Home / Acontece / Textos e Reflexões

Quando Jesus aparece

João 20:19-31.

Introdução

  • Maria Madalena vai ao sepulcro de Jesus no domingo de madrugada e o encontra com a pedra rolada, e aberto;

  • Ela volta aonde estão os discípulos e os avisa e Pedro e João vão correndo até lá para ver o que aconteceu; Não o encontram e volta para casa;

  • Neste momento, Jesus aparece à Maria Madalena e se revela para ela, mandando que ela anuncie para os discípulos;

  • Os discípulos se ajuntam numa casa, e fecham as portas e permanecem ali, com medo dos judeus até que, de repente, Jesus aparece no meio deles;

1.    Características daquele acontecimento

  • Todos estão em clima de suspensão, não sabem o que pode lhes acontecer;

  • Acabaram de assistir o pior acontecimento da humanidade;

  • As condições lá fora são ameaçadoras, por isso, as portas estão trancadas;

  • O sentimento é de medo (que paralisa) e as emoções são fortes; Todos se perguntam se vão aguentar a pressão. Será que se baterem na porta eu fico ou saio correndo?

  • Não há condições emocionais para sequer dizerem alguma palavra de ânimo; Não há muito o que falar, só resta estar juntos;

  • Não há uma direção certa a ser seguida, não existe uma orientação;

  • Nessas horas alguém conhece e reconhece as suas maiores fragilidades;

2.    Implicações da chegada de Jesus

  • Por isso, ao ressuscitar, Jesus não sobe para o Pai, imediatamente, e vai mostrar-se aos seus discípulos; Não houve abandono e sim cuidado;

  • Jesus sabia que para eles era o fim da linha, mas Jesus queria mostrar que era o início; Havia uma percepção de medo e derrota, muito distinta da realidade espiritual de grande vitória; Mudança de percepção;

  • Jesus chega e se põe no meio deles. Há uma forte unidade entre eles, no meio dessa adversidade, e Jesus opera nestes dois ambientes;

a)      Na unidade (anda junto com os seus irmãos, em unidade com sua igreja);

b)      Na adversidade (sê fiel na hora da prova, aguenta firme);

3.    As marcas no corpo glorificado

  • Jesus lhes cumprimenta e mostra as suas marcas no seu corpo glorificado: nas mãos e no lado, onde um soldado romano lhe enfiou uma lança.

>>Todo o seu corpo está glorificado, então porque não sumiram essas marcas?

>>As marcas fazem parte da nossa identidade: todo crente carrega consigo as marcas de ter passado pela cruz, de ter dado fiel testemunho de sua fé;

>>Jacó lutou com um anjo no Vale de Jaboque e o anjo lhe tocou na coxa e ele passou a mancar, e todos o conheciam por aquela sua dificuldade ao andar; Porém, seu nome agora era Israel de Deus;

>>No dia que nos apresentarmos diante do Trono de Cristo, nossas marcas serão nosso maior tesouro;

4.    A alegria brota nos corações quando Jesus aparece

  • Os discípulos se alegraram;

>>As portas continuam cerradas, ninguém foi lá abrir as portas;

>>A ameaça dos judeus, algozes, continua vigente lá fora;

>>O cenário não mudou, as circunstâncias são as mesmas, mas, Jesus apareceu no meio deles;

  • As coisas podem não mudar, mas dentro da gente muda com a presença de Jesus; A fé é renovada, a esperança é chegada, o tempo novo reacende em nós;

  • A presença de Jesus muda tudo na vida de alguém;

5.    Três presentes de Jesus

1.      Paz seja convosco!

  • A saudação de Jesus, se repete por três vezes, mas, na segunda vez ela é mais notória, porque, eles reconheceram ao Senhor;

  • Reconhecer que a Paz está emanando da Palavra que saiu da boca de Deus faz toda a diferença, para recebe-la com fé;

  • A Paz que Jesus nos deixa não é condicionada a situações ou dependente de ambientes positivos. Ela é interna. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27.

2.      Direção a ser seguida

  • Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo;

  • Tem uma frase de um filósofo, chamado Sêneca, que diz assim: “Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável”. O cristão recebe na sua vida o presente de uma direção a ser seguida;

  • Sempre há algo a ser feito, ainda que eu não tenha a revelação da totalidade de tudo o que Deus tem reservado para mim, é possível perceber que Ele tem conduzido a minha vida a um determinado caminho que é só pra mim;

  • E que esse caminho tem um desígnio bem desenhado por Deus, que é o de servir ou fazer algo, e cumprir um propósito maior, para a sua glória; Preciso da cosmovisão de Deus;

  • Direção e propósito de vida são duas coisas essenciais e presentes na vida de todo cristão, fazendo com que ele não perca o sentido e vontade de viver;

  • As portas cerradas de uma casa e o clima de medo, não é o ambiente final. É só uma circunstância passageira que vai desafiar para algo importante a ser vivido;

  • Quando Elias foi ameaçado pela rainha Jezabel, ele foi ao deserto, sentou-se debaixo de uma árvore e pediu a morte. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. 1 Reis 19:7;

  • As coisas não acabam quando a gente acha que acaba, elas só acabam quando Ele quer. O que parecia ser um cenário de fim, para Elias, era parte de uma longa caminhada; Por isso, Elias recebeu água e pão cozido.

  • Os discípulos são muito mais privilegiados porque recebem Jesus no meio deles, e, agora, recebem uma Pessoa muito especial, que é o Espírito Santo;

3.      Autoridade

  • Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.

  • Hoje, na Escola Bíblica vimos a diferença entre Igreja e Reino. O Reino é o governo de Deus e a igreja, o povo desse reino. Deus deu a chave do Reino à igreja.

  • E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16:19.

  • Agora, vemos essa autoridade dada à igreja, para:

ü  Repreender o pecado e aplicar a disciplina (correção);

ü  Orar de modo eficaz pela obra de Deus;

ü  Dominar forçar demoníacas;

ü  Anunciar a culpa do pecado e o padrão de Santidade;

ü  Proclamar perdão e salvação aos que se arrependerem e crerem em Cristo;

6.    Sinal de alerta de Tomé

  • Tomé não estava no meio deles, quando Jesus apareceu pela primeira vez; Não se tem registro do que poderia ter acontecido, mas, na sua incredulidade pode ter sido o primeiro a procurar coisas pra fazer pra tentar esquecer a situação;

  • Por isso, a sua fala de incredulidade é também a fala de alguém descontextualizado do grupo; Ele não está alinhado totalmente com tudo o que está acontecendo; Caiu de paraquedas no meio da situação;

  • Isso pode acontecer com pessoas descontextualizadas da sua igreja, pessoas que não têm paradeiro certo, elas titubeiam entre o que vivem aqui e ali;

  • O afastamento da sua família cristã está relacionado à incredulidade, que gera dureza de coração e orgulho (sou realista, nada vai acontecer, Jesus morreu, ponto final);

  • Bem-aventurados os que creem e não viram. Mas, os que creem que Ele é o Filho de Deus terão vida em seu nome;

Oremos

>>Orar pela Alegria

>>Orar pela Paz!

>>Orar pela Direção

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.