação para servir ao Senhor, a impressão é que eles olham ao redor, e contemplam nos povos vizinhos uma melhor condição de vida, então, eles reputam por mais bem aventurado esses povos (que são soberbos e ímpios), deixando que entre em seu coração:

  1. Desânimo de servir a Deus;
  2. Infidelidade na adoração;

No Salmos 73:2-12 vemos Asafe passando por um dilema parecido.

É bênção quando olhamos para Deus

No mesmo cenário também haviam pessoas que temeram ao Senhor, e falaram sobre isso entre si. Eles recebem uma promessa.

Então aqueles que temeram ao Senhor falaram frequentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim joias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Malaquias 3:16-18;

Aplicações práticas

1) Guarde o seu coração do desânimo

Se tivermos um coração inclinado à Deus, não vamos permitir que as coisas que acontecem ao nosso redor furtem a nossa adoração: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23;

2) Adore a Deus em toda circunstância

Deus procura verdadeiros adoradores: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23;

3) Não valorize as coisas exteriores mais do que as promessas de Deus

Ao olhar os resultados externos que os povos soberbos e ímpios alcançaram, o povo de Deus começou a sentir uma inutilidade sem sua adoração a Deus e isso ofendeu a Deus porque o que Deus valorizou ali era a Sua promessa e a Sua Presença e não o sucesso das coisas obtidas sem Ele;

Oração

Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Salmos 51:9-12;

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.