Home / Acontece / Textos e Reflexões

Tenho me provido de um rei

Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o Senhor: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao Senhor. E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser. Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda? E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao Senhor; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício. E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o Senhor. Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o Senhor. Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes. Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui. Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá. 1 Samuel 16:1-13.

Introdução

Vamos falar um pouco sobre a vida de Davi. A história dele começa com uma ordem de Deus ao profeta Samuel para ir à casa de seu pai, ungir um rei para Israel;

  • Deus tem um plano geral com toda a humanidade: apresentar o seu Filho como sacrifício vivo a todo ser humano, como forma de remissão e salvação;

  • Deus tem um plano específico com cada pessoa crente: colocar essa pessoa dentro de um projeto para o qual ela foi sonhada por Deus (centro da vontade dEle);

Vamos fazer uma abordagem de parte da história de Davi em seis tópicos, já trazendo algumas reflexões e depois vamos trazer cinco aplicações práticas para a igreja.

1.   Se Deus tinha um plano para a vida de Davi, de ser rei de Israel, por que não o pôs logo de início nisto?

Existe um tempo entre o “preparo” e a “execução” do plano de Deus: são etapas que ocorrem fora da nossa compreensão e conhecimento;

Observamos duas coisas:

  • Deus estava preparando a vida de Davi para reinar em Israel: mas, ainda não era tempo de ele ser rei, ele era ainda muito jovem e precisava ter experiência com Deus e o lugar escolhido era aquele deserto, com algumas ovelhas; Ex.: Moisés.

  • Deus estava trabalhando nos bastidores: As pessoas do reino precisariam estar convencidas que era melhor depender de Deus para escolher um rei para eles, que fosse segundo o coração de Deus; Coisas estavam acontecendo fora da esfera de conhecimento dele, que iriam se cruzar com a sua história lá na frente; Ex.: pra preparar o caminho de Jesus, veio primeiro João Batista.

Lidar com o tempo e com fatores desconhecidos pode nos levar a acreditar que não exista um plano específico de Deus para nós; Vêm, então, as tentações. Ex.: diabo aparece a Cristo no deserto;

O plano específico de Deus para um crente não depende de circunstâncias externas: Davi não estava em casa quando Samuel chegou, e não perdeu a vez;

2.   Beleza aos olhos de Deus está dentro de nós

Eu devo ter asseio pessoal: cuidado com a minha aparência, cortar cabelo etc., higiene habitual, alimentação adequada, cuidado com o meu corpo (preciso ir ao médico de vez em quando), mas, nada disso atrai a atenção de Deus.

O dilema que Samuel encontra na casa de Jessé é que todos os sete filhos que passaram por ele têm estatura e boa aparência exterior, mas não são escolhidos por Deus por uma análise do que está no seu coração;

Davi era o filho mais jovem, e não tinha a estatura observada como ideal; Deus não vê como vê o homem, Ele vê o coração. A pergunta que eu preciso fazer é: O que precisa ser cultivado em mim para agradar a Deus?

3.   Não existe sorte na vida de pessoas escolhidas por Deus

Assim que Davi entrou pela porta de casa “disse o Senhor (a Samuel): Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo...”. Quem não conhece a Deus, e assiste a uma cena desta, vai pensar “que sorte esse rapaz tem”; Pessoas que não conhecem a Deus não tomarão nota do trajeto percorrido por alguém que foi escolhido por Ele;

As coisas que nos acontecem não são coincidências, elas estão dentro um plano divino, que vem sendo preparado por Deus ao longo de um tempo, para cumprir um propósito especial que deverá glorificar o Seu Nome. Por que Deus me escolhe para alguma tarefa especial?

Ao ser escolhido uma tarefa especial, terei outra questão a ser enfrentada: a incompreensão de algumas pessoas que não entenderão o porquê disso; Ex.: O cego de nascença passou por isso.

4.   Experiências no deserto

Os desertos são regiões no mundo formidáveis, essenciais para o equilíbrio da natureza. A simbologia do deserto também tem lugar especial na vida do cristão, em algum momento, passaremos por situações que simbolizam “o deserto da vida”: sentimento de solidão, escassez, falta de lugar para descanso;

A parte boa do deserto é a experiência adquirida ali, que não pode ser adquirida em lugar algum. Ao rejeitar as experiências dos “desertos da vida”, estarei abrindo mão de um preparo especial para enfrentar um desafio grande que passará pelo meu caminho, lá na frente.

