Home / Acontece / Textos e Reflexões

Salmo 139 – A coroa de todos os salmos

Introdução

Para melhor entendimento desta Palavrar vamos fazer três perguntas para o texto e pelas respostas, nós já temos algumas verdades reveladas à igreja, nesta noite.

  1. Quem escreveu o Salmo?

O Rei Davi, o maior rei de Israel no AT;

a)       Toda a pessoa que recebe Deus em seu coração, passa a ter a vida preenchida por Ele; com conceitos dEle, passa a conhecê-lo;

b)      Isso traz convicções positivas e esperança nas dificuldades, porque a vida com Deus é uma vida de experiência não experimentada de nenhuma outra forma neste mundo;

c)       Davi é um exemplo de uma pessoa que desde a mais jovem idade, viveu com Deus, e, por isso, experimentou coisas extraordinárias, por meio das lutas (que ele aprendeu a ver como treinamento de Deus para algo maior);

d)      Ao louvar a Deus, não se trata apenas de inspiração inteligente para compor uma letra bonita, mas, de uma capacidade de passar para o texto palavras de firmes de quem conhece o Deus verdadeiro;

  1. Para quem Davi escreveu?

Para o cantor-mor, ou seja, o mestre de música dos cultos em Israel;

e)      Aqui vemos que os crentes se reúnem para celebrar a Deus para adorá-lo, e meditar em sua grandeza por meio da Palavra e dos louvores;

f)        Aprendemos aqui ainda sobre o que se deve cantar a Deus nos cultos, temos aqui um modelo de verdadeiro louvor que enaltece a Pessoa de Deus, que é teocêntrico (tem Deus no centro);

  1. Por quê Davi escreveu esse Salmo?

Para elogiar os atributos de Deus;

g)       Existem duas revelações de Deus dada ao mundo: uma geral e uma especial; A geral revela Deus e seu poder por meio da sua obra criada, a especial, trata-se da revelação de Deus por meio da Sua Palavra; Enquanto não somos crentes não conhecemos a Deus de maneira especial, como Davi o apresenta aqui;

h)      Davi elogia atributos de Deus que ele verificou através de seu relacionamento com o Pai; e essa experiência não poderia ser vivida por alguém sem Deus, apesar de possuir a revelação geral;

Atributos de Deus

A bíblia não está interessada em provar que Deus existe, em vez disso ela declara a Sua Existência já apresentando os Seus Atributos;

Os atributos de Deus se dividem em dois grupos: Comunicáveis e Incomunicáveis.

1.    Atributos comunicáveis

São aqueles atributos que nós conseguimos compreender, que Deus transferiu para o ser humano (que é a coroa de toda a criação) e que, com a ação do Espírito Santo, conseguimos praticar em nossa vida cristã:

  • Santidade: Capacidade de viver no mundo, mas não contaminado com seus costumes e práticas que desagradam a Deus; Viver separado; Deus opera a purificação do crente e depois exige a conservação dessa santidade;

  • Justiça: Seu julgamento contra o pecado decorre do amor pela justiça, Deus revela seu julgamento contra toda iniquidade de idolatria, incredulidade, tratamento injusto com o próximo etc.

  • Bondade: Ele é bom com sua criação para sustentá-la para o bem de todas as criaturas;

  • Amor: Sua maior manifestação de amor foi enviar seu Único Filho para morrer por toda a humanidade;

  • Misericórdia: Ele não extermina o ser humano conforme merecemos, devido aos nossos pecados, mas, nos outorga perdão e salvação se assim desejarmos;

  • Verdade: Deus é absolutamente verdadeiro em tudo o que Ele faz; Ele não tolera mentiras e nem falsidade;

  • Paciência: Demonstrada desde a queda do homem no jardim, quando poderia ter tirado a vida do homem e da mulher;

  • Fidelidade: Capacidade de cumprir a Sua Palavra, as Suas Promessas;

Todos esses atributos comunicáveis, Deus nos deu a capacidade de apresentar também.

