Home / Acontece / Textos e Reflexões

Aliança divina com Davi

Salmo 89

Introdução

O livro de Salmo é um livro devocional, um hinário do povo hebreu, é um livro de profundidade espiritual que faz dele o mais lido de todos. Possui 186 citações dele no NT, mostrando que os escritores e Cristo o conhecia muito bem. Também contém profecias do ministério de Cristo.

O Salmo 89, é um salmo que faz parte do grupo de Salmos Messiânicos, que descreve certas experiências de Davi com significado profético, cujo cumprimento pleno terá lugar na vinda do Messias. E ele é um Masquil, que é uma poesia para meditação e ensino.

Etã era músico (cantor e tocador), ao lado de Hemã e Asafe (I Crônicas 15:19), tocando címbalos de metal. Ele presenciou quando a arca da aliança, subiu da casa de Obede Edom para o tabernáculo de Davi, no auge do seu reinado.

Três momentos dessa história

  • 1-29 Deus estabeleceu uma aliança com Davi de manter sua posteridade no trono. Produção do Louvor “cantarei” perpetuamente...

  • 30-37 Condicionante de que “se os seus filhos deixarem a minha Lei, e não andarem nos meus juízos... etc” seriam corrigidos;

  • 38-52 Lamentações sobre o sentimento de abandono e rejeição, a destruição da cidade, os adversários fortalecidos, e um clamor “lembra-te de nós, Senhor”;

Etã assistiu o auge do reinado de Davi e também o declínio de sua casa, após o seu pecado contra Urias. Essa condição afetou não somente a vida particular de Davi, mas a sua estabilidade no seu reino, fazendo-o andar como foragido de seus próprios filhos. Sob essa ótica, entendemos a aflição desse levita a partir do verso 38 deste Salmo;

Atributos de Deus

Para compreender esse Salmo dentro da ótica divina, precisamos apreciar alguns atributos de Deus;

1)    Sabedoria

  • Deus não só conhece todas as coisas, mas sabe o que fazer com elas;
  • Conhecimento sem sabedoria de nada serve; Ec. 9:14-18;
  • Deus escolhe as melhores metas e os melhores meios;
  • Suas decisões sempre trazem os melhores resultados pelos melhores meios possíveis;

Etã está triste por não conseguir compreender a sabedoria de Deus, dentro daquela circunstância.

Talvez ele pensasse “Deus fez uma aliança com o trono de Davi, e agora, olha isso...”, é como se Deus não soubesse o que fazer com aquela circunstância, tornou-se incapaz de atingir sua meta;

A inquietação é provocada por analisarmos problemas presentes dentro da nossa ótica, em querer resolver situações dentro das nossas forças, e não conseguir descansar na dependência de um Deus que é sábio.

2)    Bondade

  • É a qualidade que revela que tudo o que Deus faz é digno de aprovação;
  • O problema é a pergunta: aprovação de quem?
  • Porque a gente acha que deve ser digna da nossa aprovação;
  • Porém não somos capazes para decidir por conta própria o que é digno de aprovação e o que não é;
  • Os atos de Deus são perfeitamente dignos de sua própria aprovação;
  • É assim que sabemos que Deus é bom;

Na situação anterior, é como se Deus tivesse perdido a sua sabedoria para lidar com aquela situação; Agora Etã não consegue aprovar aquilo como digno da bondade de Deus;

Asafe, seu amigo de ministério também apresenta esse questionamento no Salmo 73.

Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Salmos 73:1-3.

Quando faço um recorte do momento, sem mais conseguir olhar a história toda com visão de Deus, eu questiono a Sua Bondade;

História dos cegos tateando um elefante: é como uma cobra, é como um leque, é como um tronco, é como um muro etc. Tocar apenas uma parte da verdade, não te dá a visão completa dela;

Se você fizer uma análise da bondade de Deus a partir de um recorte da situação que vive no momento, pode ser que você sinta que Deus não é bom suficiente com você;

Etã sofria por isso, mas, nós não precisamos ser assim. A bondade do Senhor é perfeita.

3)    Imutabilidade

  • Deus não muda: no seu ser, no seu caráter, na sua perfeição, nos seus propósitos e nas suas promessas;

Tiago afirma isso, dizendo:

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17;

  • Deus reage de modo diverso às situações diferentes que se apresentam naquele momento, visando corrigir o rumo das coisas, a fim de revelar seu caráter, sua perfeição, seus propósitos e promessas;

Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios. Salmos 89:34;

  • Apesar de reagir naquele momento com seu justo juízo na nação, seu caráter e propósito permaneciam imutáveis, pois, levou adiante sua promessa de suscitar da descendência de Davi aquele que reinará eternamente: Jesus Cristo;

Nas situações anteriores, é como se Deus tivesse perdido a sua sabedoria para lidar com aquela situação, e tivesse deixado sua bondade de lado, agora, ele sente que Deus mudou;

Etã estava sofrendo por causa do processo. Ao ficarmos presos no processo ficamos impedidos de compreender que Deus não muda o produto final;

Se você for um operário de uma montadora de veículos e ficar a vida toda numa pequena parte da produção, sem olhar ao redor para contemplar o restante do processo de montagem, você sempre terá uma visão de um processo e nunca contemplará um veículo pronto.

Deus percebe todo o processo como partes de um todo e chega ao produto final;

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11;

Deus não muda!! Naquele momento, Deus estava corrigindo com sua vara, mas, não deixou de sustentar, e nem removeu sua promessa de abençoar; Basta fazer um comparativo de um pai que corrige seu filho;

Conselhos práticos para Etã

1. Palavra dada por Deus, é Palavra cumprida:

E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! Mateus 21:9;

Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Apocalipse 22:16;

Nós, igreja, hoje, que temos a revelação completa das Escrituras, vamos mandar um recado pra Etã (não é pra você, nem pra mim).

2. Não condicione o caráter de Deus a um momento ruim que você estiver passando: Cuide dos seus sentimentos e relação a Deus; Ame-o haja o que houver;

  • Não seja como a hiena pessimista Hardy. “Oh céus, oh vida, oh azar, isso não vai dar certo!” 

Lippy é um leão com muita iniciativa. Está o tempo todo bolando planos para se dar bem. Hardy é uma hiena, companheira de Lippy. Pessimista, sempre pra baixo. Nunca acredita que terá sucesso e repete constantemente a frase: “Oh céus! Oh vida! Oh azar! Isso nunca vai dar certo!” “Oh céus, oh vida, oh azar, isso não vai dar certo!” Lippy & Hardy

3. Tenha fé e firmeza em seus propósitos:

  • Se você decidiu amar a Deus sobre todas as coisas, ame-o. Ame-o sobre todas as circunstâncias. Ame-o sobre tudo o que possa existir;

Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos. Jó 22:28;

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58;

Deus vai honrar a sua fé, sua força de vontade, sua convicção, seu devotamento a Ele; Ele te honrará nesta terra, no mundo celestial;

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.