Home / Acontece / Textos e Reflexões

Esteja preparado para a vinda do Senhor

E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. Êxodo 12:7-11;

Introdução

O livro de Êxodo é o livro dá continuidade à história do Povo de Israel após a morte de José (filho de Jacó);

Ele demonstra como Deus ouviu a oração e atentou para a aflição do seu povo, naquela nação estrangeira, e lembrou-se de sua promessa;

Mostra o quanto Deus teve o cuidado de formar uma pessoa, dentre o povo, para liderar a saída do Egito, e o quanto esse processo não seria fácil;

  • Pelo próprio povo, que já tinha sofrido tanto e não crer que sairiam dali;

  • Pelos egípcios, que gozavam de certa comodidade com trabalho escravo;

Então, foi um grande desafio para Moisés, visto que Deus o havia escolhido.

Páscoa

O texto que nós lemos refere-se à Páscoa, àquela altura, algumas etapas já haviam sido superadas;

  1. Primeiramente o Senhor já havia aparecido à Moisés, na sarça ardente e revelado seu plano, bem como lhe concedido poderes;

  • Já tinha se encontrado com Arão e o povo, no Egito e levado a mensagem de Deus;

  • Já tinha falado com Faraó, que se recusou a dar-lhe ouvidos e aumentou a carga de trabalho do povo;

  • Já tinham ocorrido nove das dez pragas no Egito, na qual Deus humilhou os deuses do Egito, e glorificou o Seu Nome;

Aquele momento era uma expectação, um grande feito de Deus estava para acontecer (a décima praga) e Deus os manda celebrar uma festa, a Páscoa;

A Páscoa significa “passagem” e foi uma festa instituída ali para simbolizar o grande dia que o Senhor os livrou de uma nação opressora, para irem à uma terra abençoada;

No meio de grande aflição, naquela nação, Deus havia dito para os hebreus celebrarem uma festa diferente:

  1. Mataram um cordeiro sem mácula;
  2. Passaram sangue nos umbrais das portas aonde comiam o cordeiro;
  3. Não saíram pra fora da casa, para não serem mortos;
  4. Comeram as carnes desse cordeiro imolado e queimaram o que sobrou;
  5. Deviam ao fim, estarem vestidos e preparados para uma rápida saída;

O quanto dessa história toda não se parece com a nossa condição, nestes tempos? Deus está alertando Sua Igreja para estar pronta!

O juízo de Deus sobre a humanidade ímpia virá

Faraó era considerado um Deus supremo no Egito, ele era adorado por todos os súditos do reino; O Egito tinha diversos deuses cujos sacerdotes operavam sinais, até certo ponto, parecidos com os que Moisés fazia, o quê endureceu ainda mais o coração de Faraó;

Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir. Êxodo 3:19,20;

Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel. Êxodo 5:2;

Assim foram Moisés e Arão a Faraó, e disseram-lhe: Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? Deixa ir o meu povo para que me sirva; Êxodo 10:3;

Toda essa condição foi levando a história a um pico extremo de justiça divina, pois os sinais já enviados anteriormente não haviam surtido efeito no coração daquela dinastia e da sua nação;

Deus não chegou lá executando juízos, Ele foi enviando sinais, que foram conscientemente ignorados ao ponto de virar uma ação extrema da parte de Deus.

Aplicações práticas

1)     Não deixe a angústia de espírito desviar a sua atenção

Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão. Êxodo 6:9;

O povo de Israel não conseguia ouvir a voz de Moisés, por causa do sofrimento extremado a que foram submetidos, muitos deles desanimaram, e ignoravam a Moisés e a Arão;

Focar nos fatos, nas notícias, nos tira o nosso olhar das grandes Obras que Deus têm feito na terra.

2)     Não se assuste com as coisas que estão acontecendo na terra 

Estamos assistindo aos sinais dos últimos dias, de forma bem acelerada, assim, como aquele povo, que, por 400 anos, viveu no Egito sem nenhuma novidade, de repente tudo se transformou;

Nós também vínhamos caminhando dentro de uma condição navegável e de repente, tudo mudou; Deus está no controle da situação, fazendo uma obra no meio desta terra;

Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!
Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
Salmos 46:8-10.

3)     Esteja pronto para sair dessa terra subitamente

O povo de Israel deveria comer a carne do cordeiro, para caminhar, e ter sangue no umbral da porta para não ser ferido de morte. O sangue do cordeiro liberta, a carne alimenta.

Aquele povo deveria estar vestido, calçado e com seu cajado na mão. Porque sairiam dali subitamente.

Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. Êxodo 12:11;

Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:15-17;

A igreja deve estar em comunhão com o Corpo de Cristo, por meio da Ceia e por meio da unidade, manifestada em amor ao próximo.

E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:24,25;

Conclusão

No lugar de angústia, coloque uma esperança em seu coração, veja que Jesus está cumprindo a Sua Palavra e você é participante desse plano de redenção;

Muitos não vão experimentar isso, por não terem dado ouvidos à voz do Espírito Santo, que falou no meio da igreja, dos seus profetas, da Palavra, e ficarão nesta terra, para sofrer os mais duros juízos de Deus;

É tempo de celebrar uma festa, não uma festa como conhecemos na sociedade civil, mas, uma festa espiritual, daqueles que aguardam a vinda súbita do Mestre.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.