Home / Acontece / Textos e Reflexões

A quem honra, honra

Texto bíblico

Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Romanos 13:1-7.

O que é honra?                                 

Prestar reverência, homenagem, ter consideração devida a uma pessoa por sua distinção em alguma área (ocupação de um posto de autoridade, personalidade intelectual, artística etc.);

Prestar honra é um dever cívico e também um princípio espiritual. Para que a ordem seja resguardada, Deus estabeleceu postos de autoridade, para que pessoas pudessem ocupa-los e assegurar a estabilidade dos relacionamentos na sociedade.

a) Devemos honrar pessoas honradas

Possuir princípios que levam alguém a ter uma conduta virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto à sociedade;

b) Devemos honrar pessoas em postos de autoridades

Autoridades são postos das áreas de poder governamental (executivo, legislativo, judiciário), privado e, também, espiritual. Esses postos estão presentes nas escolas, nas empresas, nas igrejas etc.

Fiz um curso de Cerimonial Público no meu trabalho, onde aprendi que a honra na área pública ocorre pelo posto de autoridade que a pessoa ocupa naquele momento, não pela pessoa. Isso é interessante e devemos aprender algo com isso.

Devemos honrar essas autoridades. No fórum, por exemplo, não se entra mau vestido. Existem lugares que devemos saber nos comportar e nos vestir em respeito às pessoas com quem vamos tratar assuntos importantes.

Situação problema

Prestar honra é uma coisa boa, bíblica, mas, neste mundo, infelizmente, a honra também está contaminada pelo pecado, muitas pessoas estão apenas voltadas aos interesses pessoais que elas possuem sobre alguém que “querem honrar”. Paulo fala ao seu companheiro, Timóteo, de tempos trabalhosos aonde as pessoas amam apenas a si mesmas (dessa maneira, elas bajulam alguém para obtenção de vantagens pessoais.

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos... 2 Timóteo 3:1,2.

Vemos isso na natureza caída do homem, manifesta na multidão que recebe Jesus em Jerusalém gritando Hosana, e dias depois, gritando crucifica-o.

E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! Mateus 21:9.

Mas toda a multidão clamou a uma, dizendo: Fora daqui com este, e solta-nos Barrabás. Lucas 23:18.

Postos de autoridade a serem honrados

1.    Honrar a Deus

A palavra de Deus diz assim:

Porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. 1 Samuel 2:30.

Se quisermos seguir princípios bíblicos de honra, a primeira Pessoa a ser honrada é o Senhor. Não dá para honrar a Deus sem amá-lo, caso contrário, seremos religiosos. A religiosidade consiste em rituais externos de honra, mas, a verdadeira honra vem do coração.

Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; Isaías 29:13.

Se eu não honrar a Deus com todo o meu coração, em algum momento não vou conseguir honrá-lo. Deus não me deu o que eu quero, não vou honrá-lo. Jó soube honrar a Deus na sua vida, o diabo lançou acusação contra ele, para pô-lo contra Deus, mas, não conseguiu. Ao final foi restituído em dobro de tudo quanto tinha antes.

Eu acho bonita a história dos três jovens na fornalha, que não se dobraram diante da estátua de Nabucodonosor, e honraram a Deus, mesmo sob pressão do rei.

Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. Daniel 3:16-18.

Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este. Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de babilônia. Daniel 3:28-30.

Honrar a Deus também e honrar a Palavra de Deus.

Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. Salmos 138:2.

Sou desafiado a honrar a Deus, crendo em sua Palavra e não duvidando dela em meu coração. Deus colocou a Sua Palavra acima de todo o Seu Nome. A Palavra de Deus é absoluta, não cabe relativismo. Ou é ou não é. A Palavra de Deus é autoridade, é santa e, também, é verdade.

2.    Honrar a família (pai, mãe, cônjuge)

O primeiro posto de autoridade que é colocado sobre a vida de alguém, na Terra, é este.

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. Efésios 6:1-3.

Jesus conta a parábola dos dois filhos, onde vemos que a obediência é mais importante que as palavras. Mateus 21:28-30.

Filhos devem honrar os pais, é mandamento com promessa. Isso compreende levar para passear, é dar presentes, passar tempo juntos, ficar em casa, obedecer.  Dar assistência, hoje tem o Estatuto do Idoso.

Tem filhos que decidem não honrar o pai e a mãe porque apresentam defeitos. Sua mãe e seu pai podem ter o defeito que for, ainda sim são seus pais.

