Home / Acontece / Textos e Reflexões

Tesouro no céu

Textos bíblicos

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Mateus 6:19-21;

E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. 2 Reis 4:1,2;

Introdução

Quero falar um pouco sobre fazer depósito no céu. Geralmente, a gente pensa que juntar tesouros no céu, refere-se a uma ação que vai nos gerar bens que poderemos usufruir apenas no céu. Refletindo um pouco sobre isso, à luz de outros textos bíblicos, não ignoro que (embora, um dia, venhamos usufruir desses tesouros, lá no céu) podemos usufruir deles aqui na terra.

Por isso, estive refletindo sobre a história dessa mulher, no livro de Reis.

  • Ela era uma “mulher” dos (dentre) os filhos dos profetas;
  • Ela perdeu o marido, não tinha dinheiro, e iria perder os filhos;
  • Ela tem consciência de uma coisa: que ela tem um depósito no céu;

Não são todas as pessoas que têm depósito no céu! Somente pessoas privilegiadas possuem esse tesouro. E, na hora certa, esses tesouros são muito preciosos. Eles ficam lá guardados, talvez, esquecidos por um tempo, mas, na hora que precisa, as pessoas que os têm, podem recorrer a eles.

Veja como essa mulher sabe bem disso, ela acessa os seus tesouros:

Clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR.

O marido dela morreu, mas, enquanto estava vivo, ele depositava valores no céu: era servo e temia ao Senhor. Essas qualidades podem ter passado desapercebidas, aos olhos de muitos e até dele mesmo, mas, era algo precioso (que tinha valor) e que estava lá, guardado (disponível pra ser usado, não só por ele, mas, pela sua família).

Ao ouvir o argumento daquela mulher, Eliseu, imediatamente (saque imediato) perguntar àquela mulher (uma pergunta que muitos de nós, gostaríamos de ouvir de alguém que pode nos ajudar): Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa.

Aquela mulher tinha depósito espiritual! Ninguém saca aonde não depositou.

Como é que funciona isso? Como a gente consegue juntar esse depósito? E como a gente usa isso? Vamos recorrer a uma história que vai contribuir pra esse entendimento.

Como alguém faz depósito no céu? Como alguém o usa?

Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. E livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade, e defenderei esta cidade. Isaías 38:1-6.

Aqui, neste texto, vamos ver as condições do rei Ezequias.

1)     Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal

Ele entrou numa situação extrema, era vida ou morte. E o profeta Isaías lhe procurou com uma mensagem, dizendo para ele pôr em ordem a sua casa, pois iria morrer daquela enfermidade.

2)     Ezequias orou e chorou

Ele faz um resumo de como viveu a sua vida até aquele momento, e fez um pedido para Deus lembrar-se dele, ele chorou;

3)     Resposta verbal de Deus

Deus ouviu a oração de Ezequias, atentou-se às suas lágrimas, e enviou novamente o profeta para responder àquela oração.

4)     Providência palpável

A resposta de Deus, veio com a providência. Uma ação, em resposta cirúrgica àquela necessidade apresentada.

5)     Propósito futuro

Ao acrescentar a Ezequias, mais anos de vida, Deus também lhe deu um propósito para isso. Por meio dele, Deus livraria aquela cidade de uma opressão estrangeira.

Aplicações práticas

Vamos, agora, à luz dessa Palavra, observar três coisas que devemos observar na nossa vida cristã terrena:

a)      Histórico de vida

Qual é o seu histórico de vida? Como você têm reagido, à luz da Palavra de Deus, à vida cotidiana? Você tem internalizado a Palavra de Deus na sua vida? E praticado ela como hábito, e não em situações sazonais? Você é um servo de Deus em período integral, ou alguém que se veste de servo de Deus em dias de ir pra igreja?

O marido morto daquela mulher, tinha histórico de vida digno de ser citado e testemunhado diante do profeta: e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR;

Ezequias tinha histórico de vida: lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos;

Construa uma história na sua vida!!

b)     Apresentar-se adequadamente

Aquela mulher clamou ao profeta. Clamor é muito mais que um simples pedido, é um apelo que demonstra dependência. Assim, como o rei Ezequias, orou e chorou. Eu preciso ter o histórico de vida, mas, preciso saber apresentá-lo adequadamente à Deus. É fazer com modéstia e humildade.  

Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe. Salmos 138:6;

c)      Propósito em continuar a viver os planos de Deus

Os pedidos direcionados a Deus tinham um propósito legítimo. Salvar vidas. Mas, Deus revelou que além da vida recebida, havia um propósito dEle para continuar aquela pessoa viver e realizar coisas para a Glória de Deus.

  • Aquela mulher viveria do resto do azeite com seus filhos;
  • Ezequias salvaria aquela cidade da opressão estrangeira;
  • Outros: Ana teria um filho para ser um profeta;

Considerações finais

Você pode não ter o dinheiro que você gostaria, não ter os amigos que você gostaria, não ter o emprego que você gostaria, mas, você pode ter uma coisa que poucos têm: um depósito no céu. Quem tem esse depósito, tem recursos inestimáveis para sacar nesta vida, na hora da necessidade e, também, na vida no céu.

Ajunte tesouros no céu.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.