Home / Acontece / Textos e Reflexões

Cercados por Deus

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Salmos 139:7-12;

Introdução

Deus é onipresente! Ele está em todos os lugares o tempo todo!

  1. Há certos lugares que Deus não deseja estar por causa das coisas que acontecem ali (o pecado e a impiedade afastam a presença benigna de Deus e atraem a sua reprovação e castigo, pela sua própria ausência); Gênesis 4:26.
  2. Há lugares que Deus pode estar, mas ainda não está, porque espera ser convidado. Então, Deus não usa de sua força para entrar, porque Ele espera ser lembrado; Ele se revela, mas, espera que o convidem para participar das coisas, da vida etc; "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo". Apocalipse 3:19,20;

A ideia é que ninguém pode impedir Deus de entrar onde Ele quiser.

Então, este Salmo que lemos é de alguém que convidou Deus para entrar.

  • Deus veio pra ficar: Não se trata de um convite de uma pessoa que veio passar algumas horas na sua vida. Não é como convidar a agente de saúde, do posto, pra entrar segurando uma prancheta, e fazer algumas perguntas de pé, ali na sala mesmo, e depois ir embora com um formulário preenchido; Ou mesmo convidar um amigo para comer macarrão no domingo;
  • Deus veio para ser reverenciado: Esse convite é como receber alguém de alta importância, você põe o seu melhor copo, o seu melhor prato (que pode não ser o melhor do mundo), mas, é o seu melhor e demonstra o apreço que você sente por essa Pessoa; Então, essa Pessoa não está ali pra examinar seu copo ou prato, mas, considerar a forma especial como você a tratou, a reverenciou e a respeitou;

Alguém que vive uma experiência com Deus reage como aqueles discípulos de Emaús que insistiram para aquele “peregrino” ficar e comer com eles e só o soltaram porque ele desapareceu. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. Lucas 24:28-31;

Quais são as bênçãos de convidar a Deus para ficar em minha vida!

1)     Somos justificados por Deus

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Salmos 139:1,2;

As outras pessoas podem criar uma ideia errada de um servo de Deus e fazer alguma interpretação equivocada dela, mas, Deus conhece o coração e sabe o que se passou em nosso pensamento; De longe Deus entende o nosso pensamento, Ele melhor que ninguém compreende o seu filho.

A ciência atual chama o homem de homo sapiens sapiens (o homem que sabe, que sabe), mas, mesmo sabendo algumas coisas sobre nós, ainda assim, há coisas que estão guardadas dentro de nós que são tão profundas que só Deus sonda e conhece.

Deus sabe de tudo, não pelo que vê por fora, mas, pelo que Ele vê por dentro. Quando você toma uma atitude, uma decisão, Ele conhece os reais motivos dela: Se foi motivada por um princípio louvável ou se teve alguma outra causa.

O crente que é cercado por Deus também usufrui da bênção de sua justificação. Esse Deus que sonda e conhece, Ele também traz as nossas motivações à luz. A bênção de ser conhecido no íntimo é que Deus nos justifica quando necessitamos.

2)     Somos desenvolvidos por Deus

Eu tenho um jardim no quintal e passei o cortador de grama para baixar um pouco a altura, mas, não choveu adequadamente e a grama está sofrendo um pouco. Eu comprei adubo, joguei água, arranquei as ervas daninhas com as minhas mãos. Eu saio pra fora e fico observando o jardim, eu gosto de ver ele crescer e florescer.

Deus é como um jardineiro e nós como seu jardim cercado. Não se trata de uma cerca visível, contudo, nem por isso, ela é menos eficaz em seu propósito.

3)     Somos possuídos por Deus

A pessoa que se entregou à Deus, que está dentro da sua cerca, não oferece resistência. Ela não controla nada do que pode vir a lhe acontecer. A gente sobre muito porque tem medo de confiar neste nível.

Crescemos aprendendo que não podemos confiar em ninguém, mas têm pessoas que são dignas de nossa confiança. A gente é ensinado a se proteger e se resguardar, e chegamos a um nível de treinamento extremo quando transferimos isso para todas as nossas relações e, por fim, para Deus.

Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Salmos 139:13.

Não há como nos encobrir de Deus. Deus entra no nosso quarto, no nosso banheiro. Se ele me conhece por dentro, que dirá por fora. Antigamente algumas pessoas pensavam que não poderiam dormir sem roupas porque não seriam arrebatadas (o máximo que vai acontecer é pegar um resfriado ou se acontecer uma emergência ter que sair correndo sem dar tempo de se vestir). Tem muita coisa implantada na nossa mente que Deus não disse.

Deus me possui! Me possui quando estou triste o feliz. Ele Não me possui só quando lavei o rosto e me arrumei pra sair de casa. Ele me possui nos dias frios também, quando eu peguei uma meia de cada cor, coloquei duas calças e me cobri com uma coberta bege, usando uma toca verde, com a camiseta da última campanha política. Então, pra quê resistir?

4)     Somos protegidos por Deus

Dentro da cerca, há proteção e cuidado. Jesus revela essa verdade comparando sua vida com a de um Pastor e a nossa como de Suas ovelhas. Somos reunidos dentro de um espaço reservado, para não sermos atacados e destruídos.

A cerca traz proteção contra as ameaças que ficam fora desta cerca. São muitos os perigos que cercam a nossa vida, por isso, Deus nos cerca com uma grande proteção invisível, como vemos na vida de Jó:

Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Jó 1:9,10;

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmos 34:7;

Deus cuida de nós porque tem seus Planos conosco!

Os pensamentos de Deus vão além dos nossos para nos abençoar!!

E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo. Salmos 139:17,18;

Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11;

Quero sugerir duas coisas pra você!

  1. Convide Deus para participar integralmente da sua vida! Você não pode mais tomar decisões e depois perguntar pra Deus o que Ele acha. Ele tem que ser Senhor da sua vida.
  2. Confie que Deus tem caminhos elevados para você! Têm muitos sofrimentos que antecipamos na nossa vida e que, muito provavelmente, não vão se concretizar. A gente sofre com ameaças dentro da nossa cabeça de crises familiares, econômicas e financeiras etc.

Quero orar com você!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.