Uma mente segura – A alegria que supera as preocupações

Filipenses 4

INTRODUÇÃO - A ORIGEM DA IGREJA DOS FILIPENSES

A igreja de Filipenses nasce na segunda viagem de Paulo

Inicialmente Paulo e sua equipe pretendiam ir para a Ásia (Atos 16)

O Espírito Santo lhes conduz para a Macedônia (Europa)

A equipe é formada por Paulo e Silas, Timóteo e Lucas

Pegaram uma embarcação e desceram na primeira cidade da Macedônia

• Num dia de sábado, os missionários saíram para orar
  • Lídia, vendedora de púrpura, dá ouvidos ao evangelho
  • Ela e sua família são batizados e a igreja nasce em sua casa
  • Os missionários permanecem ali por algum tempo
  • Libertam uma escrava que possuía um espírito imundo
  • São açoitados e encarcerados, e são soltos por um terremoto
  • O carcereiro e sua família recebem a Cristo
  • Os missionários são liberados, se despedem da igreja
  • Partem para Tessalônica

Vemos aqui, nesta introdução, alguns pontos importantes sobre a igreja:

• Foi fundada por determinação do Espírito Santo;
  • Foi inaugurada pela pregação do evangelho;
  • Foi estabelecida pela ordenança do batismo;
  • Foi fortalecida pelo testemunho de Paulo e Silas na prisão

SITUAÇÕES NA IGREJA DE FILIPENSES

Da prisão, em Roma, Paulo envia cartas à igreja de Filipenses. Ela não possui grandes problemas, como desvios doutrinários ou contendas, mas, ela também enfrenta dificuldades, sendo:

Cap.1 – Perigo do desânimo (pela prisão demorada de Paulo):
E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho; De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares; E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor. Filipenses 1:12-14.
Resposta: MENTE COERENTE – Alegria, apesar das circunstâncias

Cap.2 - Perigo das divisões (dos interesses pessoais acima do bem comum):
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Filipenses 2:3,4.
Resposta: MENTE SUBMISSA – Alegria, apesar das pessoas

Cap.3 - Ameaças de mestres judaizantes e pessoas com mentalidade terrena:
Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; Filipenses 3:2. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Filipenses 3:18,19
Resposta: MENTE ESPIRITUAL – Alegria, apesar das coisas

Cap.4 - Ameaças advindas das preocupações da vida:
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:6,7.
Resposta: MENTE SEGURA – Alegria que supera as preocupações

Esse é o tema da mensagem de hoje: Uma mente segura “A alegria que supera as preocupações”.

COMO ENFRENTAR AS AMEAÇAS DAS PREOCUPAÇÕES?

1. Descansa na Paz de Deus (v. 9)

• Não estejais inquietos (ansiosos, se remexendo etc.);
  • As vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus;
  • Com oração, súplicas e ações de graça;

1. Descansa no poder de Deus (v. 11-13)

• Aprendi a contentar-me com o que tenho;
  • Estou instruído tanto a ter fartura como a ter fome;
  • Posso todas as coisas nAquele que me fortalece;

1. Descansa na provisão de Deus (v. 16-18)

• Me mandaste o necessário;
  • Mas, bastante tenho recebido (medida certa);
  • Tenho em abundância (uso ponderado para evitar desperdício);

APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA VIVER EM ALEGRIA

1. Tudo está dentro do plano de Deus: Uma MENTE COERENTE produz alegria, apesar das circunstâncias. Não é porque estou no centro da vontade de Deus que não sofrerei, mas, se sofrer é para um propósito maior entre eu e Deus, e os que me cercam.
  2. As pessoas são diferentes e nem sempre elas terão o mesmo entendimento sobre as coisas. A escala de maturidade de alguém depende do tempo que ela convive com Deus. O segredo é ter uma MENTE SUBMISSA capaz de produzir alegria, apesar das pessoas.
  3. A mentalidade carnal baseará o sucesso ou o fracasso da vida em coisas terrenas, desprezando as espirituais (v.19). Paulo diz que sofreu perda de todas as coisas (sua posição dentro da religião judaica etc.) e que seu maior bem é seguir a Cristo, e sua recompensa é celestial (v.20).
  4. As preocupações da vida podem consumir nossa alegria de viver. Paulo vai falar de deixar a ansiedade e viver o presente com contentamento. Saber viver com muito ou com pouco, sabendo que teremos o necessário para viver os planos de Deus.