Home / Acontece / Textos e Reflexões

Jesus é...

E depois disto Jesus andava pela Galiléia, e já não queria andar pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo. E estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos. Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. João 7:1-5;

Mas, quando seus irmãos já tinham subido à festa, então subiu ele também, não manifestamente, mas como em oculto. João 7:10;

Introdução

  • Se aproximava a festa dos judeus, em que acontecia uma peregrinação em Jerusalém;
  • Os irmãos de Jesus falam para que Ele vá até Jerusalém para ser conhecido;
  • Jesus não vai, num primeiro momento, mas, depois, Ele vai em oculto;
  • Chegando em Jerusalém, muitos judeus perguntavam de Jesus e tiravam suas conclusões;

E havia grande murmuração entre a multidão a respeito dele. Diziam alguns: Ele é bom. E outros diziam: Não, antes engana o povo. João 7:12;

Por que Jesus foi à festa depois?

Mas, no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava. João 7:14;

Porque era seu propósito ensinar no Templo e não ser famoso;

O quê Jesus ensinava?

Ele ensinava sobre quem Ele era. E você saberia definir quem é Jesus?

1)  Ele é a água da vida

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. João 7:37,38;

A água lava, limpa, mata a sede, refresca. Há águas sujas e limpas. A única água limpa é Jesus, a água suja vem do mundo. A água suja mata, contamina, cheira mal;

2)  Ele é a luz do mundo

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12;

O mundo vive em trevas, aonde há perigo por todas as partes, porque ele está contaminado pelo pecado. Precisamos enxergar aonde podemos pisar, e a luz trás visão, tira as trevas e nos ajuda a ver aonde podemos pisar. Jesus é a luz, dá o contraste com as trevas, para podermos discernir os lugares e perigos.

3)  Ele é a porta das ovelhas

Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. João 10:7;

As ovelhas não enxergam muito bem, elas não têm noção dos perigos, não podem se defender, são presas fáceis. Por isso, precisam achar a porta de entrada do aprisco, aonde estão protegidas. Existem portas que não são do aprisco, são portas que levam a outros espaços, que aparentam não ter perigo, mas, que enredam e matam;

4)  Ele é o bom pastor

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11;

Existe, em contraste ao pastor, o mercenário, que é aquele que não têm cuidado das ovelhas, só enxerga o lucro, só vê nas ovelhas a oportunidade de obter seus resultados, mas, o pastor procura cuidar das suas ovelhas, Jesus dá a vida por elas.

O que Jesus é para nós?

  1. Necessidades da alma: Ele mata a sede da nossa alma: por ser água pura e limpa, lava a nossa alma do pecado e da escravidão, e nos liberta;

  • Necessidades de escolher: Ele é a luz das nossas decisões e escolhas: não andamos por vistas, aonde o homem julga e faz o que seu coração deseja (visto que o coração do homem é enganoso); Nossas decisões são assertivas à luz do quê a Bíblia orienta, porque Jesus é a Palavra da Verdade;

  • Necessidade de entrar: Ele é o único caminho pelo qual devemos seguir para chegar em segurança ao aprisco que usufrui de verdadeira segurança; A alma do cristão está segura, porque ela é conduzida por uma porta chamada Jesus;

  • Necessidade de ser cuidado: cuida das necessidades genuínas de seu rebanho, protege, supre e dá guarida; Se uma ovelha se perde ou se machuca, Ele a procura, traz de volta e a cura; Ele leva a pastor verdejantes e águas tranquilas; Jesus é o bom pastor;

Fique com Jesus!!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.