Deus está cuidando de tudo!

TEXTO: Êxodo 14:21-31

Introdução

Este texto narra a travessia do Mar Vermelho, que o povo de Israel vivenciou e não há como não olhar para esse evento e não nos maravilharmos pela sua grandiosidade e complexidade;

Este evento, ele tanto revela o poder sobrenatural do nosso Deus, como também trata a fragilidade humana diante das circunstâncias da vida;

Em toda trajetória desse evento, mesmo vivendo em tempo de escravidão, nós vamos ver Deus cuidando e protegendo o seu povo em suas necessidades básicas no âmbito físico e emocional. Eles tinham comida todos os dias, quando tiveram sede beberam água da rocha, suas roupas e calçados não desgastavam... e ainda era cuidado e protegido por Deus dos seus inimigos;

Dentro do projeto de Deus, este povo iria herdar a terra prometida, mas era necessário enfrentar os desafios e situações adversas que se apresentavam na caminhada;

A saída deles se dá de forma incomum. Vejam que eles tinham a possibilidade de seguir por um caminho que já os libertaria, mas Deus, conhecendo a fragilidade do seu povo, os conduz a um caminho mais longo, mais difícil e que aparentemente não os levaria a lugar algum. Mas esse também fazia parte no projeto de Deus.

Veja que Deus, vê possibilidade de o povo olhar à guerra, e querer voltar atrás e continuar como escravos no Egito. Ele preparou um caminho, que embora fosse mais longe, mas os livraria de uma situação e conflito emocional; (13.17)

Só que Faraó, olha essa situação e pensa que o povo estava perdido, embaraçado. Estão rodeando e não vão chegar a lugar algum. (O inimigo não entende, mas Deus está criando meio e estratégias para os destruir e fazer com que o Seu nome seja glorificado!).

E saem a perseguir o povo. Só que quando o povo percebe que estão sendo perseguidos, e que atrás deles vem Faraó e seu exército, começam a lamentar, murmurar e a temer o inimigo. (vv. 11-12).

Cria-se conflito interno generalizado. Começam a questionar o projeto de Deus.

E a ordem de Deus para o povo era Marchem, continuem a caminhar.

E novamente Deus entra com estratégia para cuidar da vida emocional do seu povo. Coloca entre o povo e Faraó um anjo e a coluna de modo que, o inimigo não via nada, mas o povo era iluminado para continuar a caminhada.

Deus coloca uma barreira entre o povo e o exército inimigo, fazendo com que eles não conseguissem se aproximar. (V.19-20) Para o inimigo, escuridão, para o povo a claridade que os conduzia para o alvo, para o milagre!!!!!

E o exército de Faraó ainda tiveram que perseguir o povo com dificuldade, porque Deus os havia tirado as rodas dos carros e tiveram que ver o grande livramento que Deus havia preparado para o Seu povo.

E foi dessa forma, caminhando com fé, sob a ordem do general, que aquele povo experimentou um milagre extraordinário, o livramento e fim dos seus inimigos.

Aplicação:

Talvez estejamos enfrentando em nossas vidas situações muito parecidas como esta;

Estamos andando círculos, as coisas quando pensamos que ela vai, ela não vai;

Os inimigos que a gente pensava ter se livrado, eles ressurgem e voltam a nos perseguir;

Talvez, nossa caminhada vem sendo a muito tempo marcada, pelo mar vermelho da vida e pelos exércitos de Faraó;

Mas, eu quero te trazer uma palavra de fé, de confiança e de esperança dizendo ao teu coração, o que Moisés disse ao povo v. 13, e que mudaram a perspectiva daquele povo, que puderam atravessar o mar e cantar do outro lado, o hino da vitória:

Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem. O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se".

1. Não temas –
  2. Fique Firme –
  3. Veja o livramento que Deus tem hoje –
  4. Veja o fim dos seus inimigos –
  5. O Senhor é quem peleja por vós, fique calmo –

Descanse no cuidado de Deus. Ele tem livramento e respostas para todas as suas aflições!!!

Assista pela nossa Fanpage!

MARCELO DAVILA