Home / Acontece / Textos e Reflexões

Parábola do Semeador, Solos frutíferos e infrutíferos

Texto: Mateus 13:1-23

Resumo: A ação do Reino por meio da semente lançada no solo fértil

Introdução

•   As parábolas de Jesus vão sendo apresentadas dentro da normalidade da vida: nas caravanas, nos diálogos, nas festas, pescarias, caminhadas etc.;

•  As histórias não vêm do conteúdo religioso, mas dos afazeres e atividades cotidianas das pessoas.

•   Possui linguagens e elementos que Jesus escolheu acima de todos os outros, para que todos entendam, exigindo uma decisão antes que seja tarde demais;

• Seus ensinos perpassam todas as gerações, e o tempo contribui para que o brilho e verdade se tornem mais visíveis;

•  A Galileia, onde Jesus contou essa parábola, tinha um solo muito fértil;

•  A importância dessa parábola é vista em Marcos 4:13. “E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas?”. Ela é fundamental para o entendimento das outras;

•    Por isso, é uma dentre as três únicas registradas em mais do que dois evangelhos e também uma das únicas que Jesus explicou especificamente;

Elementos da Parábola

1.  A Semente

•   A semente é a Palavra de Deus. Ela gera, salva, regenera, liberta, produz fé, santifica, direciona, santifica e nos atrai a Deus;

•   Cada conversão (é diferente de decisão) é resultado do assentamento do evangelho dentro de um coração puro;

•   Pouco sabemos sobre os homens que espalharam o Evangelho no primeiro século, porém muito nos foi dito sobre a mensagem que disseminaram.

•   Temos que falar da Palavra, não há substitutos permitidos. É um erro pensar que haveria uma colheita maior se alguma outra coisa fosse plantada.

•   Nosso Pai Celestial nos disse qual semente plantar: A Palavra de Deus. Não é nosso trabalho analisar o solo e decidir plantar outra coisa esperando receber melhor resultado.

•   Uma safra sempre depende da semente e não do tipo da pessoa que a plantou.

2.  O Semeador

•   Seu trabalho é colocar a semente no solo, se ela ficar no celeiro, nunca produzirá a safra, por isso, seu trabalho é importante;

•   Nada nos é dito sobre sua aparência, sua capacidade, sua personalidade ou suas realizações. Ele simplesmente põe a semente em contato com o solo;

•   A identidade pessoal do semeador não tem importância. “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. 1 Coríntios 3:6,7.

3. Os Solos

•   A mesma semente foi plantada em tipos de solo cujos resultados foram muito diferentes;

•    A mesma Palavra de Deus pode ser plantada em nossos dias, mas os resultados serão determinados pelo coração daquele que ouve;

•    O solo faz toda a diferença, porque tanto o semeador quanto à semente são os mesmos, é o solo que muda;

1º TIPO DE SOLO – BEIRA DE ESTRADA

•    Os solos de beira de estrada são duros e impermeáveis, devido ao trânsito de pessoas e veículos, formam uma trilha;

•   A semente caiu nesse solo petrificado e não conseguiu germinar. Ao não conseguir penetrar no solo ficaram expostas para que as aves as comessem;

Explicação:

Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. Mateus 13:19;

•  Alguém que não entende a Palavra ou tem compreensão errada da Palavra, vem o maligno e arrebata o que foi semeado. Texto fora de contexto sugere que Deus disse, quando Ele não disse;

•   Me faz lembrar das vezes que o diabo agiu para distorcer a compreensão da Palavra (Gênesis 3:1-5 e Mateus 4:4-10); é onde a pessoa se frustra porque Deus sempre zela pelo cumprimento da Sua Palavra e não pela compreensão distorcida dela.

•   O quê realmente Deus quer falar com você? Faz essa pergunta pra Ele;

2º TIPO DE SOLO – SOLO PEDREGOSO

•   É um terreno com uma fina camada de terra, mas pedregoso em seu interior;

•   A semente nasceu rapidamente, mas não conseguiu aprofundar raízes, não alcançou contato com a água em quantidade suficiente e foi queimada pelo sol;

Explicação:

O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; Mateus 13:20,21;

•   Se refere à pessoa que não suporta a angústia e a perseguição por causa da Palavra;

•   Me fez lembrar de Neemias, quando toma conhecimento das condições da cidade de Jerusalém, e ele ora pra que Deus perdoe o povo e ele deseja ir a Jerusalém, reedificar os muros da cidade. Quando ele chega no território, Sambalate e Tobias se opõem a Neemias (Neemias 2:7-10);

•  Uma fé que possa ser destruída pelo sofrimento não é fé. Peça fé para Deus (Lucas 17:5);

3º TIPO DE SOLO – SOLO ESPINHOSO

•  É um tipo de solo onde, juntamente com a semente, cresceram também plantas espinhosas;

Explicação:

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; Mateus 13:22

•  Os espinhos são os cuidados da vida que sufocam a semente da Palavra de Deus; Se refere àqueles que receberam a Palavra, receberam o chamado, mas sempre alegam que há algo que ainda precisam resolver antes de viver uma vida para Deus;

•   Me fez lembrar daquela parábola que Jesus contou em Lucas 14:17-20:

“E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir”;

4º TIPO DE SOLO – SOLO FÉRTIL

•  Finalmente, a parábola fala da semente que caiu em boa terra.

Explicação:

Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Mateus 13:23;

•  Felizes são aqueles que ouvem a Palavra, aceitam e a compreendem; Elementos da conversão genuína: Ouvir, entender, receber, reter e dar frutos;

•   Assim como havia três solos infrutíferos, o solo frutífero produz de três maneiras:

•   Trinta por um: nível menor de frutificação;

•   Sessenta por um: nível intermediário de frutificação;

•   Cem por um: nível mais alto de frutificação (é um resultado esporádico na agricultura natural).

Reflexões práticas

  1. Desde a queda de Adão o mundo só piora; A crise como esta que estamos vivendo não é a primeira e nem será a última; E é interessante que as pessoas estão falando bastante de tirar lições disso tudo, então, a pergunta é: Que lições (ou aprendizados) vamos tirar disso tudo? Têm pessoas sugerindo ser “mais família”, “ser mais humano”... tudo isso é bom (não pode faltar), mas, ainda não é o mais importante (porque é temporal).

  • A prioridade é ser um solo fértil; Um tipo de solo que recebe a semente (ouve a palavra, recebe e a compreende) e dá frutos; Então, faço a pergunta: será que essa crise não é como um tipo de arado? Um aparelho que usado para revolver e descompactar a terra, para que a semente caia no solo, germine, e produza frutos?

  • E aí, a gente fica orando pedindo apenas misericórdia (não que não devamos, mas não é só isso), quando poderíamos pedir também “Faça a Sua vontade”; Lembrei-me de Jesus, agora, quando ele está diante de Judas e ele diz assim: O que fazes, faze-o depressa; (João 13:27); Jesus não quer fugir de sua responsabilidade, ele quer que ela venha rápido; Será que a gente não deveria pensar assim? Entender a vontade de Deus e desejar que ela passe logo? Talvez, adiantando a nossa parte (que é consertando a nossa vida com Deus) e, assim, essa crise termine antes do que esperamos?

Conclusões

•   De acordo com essa parábola 75% das pessoas que ouviram a Palavra foi em vão. Portanto, ela traz três lições:

•   A recompensa do semeador: O privilégio do semeador de portar uma semente poderosa, e receber a recompensa da sua colheita;

•   A recompensa do solo produtivo: a grandeza e o privilégio dos que recebem a boa semente e produzem frutos (viver para um propósito);

Assista aqui a nossa Live.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.