Home / Acontece / Textos e Reflexões

Jerusalém é restituída

Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; Isaías 60:1

Introdução

O tema é sobre a restituição de Jerusalém; Essa restituição parece estar falando ainda de um tempo futuro, acerca da segunda vinda do Messias, onde haverá perfeita paz, justiça e prosperidade.

Há um clamor, aqui, direcionado à Jerusalém. Ela deve estar pronta. A restituição na visão bíblica, exige que o sujeito que vai receber a restituição também participe ativamente dela;

A restituição nem sempre ocorre do jeito que a gente quer, aonde a gente quer e como a gente quer. Às vezes, ocorrem situações que nos impelem à determinadas direções que nos tiram de uma zona confortável de espera, parecendo que as coisas estão saindo do nosso ambiente controlado, mas, é a mão de Deus que está se movendo em nosso favor.

Os discípulos estavam reunidos em Jerusalém, orando todos os dias, se reunindo e compartilhando da comunhão, mas, não tinha sido esse o plano de Jesus para eles. Logo, aparece Saulo como grande perseguidor e os dispersa a outras regiões. Parecia ser maldição, mas, na verdade, era uma bênção poder cumprir o ministério tal qual Jesus os havia enviado;

Três conselhos à Jerusalém

Surgem três conselhos para Jerusalém, que gostaria de observar com vocês:

  • Posicionamento: “Levanta-te” Alguém que está deitado, terá dificuldade de receber alguém ou alguma coisa. Tem que se levantar, para conseguir estender os braços e pegar algo em suas mãos.

  • Fé: “Resplandece, porque vem a tua luz” A ideia é brilhar intensamente, mas, veja que a luz ainda vem, ela não veio. É uma palavra de fé, é agir pelos olhos da fé, antes que as coisas aconteçam.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Hebreus 11:1;

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:28,29;

Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei. Salmos 81:10;

Bíblia de Estudos Pentecostal, Almeida Revista e Corrigida.

  • Caminhada com Deus: “E a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti” A glória do Senhor não nasce no estalar dos dedos, ela vai nascendo. Ela é gradual e progressiva, o que envolve processos (Oséias 6:3), aprendizados, e conclusões de etapas; Não há como falar de andar com Deus esperando imediatismo, pragmatismo e facilidades;

Mário Sérgio Cortela escreveu um texto chamado “A despamonhalização do mundo e a miojização da vida". Ele diz que as pessoas se reuniam para fazer pamonha. Comprar pamonha pronta é muito mais prático do que todo o ritual de fazê-la, mas é despido de significados. O ato de fazer pamonha em casa é uma bem-humorada e verdadeira metáfora sobre o prazeroso ato de conviver, de estar junto e compartilhar momentos com aqueles a quem amamos. No lugar da pamonha, entrou o miojo: casamento miojo, igreja miojo, curso miojo etc.

Se pensarmos que Deus existe eternamente, e nós temos um tempo limitado nesta terra, deveríamos aplicar melhor o nosso coração nas coisas que Ele quer que aprendamos, ao longo da nossa vida, a fim de ir co-existindo no ambiente desta glória que vai nascendo sobre nós.

Exemplo de Abraão

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:1-3;

Abraão é um dos heróis da fé, arrolados em Hebreus 11. Ele vivia razoavelmente bem, com uma casa em uma propriedade (tua terra), uma família, parentes, amigos. Mas, não era plano de Deus mantê-lo ali. Um conto judaico relata que Terá era fabricante de ídolos e isso incomodaria Abrão. Sem saber muito ao certo, ele já desejava a Deus e seus planos mais elevados. Aquele ambiente seguro e pragmático não preenchia o seu coração.

Um certo dia, Deus lhe aparece e lhe diz algumas coisas:

  • Posicionamento: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai: Sair da zona de conforto, de um lugar de acolhimento e segurança;

  • Fé: Para a terra que eu te mostrarei: Ir para um lugar desconhecido, sem um endereço bem estabelecido, sem aquelas antigas companhias que o bem conheciam;

  • Caminhada com Deus: E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra: Viver uma promessa, um sonho estabelecido por Deus.

Três aplicações práticas

  1. O prático e seguro nem sempre é o melhor de Deus para nós. Ao invés de procurarmos conforto e descanso, deveríamos perguntar pra Deus aonde Ele quer que estejamos, e desejar estar lá, mesmo que seja um lugar que não gostaríamos; Abraão levantou-se e foi-se!
  2. Peça mais fé a Deus! Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. Lucas 17:5,6; Não é tempo de interromper processos ainda não concluídos; Não tenha pressa.
  3. Caminhada com Deus é em submissão e obediência à Sua Vontade; Abrão foi abençoado, ao longo de sua vida, pela sua obediência e fé; e nós somos abençoados por causa da decisão dele até os dias de hoje. O que fazemos aqui, ecoa na eternidade!

Oremos!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.