Na bíblia vemos a importância dos pais na vida do filho. Ele é filho de fulado, filho de fulano, filho de fulano etc.

Marido deve honrar a esposa, e vice-versa. Honra também, além das palavras, com compromisso, honrar dando presentes, demonstrando sensibilidade um com o outro etc.

3.    Honrar o irmão

Não permitir que alguém difame o irmão na ausência dele.

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo. Salmos 15:1-3.

Honrar amando, mas não o amor circunstancial, e sim o amor de Deus.

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Filipenses 2:3,4.

4.    Honrar a seus líderes

Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17.

Hoje, os pastores estão sofrendo muito por causa das dificuldades que se apresentam no pastoreio. Cada dia mais, os pastores lidam com a incompreensão do povo, com as cobranças e as críticas.

Como eu posso honrar ao meu pastor? Obedecendo-o e sujeitando-me. Membros obedientes, que sabem andar sob a orientação do seu pastor, são como remédio para sua alma. Trazem refrigério.

Sempre o pastor, tem mais conhecimento das circunstâncias da obra do que um membro. O pastor tem a visão do todo, holística, e o membro tem a visão fragmentada de uma ou outra situação. Quando o seu pastor tomar decisões, você pode perguntar pra ele o “porquê” das coisas. Por que é desse jeito? O quê está acontecendo? Isso faz bem.

E Davi estava então no lugar forte; e o alojamento dos filisteus estava então em Belém. E desejou Davi, e disse: Quem me dera beber da água do poço de Belém, que está junto à porta! Então aqueles três romperam pelo acampamento dos filisteus, e tiraram água do poço de Belém, que estava junto à porta, e tomaram dela e a trouxeram a Davi; porém Davi não a quis beber, mas a derramou ao Senhor. 1 Crônicas 11:16-18.

E muito bonita a história dos homens de Davi que notaram o seu desejo de beber da água da fonte de Belém e foram buscar para ele. Os gestos falam muito.

5.    Honrar a sua igreja

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Malaquias 3:10.

Esse texto é muito interessante porque ele diz o que fazer, aonde fazer e o que acontece com quem faz. Os 10% do dízimo é a menor parcela que entregamos na igreja. Quem não é fiel no pouco (no mínimo) não é posto sobre o muito.

Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. Provérbios 3:9,10.

Eu coloquei de Provérbios dentro desse tópico da igreja, porque tem o lugar certo aonde eu devo honrar ao Senhor com os meus bens, com a primeira parte de todos os meus ganhos, é na igreja aonde pertenço.

Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Isaías 55:2.

Isaías 55 é uma recomendação de como eu devo proceder na minha vida particular, para honrar ao Senhor com o quê tenho. Não devo gastar o dinheiro naquilo que não é pão: linguagem metafórica, para exemplificar que devemos gastar com o que é necessário, não esbanjar.

Tem gente que vai à igreja pensando apenas em receber, mas, se você quer receber, entra no seu quarto, fecha a porta e fala com Deus. No meu quarto falo como eu sou.

Eu honro a igreja, e, embora não perceba, a igreja também me honra. A igreja bíblica deve honrar aos seus membros com prestação de contas, cuidado, proteção, zelo.

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Tiago 2:14-16.

A igreja é a protetora dos mais necessitados.

6.    Honrar os seus negócios e o governo

Disseram que tinha uma placa num escritório de advocacia dizendo “O Senhor é meu sócio”. Isso é placa de parceria divina no prejuízo privado.

A melhor placa é o Senhor é dono do meu negócio. Para honrar os meus negócios, eu devo saber negociar sem explorar o outro.

Tem pessoas que usam o nome de Deus para explorar a confiança da outra pessoa. Quando eu quero honrar os meus negócios, nem sempre eu vou ser bem sucedido.

A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado. Salmos 15:4,5.

O governo é honrado quando sou um cidadão de bem. Isso inclui pagar meus impostos assertivamente. Dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de Cesar.

A fé me produzirá uma vida de dupla honra

Ao crer na obra salvadora de Cristo, ao desejar fazer parte do plano de salvação, recebo uma promessa abençoadora.

Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. Isaías 61:7

Às vezes, seremos submetidos a processos, à vergonha e afronta. Mas, suportar isso com Cristo, nos produzirá lá na frente dupla honra.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.