Home / Acontece / Textos e Reflexões

A fé perfeita em Deus

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.) Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.) Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu  sou Deus; serei  exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.  O Senhor  dos  Exércitos  está  conosco;  o  Deus  de  Jacó  é  o  nosso  refúgio.  (Selá.) Salmos 46:1-11.

Introdução

Este Salmo evidencia a fé e confiança em Deus em ocasiões de instabilidade e insegurança. Vendo o deste Salmo percebemos que ele está no grupo dos cânticos de Sião, que eram cantados durante a subida dos judeus à Jerusalém (nas três festas anuais);

•  Havia uma consciência real de separar um  tempo  para  adorar  ao Senhor,  para  prestar-lhe  culto.  E  isso  começava  já  no  trajeto  para Jerusalém;

•  Também devemos lembrar que havia uma subida na etapa final desse caminho,  e  que  era  pedregoso,  que  exigia  mais  persistência  para concluí-lo;

Posso fazer duas perguntas?

1.  Você prioriza um tempo da sua vida (do seu dia, da sua semana etc.)

para cultuar a Deus?

2.  Quais são as condições que você tem enfrentado?

Porque    a   confiança    em    Deus    é    desenvolvida    por    meio    de    um relacionamento com Ele, quanto mais nos aproximamos dEle, mais temos a nossa alma confiante em suas ações;

Três condições sobre Deus

Neste aspecto, podemos perceber três condições sobre Deus, que reforçam qualidades que elevam a nossa confiança nEle: Deus é. Deus está. Deus faz.

1.  Deus  é  o  nosso  refúgio  (abrigo)  e  fortaleza  (lugar  seguro), socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda  que  a  terra  se  mude,  e  ainda  que  os  montes  se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e  se  perturbem,  ainda  que  os  montes  se  abalem  pela  sua braveza. (Selá.) Salmos 46:1-3;

2.  Há  um  rio  cujas  correntes  alegram  a  cidade  de  Deus,  o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos Exércitos está conosco;  o  Deus  de Jacó é o  nosso refúgio. (Selá.)  Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!  Salmos 46:4-8;

3.  Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que  eu  sou  Deus;  serei  exaltado  entre  os  gentios;  serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.) Salmos 46:9-11;

Aplicações práticas

1.  Deus é abrigo, fortaleza e socorro. Eu não consigo me esconder em lugares terrenos seguros dentro  dessas piores circunstâncias ou de outras semelhantes: as terras se mudem, os montes se transportem para o meio dos mares, as águas rujam e os montes se abalem... Eu tenho essa segurança dentro de mim, e não fora.

2.  Deus está no meio da sua cidade (seu Santuário): Ele ajudará a sua cidade e ela não será abalada; E está conosco e por isso nos refugia nEle (O restante, aonde Deus não está, enfrenta um contraste do

tipo “os reinos se moveram, a terra se derreteu e está desolada”; Aonde Deus está constatamos a alegria, a ajuda e o refúgio. Eu preciso estar aonde Deus está; Tem lugares e atividades aonde Deus não está; E eu preciso identificar esses lugares e evitá-los;

3.  Deus faz... cessar a guerra até ao fim da terra. A guerra ainda não cessou; Ele tem poder para cessar a guerra, seja qual for sua amplitude (até ao fim da terra); E diz para que nos aquietemos, porque Ele será exaltado entre os gentios, sobre toda a terra; Vemos que a guerra que se estabeleceu aí, é algo que levará corações que estão distantes de Deus (os gentios) a voltar-se para

Ele; Está havendo um processo de despertamento de muitos, então, aquietai-vos.

Quero orar

1.  Para que não percamos a nossa paz interior, não saiamos do nosso refúgio, que é Deus; Haja o que houver;

2.  Para que usemos esse tempo, para estar em lugares aonde Deus está; Não precisa ser lugares físicos, mas, espirituais;

3.  Para que Ele venha ser exaltado no coração de muitos que estavam distantes, e alcancem também a sua misericórdia;

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.