Home / Acontece / Textos e Reflexões

Jesus: seu Bem mais precioso!

Texto: Marcos 10:17-31

Introdução

O título desse texto na minha bíblia é sobre “O jovem rico”. Era um jovem que se aproximou de Jesus para perguntar “Como faço para herdar a vida eterna?”. Talvez seja a pergunta mais importante que alguém deva fazer a Deus, visto que a nossa passagem pela vida é muito rápida e não sabemos quando vamos partir.

Essa pergunta é acessível à toda e qualquer pessoa, porque Jesus está aberto e receptivo àqueles que o buscam.

Quero abrir um parêntese aqui para falar sobre o porquê Jesus disse “Ninguém há bom senão um, que é Deus”. Trata-se de uma sábia resposta para não ser um lisonjeador daquele jovem. 

Então, vamos destacar aqui alguns pontos importantes dessa passagem bíblica.

1. Jesus o amou

Quando Jesus disse pra ele guardar os mandamentos e ele respondeu que os guardava desde a mocidade, Jesus o olhou e o amou. Veja que Jesus ama a pessoa que guarda os seus mandamentos. Jesus o amou tanto que disse para aquele jovem o seguir.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. João 14:23.

A forma de alguém mostrar que ama a Jesus é guardando os seus mandamentos. Se teve algo que Jesus mais combateu com os fariseus era que eles falavam de coisas que não praticavam. Impunham cargas às pessoas que eles mesmos não levantavam sequer com um dedo (Mateus 23).

2. Jesus mostrou algo que ainda faltava

O jovem ficou triste com a resposta de Jesus porque Jesus identificou que ainda lhe faltava uma coisa.

Vemos que Jesus nos ama a ponto de nos ajudar a sermos completos, e pra isso, ele mostra aquilo que nos falta. E se conseguirmos enxergar isso como um gesto de amor, não teremos maior dificuldade de aplicar o que Jesus disse. Esse jovem precisava ter fé para saber que Jesus estaria com ele toda a sua vida, para dar graça diante de suas necessidades.

Então, não basta apenas nos aproximar de Jesus, não basta apenas procurar saber de Jesus o que Ele pensa de nós para que possamos herdar a vida eterna... É necessário receber esse feedback e avançar no sentido de pôr em prática a resposta que Jesus nos diz sobre o que precisa ser feito.

O que falta é para ser completado e não deixado de lado.

3. Jesus mostrou o perigo de colocar o coração em coisas passageiras

Veja que Jesus disse que é difícil aos que têm riquezas entrar no Reino dos Céus, vendo que os discípulos estavam admirados, detalhou melhor a questão dizendo “quão dificilmente os que confiam nas riquezas entrarão no Reino dos Céus”.

Não é pecado estudar, se preparar profissionalmente, ter uma carreira, um negócio, um bem etc. Nada há de errado nessas coisas, se a gente as vê como meios pelos quais Deus nos abençoa para a glória dEle. Porém, se nós colocarmos o nosso coração nessas coisas, nós nos afastamos de Deus.

Jesus tinha falado de guardar os mandamentos referentes à amar ao próximo, porém, agora o que estava sendo tratado aqui era o mandamento relacionado a amar a Deus acima de todas as coisas. Será que nós somos capazes de continuar amando a Deus se nos faltar coisas? Se nos faltar saúde? Se perdermos algo ou alguém que gostávamos?

Jesus orientou o jovem a vender tudo quanto tinha. Não cabe dois senhores na vida de quem diz que ama a Deus. É tudo pra Deus.

4. Jesus disse que para Deus todas as coisas são possíveis

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.

Dizem que na cidade de Jerusalém se fechavam as portas a partir de um certo horário e que havia uma fenda na muralha chamada de “agulha” em que era possível passar um camelo agachado depois que os portões se fechavam.

Pra isso, tiravam toda a carga de cima do animal e o faziam rastejar-se no chão, porém, era muito sofrido para o animal porque sua anatomia corporal não facilitava esse processo... era muito difícil de fazer passar um camelo pelo buraco da agulha.

É possível que poucas pessoas tenham conseguido fazer passar um camelo por aquela estreita abertura, e os discípulos, quando ouviram essa analogia, duvidaram que alguém com riquezas poderia se salvar.

Um homem não se salvar sozinho, ele precisa de Deus. Deus tem todo o poder de conduzir alguém ao arrependimento e conversão. A salvação não é conquistada por obras próprias, mas por transformação realizada por Deus. Deus trata alguém e o salva.

Para Deus, nada é impossível.

5. Jesus disse que há recompensa para os que deixarem coisas para segui-lo?

É bem verdade que aqueles que seguem a Jesus deixam muitas coisas, e alguns deixam até mesmo tudo... pai e mãe, trabalho, sonhos etc. Essas pessoas recebem de Deus muitas bênçãos neste tempo e no vindouro, por meio daqueles que são sua nova família.

Porém, há aqui uma advertência final. No dia derradeiro muitos primeiros serão os últimos e muitos últimos serão os primeiros. Veja, no dia que Jesus estabelecer seu reino muitas pessoas que ocupavam as primeiras posições ocuparão as últimas e vice-versa.

Isso nos ajuda a refletir sobre a forma como nós agimos na nossa vida ministerial. A forma como tratamos as coisas de Deus, definirá ocupações de responsabilidade no seu Reino. Devemos receber essa notícia com alegria e tremor. Continuar vivendo com Deus e agindo segundo a Sua Palavra.

Considerações finais

Vendo essa palavra, eu percebo que nós não devemos andar ansiosos com as coisas desta vida. Elas passarão. Não devemos deixar a ansiedade tomar conta de nós ou as preocupações dessa vida, porque Deus deu e Deus sustenta quando tira; Coloca Paz no seu coração... Jesus disse “eis que eu vos dou a minha Paz, a minha Paz vos dou”.

As coisas do mundo perecem, as eternas não. Amar as coisas mais do que a Deus, nos impede de entrar no Reino dos Céus. Viver para Deus por interesse em coisas que Ele pode nos conceder é viver uma fé oportunista que tá disposta a nos aproximar ou afastar de Deus conforme aquilo que queremos.

O Deus que escolheu, também sustenta. Seja porque Ele dá o recurso ou tira, porque na verdade Deus é a fonte do recurso. Jacó cavava poços e saía água, não é porque ele tinha formação para saber aonde dava água, e sim porque ele tinha a bênção de Deus. Deus está cuidando de você!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.