Home / Acontece / Textos e Reflexões

A mulher cananeia

E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã. Mateus 15:21-28.

Introdução

Ficamos impressionados a ver como Jesus tratou essa mulher, mas, precisamos nos apropriar do contexto dessa história, para entender as motivações do Filho de Deus e o quanto tudo isso tem muito a ver com a gente.

  • Pouco antes dessa história, Jesus lança lamentações sobre as três cidades impenitentes e Ele diz “Ai de ti, Corazim, Betsaida e Cafarnaum” porque se em Tiro e Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. (Mateus 11:21,22); 
  • Agora, Jesus decide visitar Tiro e Sidom para mostrar na prática para os discípulos como seria a missão de atravessar as fronteiras de Israel levando o evangelho; 
  • Caberia aos discípulos fazer uma obra maior do que o Seu Mestre (João 14:12), e isso compreendia expandir a pregação do evangelho além do território de Israel; 
  • O treinamento dos discípulos, para serem enviados, foi feito diariamente, inclusive, quando Jesus multiplicava alimentos, dava nas mãos deles e eles davam na mão do povo (Mateus 14:19); O evangelho é serviço em nome do Reino. 
  • Fica claro que a missão dos discípulos é de levar o evangelho a outras nações e a de Jesus de prepara-los.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Marcos 16:15-19

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8.

Jesus veio para todos 

  • A dificuldade, portanto, é vencer a barreira cultural do judaísmo, em relação aos povos não evangelizados, e, pra isso, Jesus tem que visitar as cidades fronteiriças com eles; Mas, Jesus não fala nada sobre isso.

E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se; Marcos 7:24.

  • Na narrativa de Marcos, Jesus procura entrar numa casa, desejando não ser visto, obviamente, o ministério de Jesus é que todos o vejam (por isso, ele é comparado a serpente de bronze), contudo, Jesus procura entrar numa casa, para mostrar aos discípulos que, mesmo que quisesse não ser visto, não era possível. (Jesus é como um candeeiro em cima da mesa).

E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado. João 3:14.

  • Logo, vem a mulher cananeia atrás dele “gritando” (pedindo socorro). Ela precisa de libertação do poder das trevas e a única pessoa ali capaz de fazer isso, é Jesus. Contra o poder das trevas, não tem outro recurso;

Jesus prepara os discípulos através da vida daquela mulher 

  • Jesus não responde uma palavra, para que o seu silêncio revele o que há de mais profundo no coração dos homens: os discípulos logo demonstram o incômodo que sentem com uma estrangeira, que é vista como um “cão vil”; 
  • O foco do treinamento prático a ser ministrado ali, portanto, não é curar, e sim, mostrar aos discípulos judeus que todos os que invocarem o nome do Senhor serão salvos.

Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:12,13.

  • Você e eu estamos aqui porque pessoas entenderam que Jesus não era para ser escondido só para elas.

Escola da vida 

  • Jesus resolveu mostrar pela prática, e não por meio apenas da pregação, como é o comportamento ávido e carente dos gentios, em relação à salvação. Não dava pra fazer isso no território de Israel, era necessário sair. 
  • Em outras palavras, Jesus está colocando seus discípulos no laboratório da escola para eles assistirem como os gentios se comportam em relação ao Senhor; 
  • É mais ou menos assim: Quando os discípulos dizem pra Jesus “Despede-a, que vem atrás de nós gritando”, Jesus vai dizer, em outras palavras: “sentem aqui um pouquinho que eu vou lhes ensinar uma lição: Eu vou fazer com ela o que vocês querem para vocês verem o que vai acontecer”. 
  • Vou dar pra essa mulher o tratamento que os judeus dão aos povos estrangeiros: vou comparar ela a um cão vil e vocês vão ver o que vai acontecer. 
  • Aquela mulher é uma lição para aquele grupo de judeus recém-convertidos; Seria só mais um dia comum se não fosse a forma como aquela mulher reagiu. E a forma como agimos e reagimos, em nossa vida, faz toda a diferença pra tudo, inclusive para com Deus;

Situação problema 

A dificuldade que essa mulher tem que enfrentar são muito conhecidas de todos nós:

  1. Silêncio de Deus: Ela caminha atrás do grupo pedindo ajuda e Jesus não lhe dirige a palavra;
  2. Rejeição/crítica de pessoas em redor: O sentimento de dor fica insuportável quando o grupo não olha para trás, em comenta com Jesus para despedir a mulher; 
  3. Não convém, ainda não é sua hora: Quando Jesus finalmente conversa com ela, a sua é uma fala de negativa, que causaria má impressão, frustração e desistência para muitas pessoas;

O que se destacou na reação da mulher para com Jesus? 