2.    Atributos incomunicáveis

A outra classe de atributos é a dos incomunicáveis, que justamente não conseguimos compreender de forma prática porque Deus não as transferiu para nós;

  • Eternidade: Não cabe num espaço de tempo, não cabe no passado, no presente e no futuro. Não está limitado ao tempo humano, fazendo coisas extraordinárias em função disso;

  • Imutabilidade: Deus não muda, às vezes, muda propósitos temporários mediante ao proceder humano; Ele pode alterar decisões de castigo extremo por causa do arrependimento sincero dos pecadores;

  • Transcendência: Existe à parte da sua criação, sua existência está infinitamente acima da ordem das coisas que Ele criou;

  • Trino e uno: na trindade são três pessoas, cada uma é plenamente Deus, mas, não são três deuses, e sim um só Deus;

Por fim, ainda nos atributos incomunicáveis, vemos destacados neste salmo os três atributos abaixo de forma prática na vida do crente:

1)      Onisciência: (v1-6)

  • Deus sabe de todas as coisas e nos conhece nas ações mínimas, até sem importância para nós: nosso assentar e nosso levantar;

  • Deus nota nos nossos pensamentos as motivações por detrás deles; e sem que eu diga uma palavra;

  • Cerca o nosso andar (sabendo o que está atrás de nós, e à nossa frente), pondo sua mão sobre nós (nos guardando á Sua sombra);

  • Ao pensar nisto, eu começo a desenvolver reverência, confiança e cautela na minha conduta;

2)      Onipresença: (v7-12)

  • Para onde me irei de teu Espírito ou para onde fugirei de sua face? Onde é diferente de aonde? Todos lugares são conhecidos de Deus;

  • Deus está onde quer que eu estiver, e Ele não se move comigo, mas eu me movo nEle;

  • O propósito disso está no fato de Deus determinar seu cuidado comigo; se habitar nas extremidades do mar (local distante e desconhecido) até ali a Sua mão me guiará e a tua destra me susterá;

  • Aonde eu estiver, o que eu tiver que enfrentar eu posso convidar a Deus para ir comigo, me dirigindo meus passos; No hospital, no trabalho, na audiência pública;

  • E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. Atos 16:25,26.

3)      Onipotência: (v13-16)

  • Deus é um Agente Ativo, participante da nossa vida, formando-nos desde o ventre; Fomos formados de um modo terrível e maravilhoso, tudo está patente aos teus olhos, os meus ossos etc.

  • Tudo foi registrado no livro de Deus, enquanto iam sendo formadas, quando ainda nem uma delas existia;

  • Somos desafiados a viver a onipotência de Deus do ponto de vista de conhecer o que Ele planejou para nós; Jeremias descobriu isso quando aceitou o seu chamado para ser um profeta.

Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias 1:5;

Conclusão

Quais são os deleites que o crente usufrui dessa relação com Deus, mediante aos três atributos que falamos?

Deleite da adoração (v17-18)

  • Quão preciosos são para mim, ó Deus os teus pensamentos. Eu descanso na soberania de Deus sobre a minha vida, deixo de ser uma pessoa preocupada e ansiosa;

  • Deus tem os pensamentos dele que são incontáveis e são bons ao nosso respeito;

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11.

Deleite da santificação (v19-22)

  • Decerto Deus julgará os ímpios (aqueles que deliberadamente escolhem viver em rebeldia ao seu nome, não se cansam de praticar o mal e blasfemam da santidade de Deus);

  • A oração do salmista é que Deus aparte pessoas más de sua vida e isso envolve o compromisso dEle em viver uma vida de santidade; Não se conforma ao padrão do mundo;

  • Deleita na sua justiça, quando então será livre de todo mal e habitará com Deus na eternidade;

Deleite da comunhão (v23-24)

  • Apesar de Deus o sondar e o conhecer, é o salmista quem dirige essa oração, pedindo que, de fato, Deus faça isso mesmo, e ele vai fazer três colocações:

1 – Sonda-me: relacionado ao coração (emoções);

2 – Prova-me: conheces os meus pensamentos (razões);

3 – Guia-me: ver se há um caminho mau, para me desviar dele e levar por caminho eterno;

Deus habita na totalidade do nosso ser: emoções, pensamentos e na condução da nossa vida até chegarmos à vida eterna.

Palavra profética

O salmo 139 é um Salmo de confiança e devoção a Deus. Deus vai encorajar a sua confiança na sua integridade e no conforto da sua presença;

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.