Home / Acontece / Textos e Reflexões

O cego de Jericó

E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. Marcos 10:46-52.

Introdução

Havia um problema na vida dele que ele não podia resolver, só Jesus poderia lhe ajudar;

  • Os médicos não podiam ajudar;
  • As pessoas não podiam ajudar, só remediar;

Jesus estava saindo de Jericó em direção à Jerusalém, era a sua última passagem por ali;

Era a oportunidade única que aquele cego teria para clamar por misericórdia pela sua vida;

Quando a situação é impossível assim, não adianta repassar a responsabilidade a outros: cabe a nós clamar por misericórdia;

Obstáculos no caminho

Muitos o repreendiam para não incomodar o mestre. Talvez, aquela multidão achava que estava ajudando o ministério de Jesus tentando calar o cego. Pensavam que Jesus tivesse coisas mais importantes a fazer do que parar seu trajeto ali, afinal aquele cego era só mais um dentre muitos;

Por isso, o cego, sendo o maior interessado se esforçou ainda mais para encontrar Jesus;

Jesus não é inacessível, a questão é que ali tinha um obstáculo para chegar até a ele; Há ocasiões que precisamos romper obstáculos para chegar até Jesus;

Têm coisas e situações que se colocam como obstáculos entre nós e Jesus; No caso do cego, era aquela multidão que precisava ser rompida;

Jesus ouviu o clamor daquele cego

No entendimento da multidão Jesus deve andar, no entendimento de Jesus Ele deve parar; Jesus ouviu seu clamor e disse que o chamassem, e Ele ficou parado ali, e aguardando a chegada do cego.

É a bíblia nos aconselhando a chamar por Ele;

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:8-10.

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4:15,16;

Três atitudes do cego

E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. Marcos 10:50;

  1. Lançando de si a sua capa: A capa era a sua condição de vida, talvez uma autorização de poder estar ali, na beira do caminho; Ninguém pediu que ele a deixasse; Mas, ele a deixa porque confia que está indo em direção à Jesus e nunca mais precisará dela; Isso é a libertação que Jesus opera;
  2. Ele levantou-se: é a atitude que ele demonstrou que estava mesmo disposto à ir até Jesus, era um desejo genuíno de viver uma vida transformada, não só da cura, mas, da necessidade de uma nova condição de vida (a cura o levaria a ter uma mudança total);
  3. Foi ter com Jesus: ele foi exatamente na direção de Jesus (muitos já hesitaram em fazer isso, aquele jovem rico, por exemplo, não quis segui-lo de verdade e por aí vai... muita gente evitou ir ter com Jesus de verdade);

Que queres que eu te faça?

Vemos aqui a doutrina do livre arbítrio operando na vida novamente. Vemos como Jesus respeita as nossas vontades e como Ele está disposto a agir por aquilo que pedimos;

O cego imediatamente responde: Que tenha vista! Ele queria viver uma vida transformada, deixaria de viver sentado no caminho empoeirado daquela cidade, deixaria de receber esmolas, teria que aprender a se virar dali em diante, mas, era o preço da bênção da cura e da liberdade; Havia confiança que Aquele que o curara também o ajudaria dali em diante;

Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38;

Jesus cura, e diz “vai, a tua fé te salvou”

Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. Marcos 10:52;

Jesus disse, em outras palavras, escolhe uma direção para você ir. Você não é obrigado a ficar atrás de mim, se não quiser. Pode ir!

Mas, logo que viu, o cego o seguiu pelo caminho. Veja que o cego agora via não somente com os olhos físicos, mas, também espirituais.

De quê adianta ter vista física e não ver o principal: Jesus como Senhor e Salvador.

O cego fez a melhor coisa da vida dele! Seguiu Aquele que lhe demonstrou misericórdia.

Oração e Apelo

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.