Vamos destacar algumas ações e reações que essa mulher esboçou:

1.      Sabedoria:

  • Por morar numa região pagã, de religiões politeístas, havia muitos recursos à sua disposição: curandeirismo, magias, sacrifícios etc. 
  • Aquela mulher usou o pouco que sabia para tomar uma decisão acertada. Sabedoria não é saber muito, mas, saber usar o que se sabe: sabedoria; 
  • Há uma diferença entre conhecimento e sabedoria. Ter sabedoria é saber tomar decisão acertada e buscar Jesus como salvador é sabedoria; 
  • Exemplo: gota de água (dado), várias gotas (informação), saber o que é a chuva (conhecimento), saber se prevenir ou aproveitar a chuva (sabedoria); 
  • O crente é uma pessoa sábia: O irmão mais simples (talvez sem estudo) é mais sábio do que o maior intelectual contemporâneo, porque usou o pouco que sabia para buscar a Deus. 
  • Outro dia um irmão testemunhou aqui que, antes de ser crente, pertencia a uma religião afro-descendente, onde, numa reunião, fizeram um trabalho para matar uma pastora evangélica, mas os demônios voltaram de sua missão, fracassados, dizendo que não podiam chegar perto dela. Mais tarde ele fez a análise de que estava do lado mais fraco e passou para a Luz; 
  • Essa mulher compreendeu que no meio do misticismo, do paganismo, das religiões politeístas, não havia solução para o seu problema, não havia salvação. Após essa análise inteligente, ela toma uma sábia decisão: Preciso de Jesus. 
  • Uma pessoa que toma uma decisão assim, ela tomou a única e mais importante decisão da sua vida, não precisaria de mais nada, a não ser Jesus. 
  • Certa vez, perguntaram para a Rainha Elizabeth, da Inglaterra, sobre qual era o seu maior medo, e ela respondeu: "Tenho mais medo de um crente de joelhos do que de todo o exército britânico.”. 
  • Vemos ainda na história uma mulher chamada Raabe, que era inteligente quando viu os sinais que marcavam a vida do povo de Israel, resolveu acolher e fazer um pacto com os vigias, para salvar a sua vida da iminente destruição de Jericó.

2.      Adoração: 

  • Depois de ser tratada com silêncio, rejeição e negativa, consta que ela O adorou. A história de sete versículos, mostra no versículo do meio um ato de adoração. Como adorar a Deus, depois de tudo isso? 
  • Adoração não é bajulação. A bajulação tem objetivos escusos, por interesse, e é desmascarada quando o bajulador não consegue o que deseja. Essa mulher adorou ao Senhor genuinamente;

3.      Perseverança: 

  • Ela vem atrás de Jesus, clamando: “tem misericórdia de mim, Senhor”.
  • Quando Jesus para, ela se prostra e pede “Salva-me, socorre-me”.
  • Quando Jesus diz “Não convém”, ela diz “Até mesmo as migalhas alimentam”. 
  • Ninguém (nem o diabo, nem o mundo, nem os assessores de Jesus) pode te impedir de ir até Jesus, a não ser você mesmo; 
  • Os discípulos estão dizendo: despede ela, Senhor, porque vem atrás de nós gritando. Jesus está calado. Ou seja, se ela vier, vai falar comigo.

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4:16.

  • Só você pode escolher desistir de ir até Jesus; Todos estão de costas seguindo o caminho, quer dizer, a situação não é favorável, quem pode desistir disso? Só você pode. Se ela desistisse, foi decisão dela e não de Jesus; 
  • Nosso maior inimigo somos nós mesmos. O diabo e o mundo podem até dificultar o caminho, mas, não podem nos impedir de ir até Jesus; 
  • Naquele “Grande Dia” ninguém vai poder chegar diante do Trono de Deus e dizer “não vim até Jesus porque o mundo e o diabo não deixaram”. O mundo e o diabo não tem essa competência toda. Nós sim. 
  • Ela transforma tudo isso em persistência porque naquele silêncio de Jesus e rejeição dos discípulos, Deus está testando a fé dela e nem é tanto por causa dela, mas, por causa da missão da igreja que se iniciaria por aqueles discípulos que estavam sendo descontaminados pelo preconceito judaico; 
  • Para os discípulos, que representam a visão judaica, aquela mulher estrangeira, cananeia, sírio-fenícia, ela é como um cão vil, porém, ela tem mais perseverança de ir até Jesus do que três cidades impenitentes de Israel; 
  • Jesus lança lamentações sobre três cidades que Jesus andava o tempo todo pregando e fazendo milagres, agora, vem uma cidadã estrangeira e demonstra mais fé não tendo visto milagre algum de Jesus; É uma lição de moral para o grupo dos discípulos. 
  • O que fazer quando Deus se cala?? Porque pode ser que o silêncio de Deus seja por sua causa, para o seu bem, ou por causa de outra pessoa próxima de você, com quem Jesus quer tratar. 
  • O que fazer?? Não desista de ir até Jesus: Lucas 18 Jesus conta a parábola do “juiz iníquo” para falar da perseverança na oração;

