Home / Acontece / Textos e Reflexões

Josué, é com você!

Textos

Deuteronômio 34:1-12

Josué 1:1-18

Introdução

  • Moisés foi um homem de Deus;

  • Nasceu com propósito de tirar o povo do Egito;

  • Foi adotado pela filha de Faraó e ensinado em toda ciência egípcia;

  • Viveu no palácio por 40 anos, e mais 40 anos no deserto;

  • Aos 80 anos, Deus lhe apareceu numa sarça;

  • Volta para o Egito com uma mensagem de Deus;

  • Sai com o povo com mão forte do Senhor para caminhar 40 dias até Canaã;

  • Obstinação e desobediência retardam para 40 anos;

  • Os espias difamaram a terra e o povo murmurou;

  • Por causa disso, aquela geração não herdou a terra prometida;

  • Morreram no deserto e uma nova geração entrou em Canaã;

  • Mas, aquele povo andou 40 anos sem alcançar seu objetivo no deserto;

  • Em certa ocasião, Deus mandou Moisés falar com a rocha para dar água;

  • Moisés feriu a rocha e entristeceu a Deus (a rocha era uma tipologia de Cristo);

  • Por causa disso, Moisés também não entraria na terra prometida;

  • Próximos da promessa, Moisés errou, por isso não entrou em Canaã (Dt. 31);

  • Os mestres receberão os juízos mais severos;

  • Moisés sonhava com aquela terra, agora, sobe no monte Nebo e a observa ao longe;

  • Moisés morre no Nebo e Deus o sepulta ali;

Esperando por Moisés? Por quê?

  • Naquela situação, o povo permaneceu ali, esperando a volta de Moisés;

  • Moisés não vai voltar mais, alguns líderes devem ter subido no monte Nebo para ver se o encontravam;

  • Não acharam seu corpo e nem sua sepultura, então, voltaram com a notícia, Moisés está morto;

  • A atmosfera não está boa, muita gente nasceu e cresceu sob a liderança de Moisés;

  • Se tinham fome ou sede, ou se precisavam resolver uma questão judicial, Moisés orava e julgava o povo;

  • Uma geração toda nasceu e cresceu tendo Moisés como líder e pastor, e homem de Deus;

  • Os filhos de Israel, então, o choraram por mais 30 dias; Israel fica triste, chora e pergunta: “E agora, quem vai orar por nós?”;

Vire a página!

  • As pessoas estão esperando por algo que não vai acontecer, porque Deus tem coisas novas para nós;

  • Alguém foi demitido de um emprego, que gostava, e fica lá, parado, pensando, um dia vão se arrepender e me contratar de novo; Fica lá 10 anos paralisado, esperando, frustrado...

  • Josué 1 vai dizer, depois da morte de Moisés... virou a página. Tem gente esperando algo que não vai mais voltar, porque Deus tem algo novo.

  • Chorar o passado, ficar parado, é algo que Deus não quer para nós.

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. Apocalipse 21:5.

  • Sempre acontece algo novo, depois de uma tragédia da vida. Vire a página! Depois da morte de Moisés, Deus falou com Josué seis coisas!

1. Levanta-te, pois, agora (Josué 1:2)

A hora de Deus é agora, não é dia 31 de dezembro; Deus não disse “chorem mais um ano”, “chorem mais 30 dias”.

  • Deus está dizendo que a sua vida não precisa ser de choro! Você precisa de algo novo para sonhar, e ir adiante. Deus tem planos novos pra você.

Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Eclesiastes 3:4.

  • Saia da nostalgia. Saudades do passado, que te impedem de olhar para um futuro melhor.

Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos. Números 11:5.

  • Tem coisas que não vão acontecer de novo, porque Deus é um Deus de novos desafios.

  • Você precisa parar de chorar, de ir atrás, de reclamar, não adianta ficar pensando no quê poderia ter sido;

  • Você não pode ficar preso nos fracassos do passado e nem nas vitórias do passado, Deus têm coisas novas pra você;

Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Salmos 30:5.

  • O povo comeu maná, no deserto, até o dia em que atravessou o Rio Jordão. Tem bênçãos que servem para um determinado período e propósito, depois cessam. (Josué 5:11).

  • Hoje é o dia, é a oportunidade, tudo o que aconteceu até ontem, já passou. Deus quer te dar uma nova chance.

  • Moisés está morto, mas Deus está vivo!

  • Você errou bastante, e agora? Pediu perdão e agora vai ficar a vida toda se mordendo? Se ressentindo? Chega de tristeza pelos fracassos do passado, viva o novo de Deus.

