Faço novas todas as coisas!

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Isaías 43:18,19;

Deus está no controle da história, do mundo, das nossas vidas. Está nEle a vontade e o poder para determinar todas as coisas;

Ele nos amou, e estabeleceu um plano para cada um de nós, assim como ele estabeleceu um plano para Israel;

Neste texto, vemos algo acontecendo. Deus está falando de FAZER NOVA TODAS AS COISAS. É uma renovação!

Por quê? Porque Israel estava se distanciando da vontade de Deus. Por isso, no capítulo 43, Deus vai falar algumas verdades:

• Eu criei
  • Eu resgatei
  • Eu fiz justiça

Realidade da nossa vida: Por causa da natureza humana corrompida, nós nos corrompemos, por isso, precisamos ser renovados

Quando os valores preciosos vão se perdendo em nossa vida, quando vamos nos distanciando da vontade de Deus, Ele intervém para nos trazer de volta.

Deus renova o que é dEle. Ele regenera! Ex.: Revelação Casa do Oleiro

• Deus tem suas medidas e limites até onde Ele permite que vamos;
  • Ele permite que passemos por percalços para que ele nos purifique;
  • Vemos na natureza esse processo de renovar a vida, na depuração biológica;
  • Vemos na natureza de Deus o método de renovar a vida: Batismo, Ressurreição;
  • Deus apaga as coisas passadas, e começa novas coisas.

Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. Miquéias 7:19

Isaías fala de três revelações sobre essa renovação

• Fazer enxergar com a Luz as coisas que não víamos antes: Agora sairá à luz; porventura não a percebeis?

A luz é algo que não vemos, porém, é através dela que vemos o que está à nossa volta. A primeira coisa que vemos aqui é que Deus traz luz e que nós percebemos que é um processo dEle;

A luz revela todas as partes que antes não podiam ser vistas. Traz tudo ao conhecimento. É libertadora. Deus nos faz enxergar, nos faz ver coisas que não víamos antes que já estavam ali, porém, sem que percebêssemos com a visão dEle. Quando vemos a verdade, somos libertos, somos renovados.

Essa renovação é percebida por nós! É percebida por aqueles que estão à nossa volta.

• Direção de Deus: Eis que porei um caminho no deserto

É muito ruim caminhar em locais que não tem um caminho previamente construído. A caminhada é mais demorada, cansativa e não dá uma boa direção de onde estamos indo.

Deus coloca um caminho para dar uma direção e facilitar a locomoção. Colocar um caminho no deserto é como dizer que esse caminho não será coberto pela areia fina e quente, será permanente, e o deserto é a escola de Deus. Porque se temos que aprender algo nesta escola, precisamos saber a direção que este caminho nos leva.

• Refrigério: E rios no ermo

Locais ermos são locais distantes. Fazemos longas jornadas nesta vida, e ter água é necessário para aguentarmos chegar aonde é preciso. A água é o refrigério que recebemos durante determinadas etapas da vida, necessárias para o alento nestas regiões distantes.

Aplicações práticas para renovação

1.  Paciência

Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:31;

Somente os que esperam são renovados. A espera exige paciência e essa paciência é a capacidade de tolerar dissabores e infelicidades sem reclamar e sem perder a calma! Espere!

Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12;

2.

A fé é a convicção de Deus trará à existência algum fato que ainda não vimos com nossos olhos. É a certeza de que existem realidades já concebidas no universo de Deus e que ele trará à realidade de nossa existência na terra.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Hebreus 11:1,2;

Considerações!

Deus está fazendo algo novo em nosso meio. Não importa se ainda não apareceu, nós vemos com os olhos da fé! Deus vai apagar as coisas antigas para fazer algo novo! Recebe o novo de Deus na sua vida, toma posse dessa palavra. Deus renova sua fé e sua esperança!

O tempo dEle nas nossas vidas é hoje. Glorifica a Deus por esse dia que Ele fez para você viver. O adore, porque Deus está muito acima de nós, das nossas lutas! Não deixe as dificuldades te abater, apenas diga que Ele é Deus para salvar, para curar, para libertar!