Não são todos que vêm o deserto como uma boa oportunidade de adquirir experiências. Alguns olham para ele com desprezo. Vemos Eliabe, o irmão de Davi dizer assim: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto” (1 Samuel 17:28); Observamos que o treinamento que Deus dá a alguém no deserto, acontece fora da visão dos homens, por isso, é desprezado por quem gosta de ser visto.

5.   Uma situação inusitada para começar o plano de Deus

Após a consagração de Davi, Samuel se levantou, e voltou a Ramá”. O que acontece em seguida? Davi volta para os seus afazeres: cuidar das poucas ovelhas de seu pai. Mas, Deus tem um dia certo para começar a executar o Seu Plano: os filisteus provocam uma guerra (1 Samuel 17:1).

Surge um campeão chamado Golias: tinha 2,90 m. de altura, usava uma couraça de 70 Kg., e uma lança de 7 Kg. O autor do texto está demonstrando com isso, o grau de dificuldade do adversário. E Golias apresenta um desafio de que se alguém enfrentá-lo, pode terminar a guerra. Mas, vendo o tamanho do gigante, ninguém no exército de Israel queria ir até lá.

Davi se revezava na tarefa de tocar arpa na presença de Saul, cuidar das ovelhas no deserto e ainda visitava a seus irmãos na frente daquela batalha. Ele levava alimentos para seus irmãos e, também, para os oficiais, sob ordem de Jessé, o seu pai. Vemos uma combinação de obediência e serviço marcante na vida dele.

6.   Surge a hora certa de revelar seu talento

Ao ver o gigante, Davi procurou saber o que seria aquela situação. Ele achou um absurdo que alguém afrontasse o exército de Israel e decidiu enfrentar o gigante com uma certeza: Deus lhe daria vitória.

  • Saul disse a Davi:

“Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade”.1 Samuel 17:33.

Atitude de Davi: Quando apascentava as ovelhas de seu pai... vinha o leão ou o urso e tomava a ovelha, eu ia após ele e o feria. Assim será com esse filisteu. (1 Samuel 17:34-36)

  • E Saul vestiu a Davi de suas vestes:

E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si. 1 Samuel 17:38,39.

Atitude de Davi: Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. (1 Samuel 17:40).

Davi descreveu que ia atrás do leão e do urso, lançava mão de sua barba, o feria e o matava (ele descreveu uma forma de derrotar um inimigo), mas, ao ir contra o filisteu usou a tática de atirar com a funda. Então, Davi havia aprendido muitas táticas no deserto. Davi também era precavido, pois pegou cinco pedras, embora pudesse acertar o alvo com a primeira.

No deserto você não aprende apenas uma técnica, aprende várias. No deserto você aprende também a ser precavido.

Aplicações práticas para a igreja

1. Davi tinha um coração entregue a Deus, e buscava a Sua face;

Por que entregar meu coração a Deus? Por que servir a Ele, já tem tanta gente. Por que buscar a Deus? Ele já me conhece. Devemos ver a forma de servir a Deus como um privilégio de Sua escolha, dado a poucos; Devemos buscar a Deus porque precisamos da presença dEle conosco;

2. Davi tinha zelo pela honra e reputação do Senhor;

O impulso de Davi deu-se porque a honra e a reputação do Senhor estavam sendo questionadas. Como posso ser zeloso pela honra e a reputação do Senhor em minha vida, em minha igreja, em meu trabalho, em minha escola etc.? Como posso honrá-lo com a minha fé?

3. Davi tinha confiança fortalecida pela memória das experiências;

Só tem memória das experiências quem viveu elas. Se você abandonar a experiência, ela não se completará na sua vida. Não haverá memória para fortalecer a sua confiança no Senhor.

4. O Espírito do Senhor se apoderou de Davi (1 Samuel 16:13);

Talvez Davi precisasse usar mais de uma pedra para acertar o gigante, mas, em acertar a primeira pedra, vemos a diferença que fez o Espírito do Senhor na vida dele. Conte com a presença do Espírito Santo na sua vida, para te auxiliar em tarefas difíceis, mais do que todo o treinamento que já possui.

5. Glorifique a Deus nas suas vitórias;

Davi disse por várias vezes: Deus me deu vitória, vou no nome do Senhor... etc.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.