Home / Acontece / Textos e Reflexões

Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor

Texto

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3.

Introdução

O texto que lemos relata um chamamento do Senhor ao arrependimento, declarando que o Senhor tem renovada vida espiritual, à medida que chegamos a conhecer melhor o Senhor;

Não podemos conhecer ao Senhor completamente e certamente nem na eternidade conheceremos a infinitude e profundidade de Seu Ser, por isso, passaremos por esta vida e pela eterna (se perseverarmos na Salvação) conhecendo e prosseguindo em conhecer a Deus;

Podemos conhecer a Deus somente na justa medida que Ele quis revelar-se para nós, vejam estes dois textos:  

As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29;

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Romanos 11:33-35;

Então, dentro desta parcela que Deus quis revelar dEle para nós, podemos conhece-lo e prosseguir em conhece-lo a cada dia mais.

O que seria conhecer a Deus?

É buscar saber quem é a Sua Pessoa, quais são seus princípios, seus gostos, seu jeito de ser. É ter noção de saber e relacionar-se com Deus. No mínimo, deve ser um desejo e uma meta de todo cristão visto que é desejo de Deus que os busquemos, que o conheçamos e que vivamos plenamente em sua presença.

Se houver este interesse no coração e mente do cristão, ele passará por experiências que vão ajuda-lo neste processo e que, como disse Oséas, gerarão bênçãos na sua vida tal como uma chuva que cai sobre uma região árida.

Neste sentido, gostaria de ler com vocês uma passagem de alguém que conheceu e que queria prosseguir em conhecer a Deus: Pedro.

E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. Mateus 14:22-33;

Caminhar por cima do mar não é algo natural que se vê por aí. Aliás, podemos inferir que Pedro, além de Jesus, foi a única pessoa que fez tal coisa.

Vamos então, extrair algumas riquezas deste texto que ilustram bem a necessidade que Pedro demonstrou de conhecer e prosseguir em conhecer ao Mestre.

1)    É preciso navegar

Na verdade, aquele mar era um lago, mas, um lago bem grande que vez e outra sofria revezes de ondas e tempestades advindas da região litorânea, não muito distante dali. Enquanto Jesus se despedia da multidão e se retirava para orar, ele ordenou que os discípulos se adiantassem em passar para o outro lado.

Naquele dia o vento era contrário, por isso, o tempo de travessia demorou mais que o normal e quando Jesus apareceu, eles ainda estavam no meio do trajeto.

Jesus está ensinando que conhecer a Deus implica em ter que NAVEGAR, ou seja, entrar num barco, dividir tarefas dentro do barco, navegar com Sua ausência temporária, ser açoitado por ondas e com ventos contrários.

2)    É preciso desaprender o errado para aprender o certo

Quando na quarta vigília da noite (entre três e seis horas da madrugada), Jesus vem andando por cima do mar, eles gritam “é um fantasma!!” e ficaram com medo.

Para conhecer e prosseguir em conhecer a Deus, temos que nos libertar de costumes que Deus nunca ensinou. São concepções aprendidas ao longo da vida, podem ser traumas, superstições, crendices e hábitos que Deus nunca ensinou para ninguém.

Aqui, no caso, os discípulos acreditavam em fantasma! O que seria um fantasma? Fantasma, na crença popular, é a alma ou espírito de uma pessoa falecida que pode aparecer para os vivos de maneira visível ou através de outras formas. É um espectro, assombração, visagem apavorante.

Essa crendice estava atrapalhando os discípulos de ver a realidade, que era Jesus andando por cima do mar. Qual era o valor disso? O Mestre deles controlava as leis físicas da natureza, possibilitando caminhar por cima do mar. Era uma demonstração particular de seu poderio sobre a criação. Esse era o valor a ser aprendido e que tinha que substituir a crendice de fantasmas. Quem quer conhecer a prosseguir em conhecer a Deus tem que se livrar de coisas que Deus não ensinou, para colocar outras verdadeiras em seu lugar. O medo absurdo de fantasmas tirou até o ânimo deles! Tem gente que vive com medo de tudo! Mas, Deus quer substituir isso por ânimo e paz!!

3)    É preciso suportar os processos de "ir ter com Jesus"

Pedro, quando ouviu Jesus dizendo que era Ele, resolveu fazer o que ele sabia de melhor (sair da caixa). Ele teve a espetacular ideia de pedir para ir até Jesus, por cima das águas. Assim que Jesus o chama e ele desce do barco, começa a andar sobre as águas, ele percebe o vento e sente medo e começou a afundar.

Aqui, gostaria de enfatizar duas coisas importantes:

  1. Quem pediu para ir? Pedro. Quem autorizou a ir? Jesus. Se ele estava debaixo da bênção de Deus para fazer algo, aquela situação jamais resultaria no seu afogamento.

  • Ao começar a afundar, Pedro poderia:
  • Nadado (afinal ele era pescador e sabia nadar);
  • Pedido ajuda aos amigos que ficaram no barco;
  • Aceitado a sua condição e ter morrido afogado;
  • Pedro resolve clamar a Jesus.

Aqui, tem a terceira coisa que aprendemos sobre conhecer e prosseguir em conhecer a Jesus. É que quando clamamos, Ele está bem ali para segurar em nossas mãos.

Eu quero só enfatizar uma coisa aqui! Quem quer conhecer e prosseguir em conhecer, deve arcar com os processos que virão como produto de sua escolha. Quem pediu para ir até Jesus? Pedro! Se é um crente Nutella, quando sobe no barco, vira para os amigos e dispara: Vocês, hein? Traidores! Nem pra me jogar uma corda, estão vendo em afogar e nem se mexem. E o senhor Mestre? Me manda ir e me deixa passar sufoco! Não ando mais com vocês!

4)    É preciso demonstrar fé

A falta de fé nos impede de viver coisas impossíveis para uma pessoa comum.

A falta de fé limitou a caminhada de Pedro até o local do mar aonde estava Jesus, e fez com que Jesus adiantasse o passo para alcançar o discípulo até onde ele afundava. Com fé a gente vai mais longe do que o lugar onde deveríamos afundar.

O contrário da fé é a dúvida! A dúvida reforça nossa visão para:

  • Vento contrário;
  • Ondas açoitando o barco;
  • Fantasma aparecendo no meio do mar;
  • Pescador e discípulo experiente afundando;

Peça fé a Deus que ele te dará! Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. Lucas 17:5,6;

Considerações finais

E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. Mateus 14:32,33.

Tudo isso aconteceu sob vento, ondas fortes e um discípulo enxarcado. Até subirem no barco! Foi quando Jesus acalmou o vento. O vento é acalmado sob a voz de Jesus. E o que é interessante aqui é a frase final dos discípulos: És verdadeiramente o Filho de Deus!

É de se admirar tal declaração à esta altura do campeonato! Tem gente que anda com Cristo é não tem convicção de sua divindade. Então, Ele quer ver alguma coisa que prove isso.

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29;

Quem quer conhecer e prosseguir em conhecer tem que deixar coisas e aprender novos valores. Vamos orar sobre isso.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.