Home / Acontece / Textos e Reflexões

O poder da gratidão no reino espiritual

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 2 Timóteo 3:1-5;

Introdução

A ingratidão é o sentimento de ter nascido com direitos; A pessoa ingrata nunca se satisfaz, pois ela sempre quer mais;

Ela está entre as manchas mais escuras que podem habitar no coração do ser humano;

A ingratidão transforma os mais doces tesouros em fontes amargas;

A natureza humana é ingrata desde o jardim do Éden quando não agradeceram pelas milhares de frutas que podiam comer e só quiseram aquele fruto proibido;

O ingrato odeia os benefícios que recebeu e, para não os retribuir, procura reduzir a sua importância;

Como é doloso ser tratado com ingratidão;

1)      A ingratidão como fonte de morte e maldição

Não é de se admirar que um ingrato é um grande pecador. Isso porque seu coração é cheio de imperfeições que refletem em todas as suas ações.

No caso de Caim, vemos que ele foi oferecer uma oferta a Deus, mas, foi reprovado, não pela a oferta em si, mas, por sentimentos de ingratidão que brotaram em seu coração.

E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. Gênesis 4:3-8;

Na expectativa de Caim, ele queria ter reconhecimento e, se possível, maior que os demais. Caim não sabia o seu lugar no mundo e, principalmente, no coração de Deus.

Veja o que aconteceu com ele:

  1. Ofereceu uma oferta exterior, mas seu coração não era perfeito naquela oferta;
  2. Sentiu-se ofendido com Deus ódio de seu irmão, ao invés de reconhecer seu próprio defeito;
  3. Se deixou ser dominado seu pecado, o que gerou ainda maiores males, que resultam em morte e maldição;

2)      A gratidão como fonte de grandes bênçãos

E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galileia; E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. Lucas 17:11-19;

Não tem como falar de gratidão sem lembrar da passagem da cura dos dez leprosos. A lepra é uma enfermidade que, até muito pouco tempo, não tinha tratamento. Leprosos não só sofriam com as chagas do apodrecimento vivo, mas, eram excluídos de suas famílias, afazeres e vida social;

Uma cura de lepra era algo maravilhoso a ser celebrado. Mas, não pensavam assim, os nove dentre os dez leprosos. A quantidade de ingratos no mundo é de nove a cada dez.

Vejamos as qualidades de uma pessoa grata com base na vida do ex-leproso que voltou até aonde estava Jesus:

  1. Tem visão: E um deles, vendo que estava são... interrompeu o trajeto até os sacerdotes (que avaliariam a sua cura e os restaurariam à sua vida anteriormente normal), e voltou na direção de Jesus; Ele teve visão do que lhe aconteceu e essa visão lhe deu destino certo;
  2. Valoriza os benefícios: Voltou glorificando a Deus em alta voz; Não voltou como alguém que recebeu um bom dia, ou ganhou um copo de água, ele voltou exaltando a Deus com todo o seu ser;
  3. Demonstra consideração: E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; Quando chegou até Jesus, prostrou-se diante dEle e o adorou. Que consideração, que gratidão a Deus;
  4. Era de origem inesperada: E este era samaritano. Quem diria? Alguém que em tese seria indiferente à Deus, é quem mais agradeceu a Jesus; A gratidão é acessível a qualquer pessoa, independentemente de sua origem;
  5. Recebeu uma bênção maior ainda: Vai a tua fé te salvou... Deus sempre tem mais para dar a pessoas gratas; alguns se relegam a receber algo de Deus e perdem muito por não serem gratas, mas, os agradecidos recebem ainda bênçãos maiores;

3)      Testemunho de uma experiência de trabalho

Resumo: Essa parte é restrita às pessoas que estiveram presentes no culto (10/07/2022).

Aplicações:

  1. Tem pessoas que não têm gratidão por nada e vão querer minar a dos outros (isso serve pra tudo); Ao olho impuro, tudo é impuro. Tito 1:15;
  2. Ninguém é obrigado a saber a sua história, mas você tem a obrigação de conservar ela viva dentro de você; Quem enxerga a história que viveu, não se contamina pela ingratidão e colhe bênçãos maiores por toda a sua vida;
  3. Sou abençoado até hoje por essa experiência, ela foi alicerce para o patamar que Deus queria me levar e eu tinha que passar por ali primeiro;

4)      Cinco bênçãos visíveis sobre a vida de pessoas agradecidas (Salmo 103)

  1. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Salmos 103:1: A gratidão de um verdadeiro adorador sai de sua alma e envolve tudo o que há na vida desta pessoa;
  2. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Salmos 103:2: A pessoa grata lembra-se constantemente de tudo o que Deus fez por ela; (cantor Lázaro);
  3. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, Salmos 103:3,4: Pessoas gratas são perdoadas, saradas, redimidas e coroadas de benignidade e misericórdia;
  4. Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos. Salmos 103:5,6: É uma pessoa próspera, sua juventude é renovada e usufrui de justiça divina;
  5. Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel. Salmos 103:7: é uma pessoa direcionada, ela recebe orientação de Deus de qual caminho escolher, de como agir, e de onde estar;

Oração final

Me ensina a ser grato a Ti, Senhor, e às pessoas que o Senhor colocou em minha vida para me abençoar! Amém.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.