Home / Acontece / Textos e Reflexões

Comprometidos com o Amor de Deus

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me. João 21:15-19;

Introdução

Deus é Amor e amar a Deus nos faz somente bem;

Deus deseja ser correspondido no amor que tem por nós, com a totalidade do nosso ser;

Amar a Deus envolve compromisso com Ele, por isso, quanto mais alguém O amar, mais se comprometerá com Ele;

Amar a Deus faz de nós seus filhos e, também, discípulos de Cristo;

E, como o desejo do Senhor é que você seja totalmente comprometido, então, Ele promete-lhe dar coração capaz de amá-Lo completamente;

Pedro por ter cometido um erro, achava que não poderia mais amar ao Senhor e nem seguir no compromisso que tinha com Ele, mas, Jesus não via desta maneira, então foi ter com ele;

Para entender melhor o que aconteceu com Pedro, a fim de verificarmos se não corremos o risco de passar pelos mesmos erros, vamos ver algumas coisas que ele fez.

Erros na vida de Pedro

1.    Achar que conhecia a si mesmo, mais do que o próprio Deus.

E disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão. Mas, depois que eu houver ressuscitado, irei adiante de vós para a Galileia. E disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. Mas ele disse com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. E da mesma maneira diziam todos também. Marcos 14:27-31;

Jesus tinha dito que todos se escandalizariam, então, Pedro protestou e quando Jesus disse a ele de que matéria ele era (ou, seja, que ele o negaria três vezes), Pedro foi mais enfático em afirmar que Jesus estava errado sobre aquilo; Ele achava que se conhecia, mais do que o próprio Cristo o conhecia;

Teimosia, orgulho e certo desconhecimento de suas fraquezas teriam tomado o coração de Pedro, quando, na verdade, ele poderia ter pedido graça para Deus, para suportar aqueles momentos terríveis que viriam a seguir; Cuidado para não se comportar como um super crente que acha que é capaz de suportar tudo. Peça perdão e graça para Deus, para que você não caia neste erro;

2.    Estar no lugar errado, na hora errada e com as pessoas erradas

E Pedro estava da parte de fora, à porta. Saiu então o outro discípulo que era conhecido do sumo sacerdote, e falou à porteira, levando Pedro para dentro. Então a porteira disse a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou. Ora, estavam ali os servos e os servidores, que tinham feito brasas, e se aquentavam, porque fazia frio; e com eles estava Pedro, aquentando-se também. João 18:16-18;

Pedro estava no lugar errado, na companhia de pessoas erradas e dando as respostas erradas. Companhias perigosas arrastam pessoas para ações perigosas;

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1:1;

Cuidado com isso. Primeiro alguém anda segundo os conselhos dos ímpios (rei Roboão), depois se detém no caminho, depois se assenta em roda;

Necessidade de arrependimento

E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente. Lucas 22:61,62;

Pedro percebeu de que matéria era feito. Não era Jesus quem precisava de conhecer a Pedro, era Pedro quem precisava se conhecer melhor. O olhar de Jesus penetrou na alma de Pedro, para o levar ao arrependimento. Sempre há esperanças para aqueles que choram lágrimas de arrependimento.

Depois que tudo aconteceu, Pedro poderia não mais continuar no ministério e resolveu ir pescar, e, por ser líder daquele grupo, algum dos discípulos que também tinham o mesmo ofício, antes de seguir a Jesus, foram com ele.

Jesus agindo na restauração de Pedro

Somente Cristo, agora ressurreto, poderia lhe encontrar em lhe restaurar. Jesus escolhe a beira do mar, onde fez o milagre da pesca (demonstrando sua provisão) e ali monta uma fogueira (braseiro). A palavra braseiro só aparece duas vezes no Novo Testamento: Na onde Pedro caiu e na onde Jesus apareceu para lhe restaurar.

Jesus demonstra seu amor, sua graça e sua misericórdia para conosco, por meio da vida de Pedro. Agora, Pedro está assentando-se em volta do braseiro certo: lugar certo, pessoas certas e pronto para dar as respostas corretas;

Respostas corretas

Quando Jesus lhe pergunta: Pedro, tu me amas? O sentido do verbo no grego é o amor Ágape. Aquele amor que dá a vida pelo outro, se for necessário. Pedro, então, ele responde que ama, mas, usando outro sentido, o amor Phileo, que é um tipo de amor que nutre amizade e estima;

A resposta de Pedro está baseada na análise que ele faz de si, quando, olhando lá atrás, no dia que o Senhor disse que morreria por Jesus e depois conheceu que não era capaz disso. Agora, ele resolve baixar o nível de amor de Ágape para Phileo, o que demonstra ser uma resposta mais coerente com alguém que sabe ser passível de falhas;

Mas, Jesus sabe que Pedro o ama de todo o coração, embora ali ainda estivesse triste e reflexivo com o que fez (inclusive, mais tarde, Pedro viria morrer pelo evangelho), o que Jesus estava interessado, ali, não era na resposta de amor Ágape de Pedro, e sim, e operar uma restauração na vida do discípulo amado;

Restauração completa

A restauração de Pedro passa por três detalhes:

  1. A vida de Pedro é restaurada: porque não há vida verdadeira fora da presença do nosso Deus. E quem já provou a bênção da salvação e de ser chamado de Filho de Deus não encontra mais graça fora desta preciosa Presença de Deus;

  • O ministério de Pedro é restaurado: Jesus lhe diz três vezes para apascentar as suas ovelhas; Pessoas restauradas amam e servem a Deus com genuíno compromisso; Pedro voltou ao caminho correto, disposto a colocar o Senhor em primeiro lugar, ser submisso à Sua Vontade, e dedicar o tempo de sua vida a Jesus;

  • O futuro de Pedro é detalhado para Jesus: Depois de ter respondido as perguntas de Jesus, Pedro fica sabendo que chegará a servi-Lo até a uma certa idade; Isso mostra que Jesus também cuida do futuro dos seus servos;

Restauração completa

  • Você já orou pedindo a Deus que o ajudasse a amá-Lo de todo o coração, com a totalidade do seu ser?
  • Está disposto a arcar com as mudanças de vida que virão quando o Senhor responder a essa oração? 

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.