Home / Acontece / Textos e Reflexões

Eu sou a videira verdadeira

Texto bíblico: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. João 15:1-11;

Introdução

O Evangelho de João mostra com mais detalhes a pessoa de Jesus; Ele possui detalhes de momentos que outros evangelhos não mostram, como é o caso dessa metáfora que Jesus se compara a uma videira e aos seus discípulos os ramos (varas da videira);

Aqui, vemos a existência de dois tipos de vara:

  1. Infrutífera: Está ligada à videira, mas, já não tem mais vida em si para dar frutos; São pessoas que já não têm mais comunhão com Cristo porque não mantiveram uma vida de PERSEVERANÇA e AMOR à Cristo;

  • Frutífera: Tem vida em si, porque está ligada à videira e mantém a sua perseverança em dar frutos; Essa vara é limpa para que ainda dê mais frutos, ou seja, Deus remove tudo aquilo que impede o fluxo vital com Cristo;

  • Fruto: caráter cristão;
  • Fruto: qualidades que glorificam a Deus;
  • Fruto: vida de testemunho;

Para que uma pessoa ligada com Cristo dê fruto, são necessárias duas coisas:

1)    Perseverança

O crente precisa aceitar a sua responsabilidade (quanto à salvação) e permanecer em Cristo!

E aqui está a dificuldade: porque uma pessoa com propósito de perseverar lida com forças contrárias para o fazer desistir (leia Mateus 4);

Como perseverar?

  • Conservando a Palavra de Deus;
  • Cultivando a comunhão com Cristo e a Sua igreja;
  • Obedecendo e conservando uma vida limpa;

2)    Amor

O amor rege as relações com Deus e o próximo. É algo que pode esfriar se não for cultivado. Ter responsabilidades e corresponder à elas, é uma das características do amor, mas, não é o amor em si; Se tarefeiro não pode ser confundido com ter amor;

O amor é regido por uma decisão que envolve as virtudes que Paulo fala em Coríntios:

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7;

A igreja de Éfeso tinha deixado o primeiro amor. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Apocalipse 2:4;

Não adianta viver por viver, existir por existir, fazer por fazer. Eu preciso analisar dentro de mim os motivos que me estimulam; E aqui está a dificuldade: a pessoa vai entrando no automático e se esquece da causa pelo qual ela está envolvida com Cristo; Cuidado com o esfriamento;

A igreja de Éfeso encontrou o caminho nas palavras de Cristo: Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Apocalipse 2:5;

Aplicações práticas

  1. Cultive relacionamento com Cristo

Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. João 15:6;

É algo a ser mantido todos os dias, regado. Não é algo estático baseado numa decisão do passado. Não pode esfriar. Regue todo dia. Se fizer algo, faça pensando nEle, no que Ele representa pra você. Tenha perseverança e viva para que as pessoas percebam as qualidades do amor;

2. “Se vós... ” Viva unido com a igreja de Cristo

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. João 15:7;

O que essa afirmação quer dizer exatamente? Quer dizer que eu posso pedir qualquer coisa? Não, quer dizer que aquilo que eu pedir está em consonância com a vontade de Deus e será para a glória dEle; Para fazer o bem aos que estão ao meu redor;

Encontre motivos certos para pedir e você vai pedir a Deus aquilo que que Lhe agradará dar a você.

3. Receba alegria pelo motivo certo: Jesus

Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. João 15:11;

Somente a alegria que vem de Cristo pode nos completar. Essa alegria não é fruto de situações, mas, é fruto de ver o nome de Cristo sendo glorificado na vida das pessoas, nas situações da vida;

Portanto não é uma alegria baseada em circunstâncias, que dependam de algo acontecer; Essa alegria reside na pessoa de Cristo e completa a alegria dos salvos;

Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:21; Pelo quê você tem se alegrado ou deixado de se alegrar? Será que você não tem vivido uma alegria instável por causa de problemas etc.? Analise a fonte da sua alegria e peça para Jesus ser essa fonte. Quando você se alegra nas situações adversas, você supera o obstáculo para avançar.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:11,12;

Conclusão

Não basta entrar no caminho, é preciso permanecer no caminho, é preciso dar frutos na caminhada. Não basta ser enxertado na árvore, tem que manter-se alimentando da seiva e dar frutos.

Que Deus possa limpar sua vida de tudo o que Ele achar necessário para que você dê mais e mais frutos até a vinda dEle. Amém!!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.