Vale a pena ser fiel

Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Salmos 37:3-6.

O texto que lemos de Salmo 37 fala de como é bom é viver confiando em Deus. Vemos que o salmista destacou algumas bênçãos que pessoas que confiam no Senhor podem usufruir:

1. Habitar na terra e ser verdadeiramente alimentado;
  2. Deleitar-se no Senhor e ver compridos os desejos do nosso coração;
  3. Entregar o caminho, confiar de deixar Ele tudo fazer;

Quando estava meditando nisto, comecei a pensar como esse texto é tão aplicável na vida de uma pessoa que ama a Deus, vendo a vida da Sunamita (da época do profeta Eliseu).

1)   Exemplo da sunamita

Já estive, no ano passado (19/07/2021), pregando sobre a vida da Sunamita aqui na igreja. Ela era chamada assim, porque vivia em Suném, que era um pequeno vilarejo da tribo de Issacar, ao sul da região da Galiléia, onde ficava o vale de Jezreel, que era a região mais frutífera e bem regada de Israel;

A Sunamita era uma mulher rica e importante, mas, ao mesmo tempo, mostrou simplicidade e modéstia, pois habitava no meio do seu povo. Mostrou-se uma pessoa piedosa que ama a Deus e respeita os seus profetas e também prontidão para acolhê-los como quem acolhe ao próprio Deus.

Claro que havia muitas mulheres sunamitas ali, mas, a bíblia destacou ela por sua conduta impressionante em vários aspectos: ela reconhecia a importância do Relacionamento, da Submissão e da Motivação Imaculada. Contudo, destacamos além dessas virtudes, a sua capacidade de confiar em Deus.

O reino de Israel estava passando por um período de fome a grande apostasia. Acabe havia morrido e deixado seu filho Jorão como sucessor de seu trono. Jorão não retirou a idolatria de Israel, por isso, havia constante instabilidade na vida do povo: A Síria continuamente fazia oposição a Israel, havia escassez de alimentos porque, além da guerra, a própria terra não produzia o suficiente para alimentar as pessoas;

Neste tempo de dificuldades, pessoas fieis a Deus também vivenciavam grandes milagres. Como exemplo da Sunamita, por sua devoção e amor a Deus, demonstrada na sua conduta, ela colheu bênçãos que são reservadas aos filhos de Deus em tempos de grande dificuldade:

a.   Geração de um milagre: 2 Reis 4:8-16;

A Sunamita já usufruía de uma bênção: Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Salmos 37:3; Mas, ela recebeu uma bênção familiar da qual não esperava mais. Ela sonhou por algum tempo, mas, devido à dificuldade, ela acabou desistindo de seu sonho, contudo, chegava o tempo de Deus lhe abençoar.

É aqui que aparece a segunda parte: Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Salmos 37:4;

Gerar um filho é uma bênção de Deus, mas, Deus não se limita a nos fazer gerar só um filho, existem outros milagres que também são gerados por Deus em nossas vidas. Além disso, era um período de escassez, o que seria uma péssima condição para ter um filho, mas, o Deus que deu o filho também é abençoador para que nada lhe falte.

b.   Ressurreição milagrosa de seu filho: 2 Reis 4:17-37;

Não é porque Deus nos abençoa que também não vamos passar por alguns sofrimentos. Lembre-se que ainda estamos no mundo, estamos sujeitos às aflições e lutas que essa condição nos impõe. O filho que ela recebeu como milagre, alcançou a adolescência, começou a trabalhar com o pai no campo da sua família, porém, certo dia, teve um mal súbito e morreu;

Ao invés de se entregar, ela decidiu procurar o profeta e pedir a intervenção de Deus. Quando a gente recebe um milagre, estamos sujeitos a passar por lutas que também nos advém, porém, a lição da Sunamita é de não desistir de sua bênção.

Aqui, entra a próxima parte do texto de abertura: Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. Salmos 37:5;

c.    Restituição de suas posses: 2 Reis 8:1-2;

Devido à fome que se instalou no reino de Israel, o profeta Eliseu aconselhou a Sunamita a peregrinar na Filístia (terra dos filisteus). Ela ficou por lá sete anos, mas, depois, quando retornou, procurou o Rei Jorão para pedir a restituição de suas posses. O rei designou um oficial para lhe restituir tudo o que era seu.

E o rei perguntou à mulher, e ela lho contou. Então o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra até agora. 2 Reis 8:6;

O Salmo que lemos diz que Ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia”. Salmos 37:6.

Quando a Sunamita procurou o rei para pedir por suas propriedades, não precisou de grande esforço porque o próprio Deus fez com que o rei lhe designasse um oficial para reestabelecer tudo o que ela dantes possuía:

Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer. Provérbios 21:1;

Considerações finais

Não fique abatido por causa das dificuldades que surgem na sua vida. Levante a cabeça e lute por tudo o que Deus te confiou, ele fará sobressair a sua justiça. Confie em Deus plenamente que Ele vai fazer você habitar se ser alimentado; Ele vai abençoar você em todos os seus caminhos e tudo o que você colocar as mãos, Ele fará prosperar. Amém!