Home / Acontece / Textos e Reflexões

A sabedoria de Deus nos leva a triunfar

Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:6-16;

Introdução

Existe muita sabedoria neste mundo, que, por vezes, pode ser útil e muitos momentos; Contudo, esta sabedoria está limitada pela natureza humana, e os que confiam nela, serão aniquilados;

Os príncipes deste mundo dominam diversos saberes (eles têm acesso a muito conteúdo), mas, por si só, não conseguem ter acesso à sabedoria de Deus; Mas, a sabedoria de Deus é compartilhada entre os perfeitos (nascidos de novo, filhos de Deus);

O tema da pregação de Paulo é a sabedoria de Deus, e vemos alguns aspectos dela no texto:

  1. 1 Coríntios 2:7: 1) A sabedoria de Deus está oculta em mistérios e Deus a estabeleceu antes dos séculos, ou seja, ela é conhecida de Deus, antes de nós e já está estabelecida antes de que venha acontecer; 2) A sabedoria de Deus se manifesta para a nossa glória (vitória, fama, importância): Deus nos abençoa, ele executa determinadas ações, para que apareça a vitória de seus filhos, que é a nossa glória. Ele faz isso para que, por meio da nossa glória, o nome dEle seja conhecido e glorificado pelas outras pessoas. Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. 2 Coríntios 10:17;

  • 1 Coríntios 2:8: A sabedoria de Deus conduz ao conhecimento de Cristo, exalta sua glória e poder. A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória; A serpente que Moisés elevou no deserto, mais tarde, veio a ser ilustração para a figura de Cristo (todo aquele que olhar para Ele, será salvo);

  • 1 Coríntios 2:9: A sabedoria de Deus trará à luz da existência coisas que Deus preparou aos que o amam, que os olhos ainda não viram, os ouvidos ainda não ouviram e não subiram ao coração dos homens. Provisão! Ex.: necessidades do meu filho (berço, guarda-roupas etc.);

  • 1 Coríntios 2:10-12: A sabedoria de Deus se revela essas coisas gradual e progressivamente aos seus filhos, por meio do relacionamento com o Espírito Santo. Essa sabedoria nos é dada gratuitamente por Deus;

  • 1 Coríntios 2:13: As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais: Exemplos:

  1. Quando os amigos de Daniel foram ameaçados de ser lançados na fornalha de fogo: eles não se curvaram diante da ameaça porque tinham coisas espirituais a serem comparadas: consideraram que deveriam honrar a Deus sabendo que ele tem poder para lhes livrar, mesmo considerando que Deus não quisesse fazer isso, não se deixaram levar pela ameaça; Daniel 3:16-18; Se eles fossem comparar as coisas espirituais com as materiais, talvez, eles tivessem se prostrado ali e “resolvido a questão do jeito mais fácil”;

  • O chefe da guarda, do rei de Israel, ao ouvir a palavra de Eliseu sobre a abundância de víveres que ocorreria no dia seguinte, não comparou a revelação com coisas espirituais e sim com coisas que ele enxergava naquele momento... o que o levou a duvidar daquela revelação, e, por isso, não usufruiu das bênçãos que dela adviria no dia seguinte. 2 Reis 7:1,2.

  • Quando os espias voltaram da terra prometida, dez deles tinham uma visão negativa do desafio que seria entrar com o povo naquele abençoado território, porém, Josué e Calebe, começaram a comparar as coisas espirituais com as espirituais: Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Números 13:30. As consequências vieram emNúmeros 14:21-24.

Aplicações práticas

  1. Se esforce para manter aqueles compromissos que você assumiu com Deus até as últimas forças. Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena. Provérbios 24:10.

  • Fique na dispensação para os momentos decisivos em que Deus revelará ações que já estão em andamento, mas que ainda não chegaram ao seu conhecimento. 1 Coríntios 2:7. Exemplo de Mardoqueu: quando tudo parecia perdido, Deus virou a história, mas, Ele já estava trabalhando nos bastidores.

  • Não observe os eventos do mundo com olhar meramente humano. Compare todas as coisas com olhar espiritual, e você alimentará uma confiança em Deus que te ajudará a descansar no meio das adversidades que ocorrem ao seu redor. Exemplo: Jesus dormia na popa do barco, em meio à tempestade. Marcos 4:37,38.

Considerações finais

Se é verdade que Deus usa a sua sabedoria para manifestar a sua glória por meio da nossa vida, então, podemos considerar que veio de Deus essa revelação à sua igreja. Quero profetizar isso para sua vida em 2022:

E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. 2 Coríntios 2:14,15;

Anotações da Bíblia Pentecostal: Paulo descreve os crentes como conduzidos por Deus num desfile, aqui no mundo, seguindo a Cristo, como triunfo e troféu da sua graça redentora. Por meio deste desfile triunfal, o conhecimento de Cristo e a vida redimida do crente, se manifestam o suave aroma diante de Deus e dos homens, para que, aqueles que quiserem também alcancem a mesma graça, podendo resultar em vida ou em morte.

No ano de 2022, Deus vai fazer um desfile notório para sua igreja no mundo perdido, mostrando a glória dEle na vida dos seus filhos, escolhidos, guardando-os, abençoando-os e os ajudando a superar desafios humanamente intransponíveis.

Amém! Oremos.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.