Home / Acontece / Textos e Reflexões

Superando desafios com Deus

Texto: 1 Reis 18:17-46

Por que enfrentamos desafios?

1º Porque é necessário adquirirmos experiência com Deus; 2º Porque Deus quer que apareça a diferença entre pessoas que andam com Deus daquelas que não andam com Deus. A bíblia fala que os crentes são luz do mundo, sal da terra etc.

Também lembramos do texto de Malaquias 3:18 “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve”.

Elias foi um servo dedicado à Deus que, por sua diferença neste mundo, enfrentou muitos desafios. Guarde bem essa palavra: desafio!

O desafio é uma situação problemática, é uma dificuldade, um obstáculo a ser superado.

O desafio que estava diante de Elias era algo acima de sua capacidade, não dava para ele resolver com ajuda de outras pessoas, somente Deus poderia intervir. Ele tinha a parte dele, mas, fazer tudo aquilo acontecer, dependia de Deus.

Aquele desafio não era um desafio meramente humano. Dele dependia que muitas pessoas se arrependessem e se voltassem para Deus.

Está sendo desafiado em alguma situação da sua vida?

Talvez algo que você está passando não tem a ver só com você, mas, com a importância dessa situação para alcançar os corações daqueles que estão à sua volta.

Por isso, Deus estava com Elias! E Deus falava com Elias. E as decisões de Elias eram tomadas segundo o que ele ouvia de Deus.

Essa presença de Deus na vida de Elias trouxe valores que muitos de nós precisamos (não só para um desafio pontual, mas para toda a nossa vida), e, eu quero ministrar algumas coisas na sua vida nesta noite!

1)    Deus nos dá direção e provisão

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito. João 3:8.

  1. No capítulo anterior, Deus mandou Elias se esconder no ribeiro de Querite, ali ele ordenou aos corvos que sustentassem Elias.

Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. 1 Reis 17:2-4

  • No capítulo anterior, Deus também mandou Elias sair do ribeiro (que secou-se) e ir para Serepta, um vilarejo de Sidom... lá também abençoou uma viúva para sustentar o profeta.

Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. 1 Reis 17:9.

  • Deus dá a direção de onde ir...
  • Deus dá a provisão quando vamos...

Aplicação: não seja resistente para ir aonde é necessário, aonde Deus quer te levar... ali, ele vai te sustentar.

2)    Deus guarda os seus servos com intuito de nos ajudar e de lhes ajudarmos

E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem. 1 Reis 19:14.

Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. 1 Reis 19:18;

Israel era o pior lugar para se estar naquele momento e Deus fez ficar sete mil pessoas fieis a Ele, bem ali.

Deus nos faz ficar em lugares, e em momentos, que podem não ser os melhores para nós. Deus faz ficar outras pessoas com os mesmos ideais que os nossos nestes lugares.

Uma dessas pessoas era Obadias, o mordomo de Acabe, que era crente e tinha salvado a cem profetas em meio àquele caos.

Você não está só. Deus vai levantar pessoas para estarem unidas com você no meio dos desafios que se apresentam.

3)    Deus nos capacita para agir diante de muitas pessoas

Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim. Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem da mesa de Jezabel. 1 Reis 18:18,19.

Elias estava conversando com rei Acabe, teria que conversar com os profetas de Baal e também com o povo. Mas, Deus estava com Elias, por isso ele era a maioria.

Diante de muitas pessoas, seremos capacitados a restaurar o altar. A apregoar contra a idolatria, a chamar as pessoas ao arrependimento, a fazer a diferença.

Quando precisar agir em meio a muitas pessoas, levante um clamor pessoal e peça para Deus responder à sua oração para que o nome dEle seja conhecido.

Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra. 1 Reis 18:24.

Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. 1 Reis 18:36,37.

Considerações finais

Não espere ficar escondido na sua caminhada cristã. Deus te colocará em locais com desafios a serem superados para que o propósito dEle seja cumprido. Quando estiver passando por desafios, glorifique a Deus que o escolheu para essa tarefa, pois, ele quer que você suba degraus espirituais;

Guarde com paciência cada tempo de aflição, pois, eles passarão e virão tempos de paz e bonança para sua vida.

Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12.

Não omita a sua identidade, deixe as pessoas notarem que você é diferente, você é crente, é um servo, uma serva de Deus.

Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32.

Deus abençoe a igreja!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.