Home / Acontece / Textos e Reflexões

Toma o meu coração

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12;

Introdução

Possivelmente, Moisés escreveu este Salmo durante os quarenta anos de peregrinação no deserto.

Vemos que o tempo de existência da criação é só uma fração de tempo comparada à eternidade de Deus e que a vida do homem é:

  1. Passageira: De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca. Salmos 90:6;
  2. cheia de sofrimentos: Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados. Diante de ti puseste as nossas; Salmos 90:7,8;

Neste sentido, Moisés dirige uma oração a Deus pedindo para que Ele os ensinasse a contar os dias, ou seja, mensurar de forma lógica cada minuto que vivemos, tendo em vista alcançar um coração sábio (Salmos 90:12);

Daqui, tiramos algumas considerações importantes:

1)     Devemos orar para ter sábia compreensão de que, sendo a nossa vida breve, usar o pouco tempo que temos com sabedoria de Deus:

Inteligência e Sabedoria:

  • Inteligência é: a capacidade de entender, de pensar e de raciocinar. Capacidade de resolver situações novas com rapidez e êxito.
  • Sabedoria é: Prudência, juízo, discernimento adquirido pelas experiências de vida.

Podemos até dizer que a inteligência é científica e a sabedoria é prática. Inteligência e sabedoria, estão muito relacionados. É do desenvolvimento harmônico desses dois poderes que vem a nossa plena felicidade.

2)     Esta vida é a preparação para a outra:

Devemos buscar entender o que Deus deseja realizar para si e para os que estão à nossa volta por meio de nosso serviço fiel:

Maria e José deram o melhor de si para que Jesus crescesse protegido e cuidado, para cumprir seu propósito. Deus confiou a eles uma grande responsabilidade que exigiu deles muita prudência, temor e sabedoria;

3)     A ação do Espírito Santo nos ajudará a desenvolver a mente (e as emoções):

Visto que ela tem a capacidade incalculável de expressão. O crente pode procurar crescer mentalmente e emocionalmente, adquirir conhecimento e sentimentos saudáveis, educar-se e preparar-se para o serviço maior do reino de Deus:

Noé, quando fez a arca, Deus disse: Faze para ti uma arca da madeira de gofer; Gênesis 6:14; A arca era para Noé, sua família e para o propósito de Deus;

4)     Devemos viver em santo temor porque havemos de prestar contas de tudo o que fazemos aqui, quando chegar o dia de comparecermos ante ao Tribunal de Cristo.

Pelo que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal. 2 Coríntios 5:9,10;

Temor é diferente de tremor:

Tremor é ter medo das consequências de algo que já foi feito. Adão e Eva tiveram medo de Deus, depois que o desobedeceram lá no Éden.

Temor é temer fazer algo que ainda não foi feito: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; Provérbios 9:10;

Por consequência, as demais coisas!

A sabedoria que é recebida primeiramente nos ajudará a manter as demais bênçãos que recebemos, ela é um alicerce, e, por isso, vem antes das demais coisas que Moisés orou na sequência:

  1. Volta-te para nós, Senhor; até quando? Aplaca-te para com os teus servos. Salmos 90:13;
  2. Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias. Salmos 90:14; Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal. Salmos 90:15;
  3. Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos. Salmos 90:16; E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos. Salmos 90:17;

Aplicações práticas

  • Precisamos tomar muito cuidado para que a nossa mente não seja assaltada com coisas nocivas ao caráter e à moral cristã. A mente deve dominar o corpo, e não o corpo dominar a mente. O corpo é servo da mente e não senhor;
  • Um dia seremos uma foto de recordação de alguém e depois nem isso, mas, temos a nossa eternidade garantida nas promessas de Deus, portanto, somos lembrados no céu, onde há perfeição e reconhecimento;
  • Posso estar passando um deserto hoje, mas, não preciso fazer deste deserto a minha casa de lamentação: Há um ditado muito conhecido que diz, “não podemos evitar que um pássaro voe sobre a nossa cabeça, mas podemos impedir que ele faça ali o seu ninho.

Oração

Senhor, nos perdoe todo o tempo desperdiçado em coisas que não mereciam nossa atenção e que não glorificaram o seu nome. Ainda queremos aproveitar o tempo que temos para viver os seus planos e testemunhar experiências e bênçãos vividas em Sua Presença. Pra isso, te pedimos temor e sabedoria;

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.