Home / Acontece / Textos e Reflexões

Deus trata o coração de Jonas

Texto: Jonas 4:1-11

Introdução 

a)   Contexto geográfico da vida de Jonas:

Após a morte de Salomão, ocorre uma divisão de Israel em dois reinos: 1 Reis 12, sendo o Reino do Norte, do Rei Jeroboão I, a terra de Jonas

b)   O problema: Novo campo de trabalho de Jonas

Jonas era um profeta bem sucedido no Reino do Norte. O problema começa quando Jonas é enviado a outra nação. 

  • Jonas foi o primeiro profeta do Antigo Testamento a ser enviado a outros povos;
  • Nínive é a capital da Assíria, que mais tarde viria a ser algoz do Reino do Norte;

Desenvolvimento 

1)   Insatisfação: Jonas desgostou-se (v.1 ao 5) 

Qual é o contexto do desgosto de Jonas?

E fez (Jeroboão II) o que era mau aos olhos do Senhor; nunca se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão I, filho de Nebate, com que fez pecar a Israel. Também este restituiu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate, até ao mar da planície; conforme a palavra do Senhor Deus de Israel, a qual falara pelo ministério de seu servo Jonas, filho do profeta Amitai, o qual era de Gate-Hefer. Porque viu o Senhor que a miséria de Israel era muito amarga, e que nem havia escravo, nem absolvido, nem quem ajudasse a Israel. E ainda não falara o Senhor em apagar o nome de Israel de debaixo do céu; porém os livrou por meio de Jeroboão, filho de Jeoás. 2 Reis 14:24-27.

Contraste:

Em Israel, o povo está em pecado e decadência espiritual e, no entanto, Deus tem misericórdia e amplia as estacas da tenda (amplia o território de Israel) por meio de Jeroboão II. Jonas não mostra desgosto com a misericórdia dada a Israel: Ele poderia orar assim: “Deus como pode o Senhor abençoar Israel quando o coração deles não está voltado para Ti?”;

Em Nínive, o povo está em pecado de tal maneira que Deus decide castigar a cidade; antes, porém, Deus tem misericórdia e envia um profeta com uma mensagem de arrependimento; Todos ouvem a mensagem e se arrependem. Jonas mostra desgost com a misericórdia dada a Nínive: Ele ora “Eu sabia que eu ia pregar e eles iam se arrepender, e o Senhor iria perdoá-los e ter misericórdia deles”.

Jonas está desgostoso com a misericórdia imerecida que Deus destina a outros. Mas, está contente com a misericórdia imerecida destinada a ele.

O comportamento de Jonas é como o coração do irmão mais velho do Filho Pródigo.

a)   Então, o livro de Jonas deve ser compreendido em duas partes:

Cap. 1-3 A misericórdia a todos os povos
Cap. 4 A misericórdia ao profeta

A história não acaba no capítulo 3, porque Jonas ainda precisava ser tratado por Deus.

b)   Divisões do livro de Jonas:

Então, vamos perceber a necessidade de Jonas ser tratado por Deus na própria estrutura do livro com quatro capítulos.

Cap. 1 – Recebe a primeira chamada e foge. Jonas luta com Deus!

Cap. 2 – Sofre as consequências de sua desobediência e pede perdão

Cap. 3 – Recebe a segunda chamada e obedece

Cap. 4 – Tem seu coração tratado por Deus

c)   Pergunta de Deus: Quando Deus pergunta para Jonas: é razoável esse teu sentimento?

A pergunta é a oportunidade de revelar o que havia no seu coração. Toda vez que Deus faz uma pergunta, não é para Ele saber, mas, para o próprio homem saber. Quem precisa descobrir a resposta é o homem.

Jonas se cala!

  • Jonas não percebe que o seu coração não está totalmente voltado para Deus.
  • O coração de Jonas não foi revelado em Israel (2 Reis), mas em Nínive.
  • Parece que Deus resolve enviá-lo para Nínive, para que o próprio profeta conheça o seu coração.

2) Confrontação: Deus chama a atenção de Jonas (v.6 ao 8)

E como se cala, Deus envia a aboboreira e a lagarta;

Deus fez nascer uma aboboreira e enviou uma lagarta que devorou a aboboreira. O coração de Jonas está preso às coisas passageiras.

Quantas vezes não estamos como Jonas? Focados no que é transitório? Quantas vezes o nosso coração não se apresenta com os questionamentos de Asafe no Salmo 73?

O coração preso às coisas transitórias faz o homem se alegrar ou se revoltar pelo que é passageiro: alegria pela aboboreira e revolta pela lagarta;

  • Deus chama a atenção de Jonas para o que é mais importante: salvação dos pecadores;
  • Deus chama atenção de Jonas para seu coração pecaminoso que também é carente de Sua misericórdia; 

3) Justificação: Deus justifica seus atos e ensina Jonas sobre a salvação (v.10 ao 11) 

O coração de Jonas simboliza o coração de Israel em relação a outros povos.

Deus se volta para o profeta Jonas para lhe ensinar sobre seu propósito de manifestar a salvação a todos os homens, dando oportunidade de arrependimento e recebimento de sua graça.

Israel fora chamado para ser bênção a todas as nações da Terra:

  • E em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:3;
  • E sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. Êxodo 19:5;

O motivo do desgosto de Jonas revela o seu coração egoísta. Ele quer tudo para si e nada para os outros.

Deus está atrás do coração de Jonas!

Aplicações práticas 

1)   Chamado da igreja

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:9.

Deus nos chamou para sermos pregadores da Palavra de Deus, sermos representantes de Seu Reino, aqui na Terra. Não podemos ter um coração como o coração de Israel em relação a outras pessoas ainda não salvas. 

2)   Alegria pela misericórdia

Devemos nos alegrar com a misericórdia de Deus, independente de quem a recebe. Devemos nos alegrar totalmente visto que nós também somos dependentes da misericórdia de Deus.

Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". Romanos 9:15.

Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Lucas 15:7

3)   A vontade de Deus é sempre perfeita

O livro de Jonas está alinhado com a vontade de Deus em manifestar graça salvadora aos perdidos;

O livro de Jonas está alinhado em manifestar misericórdia transformadora aos salvos.

Devemos entender e descansar no Senhor sabendo que a Sua Vontade é plenamente perfeita e alinhada com o nosso bem estar e o bem estar de todas as pessoas.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.