Home / Acontece / Textos e Reflexões

Conquistando as promessas de Deus

Textos

Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:14,15;

E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém. Romanos 16:20

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10;

Introdução

  • A maior promessa da bíblia é Jesus;

  • Jesus é o nosso modelo perfeito, a bíblia é Cristocêntrica:
    • Deus fala de Jesus já em Gênesis;
    • E tem várias simbologias de Cristo:
    • Ao tirar o casal do Éden, sacrifica um animal para cobrir sua nudez;
    • O sacrifício de Isaque é substituído por um cordeiro;
    • Serpente de bronze no deserto, simboliza Cristo; etc.

  • A bíblia é um livro com muitas promessas, porque Deus é um Deus de Promessas;

  • Deus tem prazer em fazer promessas aos seus filhos; Vemos isso, na vida de Abraão;

Promessa a Abrão

  • Deus fez uma promessa a Abrão, em Gênesis 12, dizendo que ele seria uma grande nação;

  • Pra isso, ele teria que sair do meio da sua parentela a um lugar desconhecido, a uma terra prometida; Abrão seria conduzido por Deus;

  • Surgem situações contrárias que provam a fé deles:

  1. Sara era estéril;
  2. Eles eram avançados em idade;
  3. A terra prometida já tinha seus moradores;

  • A existência da promessa de Deus, não torna o caminho mais fácil; Vai exigir pôr a sua fé em ação;

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Hebreus 11:1,2;

  • Deus têm poder de cumprir a sua promessa; Transforma o impossível em possível, o improvável em provável;

Somos filhos de Abraão

  • Ao crer em Deus, desejar viver em sua presença, nos tornamos participantes das promessas de Deus; Nos tornamos benditos;

Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Gálatas 3:6-9;

  • Somos portadores de promessas benditas de Deus, por crer nEle, assim, como Abraão;

Responsabilidade no cumprimento das promessas

  • Agora, em posse das promessas de Deus, adquirimos uma responsabilidade;

  • Ao adquirir uma promessa, adquire-se a responsabilidade de zelar por ela;

  • A maioria das promessas de Deus é condicional; é a promessa que contém a palavra “se”;

  • Sendo portadores de promessas de Deus, vamos elencar aqui algumas coisas que precisamos observar, para alcançá-las:

1.   Mantenha relacionamento com o do Dono da Promessa!

  • A promessa de Deus depende de nossa capacidade de ouvir a Sua Voz, e guardar os seus mandamentos.

E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. Deuteronômio 28:1;

2.   Guarde as promessas em seu coração!

  • Vemos na bíblia, relatos maravilhosos de pessoas que guardavam os episódios que envolviam suas promessas, em seu coração:

Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração. Gênesis 37:11;

E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. Lucas 2:18,19;

3.   Orar pela promessa

  • Neemias orou para que Deus restabelecesse a cidade de Jerusalém; Ele invoca a Deus, citando os textos de Moisés;

Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado. De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo. Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos. E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Neemias 1:6-9;

  • Isaque, sendo herdeiro da promessa de seu pai, Abraão, orou por sua esposa, para que ela gerasse filhos;

E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. Gênesis 25:21;

4.   Espere pela promessa

  • Entre a promessa e a realização, existe um tempo e um percurso; É necessário firmeza de propósito;

Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Hebreus 10:36,37;

  • Muitas pessoas, quando ouvem uma promessa, se animam, porém, depois de um tempo, esfriam e se esquecem;
  • Calebe recebeu a sua promessa com 80 anos de idade; Davi foi ungido a rei com 17 anos e começou a reinar com 30;

  • Existe tempo e percurso para que as promessas de Deus se cumpram; Muitas pessoas pensam que alguém abençoado não passou processo; Isso é um erro, promessa tem preço!

  • Para cumprir a promessa de Deus, Jesus foi fiel até o fim. Poderia ter orado na ora da sua maior angústia, e uma legião de anjos o livraria; Poderia ter pedido ao Pai para que aquele cálice fosse afastado, mas, resolveu que a vontade de Deus era perfeita;

Vamos fazer uma oração!!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.