  • Isaque cavou dois poços em Gerar, e houve contenda entre os pastores e Gerar e de Isaque, depois, cavou um terceiro poço em Gerar e houve paz. Isaque ficou em Gerar? Não, subiu para Berseba, cavou um poço lá e tinha água viva também.

  • Não sei quais são os seus sonhos, mas, o que Deus tem é muito melhor do que você imagina. Aquele projeto não deu certo, Deus fala pra você levantar agora.

  • Davi chorou pelo adoecimento de seu filho, que gerou com Berseba, não quis alimentar-se e nem tinha ânimo para fazer nada, mas, depois da morte da criança, ele levantou-se, trocou as suas vestes, alimentou-se e seguiu em frente;

  • Levantar-se era uma questão de atitude e não de ação. Deus não estava falando que eles estavam sentados e deveriam se levantar e resolveria o problema. Era para levantar-se “como atitude”.

2. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé (Josué 1:3)

Você precisa andar, precisa pisar em terras novas. Deus não vai abençoar se você ficar parado.

Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei. Salmos 81:10.

  • Quando damos passos, Deus coloca coisas novas neste caminho.

Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Eclesiastes 11:4.

3. Ninguém te poderá resistir (Josué 1:5)

Os gigantes continuam lá, são fortes, grandes, bem armados, mas, algo mudou dentro de nós;

  • As maiores batalhas acontecem dentro da nossa mente. Todos nós temos dificuldades, o que muda é a forma como reagimos a elas;

  • Moisés enviou doze espias para ver a terra, dez voltaram com uma visão pessimista e dois com uma visão otimista. A maioria das pessoas desanimam quando vêm as dificuldades;

  • Ninguém vai te resistir, seu chefe pode, no máximo, te demitir do emprego, mas, não vai conseguir acabar com a sua carreira;

  • Ninguém pode te destruir, só você mesmo(a), quando deixa a Deus e a Suas coisas;

  • Labão, o sogro de Jacó, tentou de todo jeito destruir a vida dele, mas, nada que ele fazia, dava certo, porque Deus era com Jacó;

4. Como fui com Moisés, assim serei contigo (Josué 1:5)

Deus não faz acepção de pessoas; Deus não liga para a cor da pele, grau de estudo, poder aquisitivo etc.

  • Se você buscar a Ele, Ele fará grandes coisas por você, como fez na vida de muita gente;

  • O Deus de Paulo, de Abraão, de Jacó, dos heróis da fé (Hebreus 11), é o Deus da igreja hoje;

  • Deus é com você da mesma maneira que Ele foi com a aquela pessoa abençoada que você conheceu ou conhece;

  • Só tem um mês, um ano de convertido, não importa!

5. Não te deixarei nem te desampararei (Josué 1:5).

  • Será que Deus me deixou? Me desamparou? Não o vi, não o senti, naquele momento de tristeza, aonde Deus estava? Estava com você!

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27:46

  • Às vezes, temos esse pressentimento humano, mas, na verdade, Deus nunca nos abandona.

  • Deus pode estar falando conosco num programa de rádio, por meio de um amigo, o nosso cônjuge etc.

  • Jó viveu o que ninguém viveu, suportando o pior momento da sua vida, quando todos o acusavam de ter pecado.

  • Fiquei internado no hospital e quando dei entrada lá, o enfermeiro foi entrando pela sala e vi que era um irmão da Igreja Sede, que disse pra mim “fica tranquilo, vou cuidar de você, vai ficar tudo bem”;

  • Entrei no quarto, a enfermeira entrou pela porta e disse “a Paz do Senhor, você não me conhece, mas, eu conheço você, sou a igreja fulana de tal, e vou cuidar de você, tá tudo bem”;

  • Pensei “Deus já começou a cuidar de mim”. Estou na prova, mas chegou o refrigério.

6. Esforça-te, e tem bom ânimo (Josué 1:6).

  • O bom ânimo não advém de um esforço à parte da bíblia. A Palavra de Deus é o nutriente, que alimenta a pessoa para o esforço.

  • Você deve alimentar-se da Palavra de Deus, não do que diz o jornal; Medite, pense, decore, se estabeleça pela Palavra de Deus;

Orarás a ele, e ele te ouvirá, e pagarás os teus votos. Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos. Jó 22:27,28.

  • Tem um louvor que a gente canta na igreja, que diz “quando tudo diz que não, Tua Voz me encoraja a prosseguir...”;

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9.

Considerações finais

  • Moisés está morto, Deus está vivo. Por que chorar por mais dias, se Deus diz, levanta-te, pois tenho coisas novas pra você?

  • Deus é contigo.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.