Home / Acontece / Textos e Reflexões

A morte não é o fim

Marcos 16.1-8

Esta passagem bíblica narra a ressurreição de Cristo, o nosso cordeiro. E é por esse acontecimento que comemoramos a Páscoa cristã, como símbolo da ressurreição.

Em Êxodo 12 bem sabemos que a páscoa foi uma festa instituída por Deus ao povo de Israel para simbolizar a libertação e celebrar o grande livramento que eles tinham vivido no Egito. Essa festa então passa a significar a passagem dos filhos de Israel que sai do Egito e caminha rumo a Terra Prometida;

Por esta razão, a ressurreição de Cristo passa a ser um dos pilares do evangelho. E nesse contexto de morte e ressurreição, encontramos os primeiros atos capazes de comprovar que Cristo está vivo – o cerne da pregação se dá no fato de: Porque Ele vive, temos um amanhã garantido!

Pois bem.

A história que lemos, traz alguns fatos que merecem ser observados e quero destacar esse evento e extrair dele aplicações práticas para nossa vida e caminhada cristã:

  1. É fato que Cristo estava morto. Todo o contexto daquele lugar até o túmulo, era de morte e desesperança – As mulheres, que tinham a função de cuidar  dos corpos estão caminhando para o túmulo de Jesus, mas observem que a conversas delas as conduziam apenas a morte; a forma como elas caminham e dialogam, confirmam o que elas estavam experimentando em sua alma – dor e tristeza – vejam a conversa: o túmulo vai estar fechado; o que vamos fazer para revolver a pedra? como vamos entrar e perfumar o corpo?
  2. O segundo fato é que, ao chegar no túmulo o cenário era outro – a pedra, aquela que estava no caminho causando inquietação, agora já não tem mais – o desafio era outro. Se lermos a mesma história na perspectiva de Lucas (24) o evangelista irá dizer que as mulheres ficaram perplexas;

Obs. primeiro, vem no caminho planejando o que fazer, minutos depois muda tudo... não tem mais pedra e nem corpo... Observem que a mente quando não está firmado no Cristo, tudo o que pensamos é em morte, no fim...

  • Aparece um anjo, e diz saber o que estamos procurando – um anjo que sabe quais eram os planos, olha pergunta: Vocês procuram por Jesus, né? E não só isso, ele ainda diz: Não está aqui, já ressuscitou. Essa parte da história, Lucas traz uma informação ainda mais curiosa: Lembra o que Ele disse que era necessário morrer, mas que ao 3º dia iria ressuscitar...então... é o mesmo que dizer: é hoje o terceiro dia... Lucas vai dizer que elas lembraram imediatamente de tudo.
  • E por fim, o anjo diz: vai e dizei aos discípulos que Ele está vivo... e aqui chego no tema da pregação – a morte não é o fim

 

E que implicações a ressurreição de Cristo trouxe à nossa vida? Como a morte de Cristo impacta nossas vidas ainda atualmente?

  1. A morte nos trouxe redenção; o seu sangue aspergido na cruz nos dá a garantia de que somos salvos; a porta da salvação foi aberta e fomos resgatados das trevas e fomos para a maravilhosa luz;
  2. Era necessário Ele morrer, e como cordeiro, foi levado ao matadouro, porém sua morte nos trouxe vida; estávamos mortos em nossos pecados, destinados a perdição eterna, mas porque Ele se entregou naquela via dolorosa, hoje somos livres; Cristo morreu sim, mas ao 3º dia ressuscitou, e porque Vive, temos esperança no amanhã;
  3. Suas palavras são verdadeiras, Ele cumpriu as profecias que dizia que da semente da mulher viria um que pisaria na cabeça da serpente e a esmagaria, e se hoje temos paz e alegria, é porque Cristo derrotou a satanás, venceu a morte e nos deu a salvação;

Aplicações Práticas:

  • A morte não é o fim para quem tem a mente posta em Cristo; a morte para os salvos é a continuidade de uma vida com Cristo na eternidade;
  • Quando pensamos que a história acabou, Cristo, continua escrevendo em nosso diário, dando novos capítulos a nossa caminhada;
  • As adversidades por vezes, nos fará esquecer as promessas, mas Deus jamais esquece o que prometeu, se Ele disse que vai fazer, pode confiar, Ele é fiel!
  • Não tenhas medo, não se desespere, Deus ainda tem uma história com você; vai pois e dizes aos discípulos que Ele está vivo;
  • Traga essa notícia e acenda a chama do seu coração na certeza que Ele está vivo, e vai além, diga a outros que Cristo vive, leve forças aos cansados, renove o coração daqueles que estão desanimados, levante aos caídos, leve salvação ao que estão perdidos; anuncie por toda parte, Cristo está vivo!!!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.