Home / Acontece / Textos e Reflexões

Vivendo os diferentes estágios da vida

Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou. Em Hebrom reinou sobre Judá sete anos e seis meses, e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá. 2 Samuel 5:4,5.

Introdução

Existem algumas formas de ver os estágios da nossa vida. Por exemplo: Na biologia, aprendemos que a vida é cíclica: nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer. Não está errado porque o enfoque é biológico.

Contudo, a bíblia traz sentido mais amploa para a vida. Ela diz que temos como propósito a glória de Deus (Isaías 43:7; Colossenses 1:16). E para viver esse propósito, passamos para estágios, que vai: Do momento em que Deus se revelou para nós ao momento em que Ele nos coloca em um lugar que planejou para nós;

O texto, que lemos, conta a história de um rapaz que era o filho caçula da sua família, cujo pai era humilde, morador de uma cidade simples e que, um dia, o profeta do Senhor visitou sua casa com uma mensagem de Deus: para os que ali estavam e, especialmente, para Davi, que foi ungido a rei de Israel.

Meditando na história de Davi, conseguimos detectar três estágios básicos da vida de uma pessoa:

1º Estágio: Antes da promessa de Deus

Davi cuidava das ovelhas de seu pai, sozinho, numa região árida, em condição anônima. Neste tempo, aprendeu a ter comunhão com Deus, a dar valor nas coisas básicas da vida de uma pessoa: ter responsabilidade com as coisas que estavam sob sua responsabilidade, voltar pra casa, obedecer a seu pai etc.

2º Estágio: Entre a promessa de Deus e o seu cumprimento

Davi embarca em novos desafios: usando da experiência da primeira parte da sua vida derrotou Golias, venceu batalhas, sofreu perseguição de Saul (não houve uma só cidade em que Davi não fosse perseguido: 1 Samuel 27:7); Se escondeu em Gate (cidade dos filisteus), ficou na caverna de Adulão (1 Samuel 22:2), andou pelos desertos de Zife e Parã, mas, estabeleceu amigos leais e alguns deles se destacavam pela sua valentia (37 valentes de Davi);

3º Estágio: Depois do cumprimento da promessa de Deus

Davi reinou inicialmente 7 anos e meio em Judá e, depois, 33 anos em Jerusalém. Davi não se precipitou em assumir o controle da nação inteira. Ele buscava ao Senhor e aceitou ser rei sobre uma única tribo (Judá) até que o Senhor lhe abrisse a porta para ser rei de todo Israel.

Vemos duas marcas na vida de Davi, depois que ele passou a viver a plenitude da promessa de Deus:

1ª Marca: E Davi consultou ao Senhor (2 Samuel 5:19): Um dos pontos fortes da vida de Davi era a sua convicção de que a ajuda e a direção de Deus era absolutamente essenciais para o sucesso das suas batalhas. Ele tinha a prática regular de consultar ao Senhor.

2ª Marca: E tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas. (2 Samuel 5:13). Foi o estágio mais difícil da vida de Davi, por quê? Porque ele precisou lidar consigo mesmo. Ali apareceram as suas qualidades e as falhas não tratadas no seu caráter.

Muitas pessoas lutam arduamente para chegar a um lugar sonhado, desejado. Mas, quando elas chegam lá, não sobreviveram a ele. Por quê? Porque elas não foram tratadas em algumas áreas críticas, que careciam de tratamento. Portanto, elas não estavam totalmente prontas.

Aplicações práticas

Tudo o que acontece na bíblia, tem um propósito de nos ensinar algo de valor pra vida. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. 1 Coríntios 10:11;

À luz disto, gostaria de trazer algumas aplicações práticas para nossas vidas:

1)    Deus ministra na nossa vida por estágios

Em cada estágio ocorreu muitos aprendizados (esforço por repetição) que ajudaram Davi a passar para o estágio seguinte e, sobretudo, sobreviver nele. A lição de cada estágio precisa ser firmada em nossa cabeça para ser aplicada na próxima fase.

Quando você não aprende uma lição indispensável no estágio que se encontra, você pode sofrer no seguinte ou, mesmo, não ir para o seguinte até aprender aquela lição no estágio atual. Não tenha pressa de ir para o estágio seguinte. Tenha interesse de aprender tudo o que você precisa neste estágio.

2)    Existe transição de um estágio para outro

Vemos que existe uma transição de estágios na vida de Davi. Ele foi ungido a rei e, não estando alistado para a guerra, foi lá para levar mantimentos para seus três irmãos mais velhos (alistados). Chegando lá, um deles disse o seguinte: Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? 1 Samuel 17:28.

No momento seguinte, Davi está dizendo para Saul que se dispõe a lutar com Golias e o derrota. Em primeiro lugar, não é você quem opera a transição de um estágio para o outro, e, em segundo lugar, a transição é um momento peculiar e conhecido de todos. Não é algo secreto ou discreto: É um marco na nossa vida.

3)    A história não acaba no cumprimento da promessa de Deus

A história, portanto, não acaba quando chegamos ao lugar que Deus nos colocou. Depois disto, Davi reinou 40 anos em Israel. Mas, uma parte de seu reinado foi tomado por dor em função de suas decisões à parte da vontade de Deus.

Quando foi chamado por Deus, Davi era uma pessoa segundo o Seu Próprio coração, mas, ao tomar decisões pecaminosas, ele estava desprezando a Deus e à Sua Palavra.

A ideia aqui é que a gente chegue aonde Deus quer que nós vamos, mas, preparados. Porque se a gente não permitir tratamento das coisas que podem nos destruir, nós não vamos ter sucesso lá na frente.

Existe caminho adiante, depois da promessa: mas, existe a forma ideal de percorrer este caminho que vai produzir a qualidade de vida que Deus espera de nós. Não adianta viver muito, e não viver plenamente com Deus.

Conselhos finais

Medite nesta Palavra, pensando no quanto você precisa se conhecer e se reconhecer, para consertar o que precisa e reforçar o que você tem de melhor. Assim, você vai viver o tempo certo de cada coisa e viver os melhores anos da sua vida com Deus.

E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite. E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. Joel 2:23-25.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.