4.      Humildade: 

  • Eu vim para as ovelhas perdidas de Israel, não convém dar o pão aos cães. É com essa palavra que a mulher tem que lidar. 
  • Aquela mulher é uma alegoria da obra missionária que é a vida de Jesus. Israel não deu valor no Pão e, no entanto, os gentios se saciam até com uma migalha. 
  • Ao prostrar-se diante de Jesus, aquela mulher está se reconciliando com Deus, sendo ela de um povo que oprimiu Israel no deserto a caminha da Terra Prometida. Agora vem uma cananeia e se prostra diante de Jesus e o que acontece? Jesus a recebe. É simples assim. 
  • Todo o passado contaminado é apagado aos pés de Jesus. Não importa a história do passado, e sim o que eu faço agora.

Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. Miquéias 7:19

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17.

  • Essa capacidade de reconhecer sua miséria e pedir que Jesus a aceite está ligada a sua humildade. Humildade não é sinônimo de pobreza. 
  • Humildade é a condição de alguém que não é autossuficiente e nem bom aos seus próprios olhos. A humildade é a chave que a abre a porta do coração de Deus. 
  • Quando Deus aparece a Salomão e lhe diz: “Pede o que quiseres”, Salmão não pede riquezas, fala, honra, poder ou morte de seus inimigos. Ele pede sabedoria, e para fazer isso, era necessário reconhecer sua limitação e dependência de Deus (2 Crônicas 1:7-12). A humildade fez toda a diferença na vida de Salomão. 
  • Há quanto tempo você não se humilha nas suas orações? Há quanto tempo você não ora batendo no peito, como aquele publicano, e dizendo “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” (Lucas 18:13)?

Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. Lamentações 3:29.

E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:12.

  • O diabo começou a perder a luta, contra a vida do Filho Pródigo, na hora que o rapaz caiu em si e disse: “Voltar-me-ei e direi ao meu pai: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho”. (Lucas 15:21). 
  • Jó era um homem “Justo, reto e temente a Deus”, quando Satanás tira tudo o que ele possui, ele lacra: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor”. (Jó 1:21). 
  • Veja o exemplo de homens que pecaram pela falta de humildade:

NABUCODONOSOR: Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. Daniel 4:30,31.

HERODES: E ele estava irritado com os de Tiro e de Sidom; mas estes, vindo de comum acordo ter com ele, e obtendo a amizade de Blasto, que era o camarista do rei, pediam paz; porquanto o seu país se abastecia do país do rei. E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática. E o povo exclamava: É voz de Deus, e não de homem. E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou. Atos 12:20-23.

JUDAS: Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar. Mateus 27:3-5

  • Todo orgulhoso termina mal e o pior deles é Satanás. Fico preocupado com o evangelho do empoderamento: eu determino, eu exijo, eu quero ser Arcanjo, vice-Deus. 
  • Tem um texto de Mário Sérgio Cortella que tem o título “Você sabe com quem está falando?”. Que trata da falta de humildade existente na vida de algumas pessoas. 
  • O Universo tem 200 bilhões de galáxias, sendo uma delas a nossa (Via Láctea), que tem 100 bilhões de estrelas, e uma delas é o sol. Que tem nove planetas, sendo o 3º deles a Terra. Que tem 3 milhões de espécies catalogadas, sendo uma delas o ser humano. Que tem 7 bilhões de seres humanos. Enfim, você sabe com quem está falando? Sim, com o “subtreco do vice-troço”.

5.      Fé 

  • Para uma pessoa com fé as migalhas da mesa são tão poderosas quanto o pão que acabou. 
  • Para alguém com fé, se tão somente tocar na orla do vestido de Jesus, é curado; 
  • Pra outro com fé, basta Jesus dizer uma palavra e o criado é curado; 
  • A fé me transporta para um lugar especial em que eu consigo descansar em Deus mesmo não tendo motivos externos pra isso; 
  • Isaque cavava e achava água por causa da sua fé em Deus, não por causa de conhecimentos em Geologia. Aonde cavasse, dava água (Gênesis 26:19); Como os pastores de Gerar não tinham fé, precisavam discutir; 
  • Quem vive pela fé, mesmo perdendo já ganhou. Abraão escolheu morar no deserto porque Ló ficou com as lindas campinas de Sodoma e Gomorra. Lá, Abraão enriqueceu e conheceu a Deus ainda mais. 

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6.

Aplicações práticas para a igreja 

A vida cristã, pós-ascensão de Cristo, nos propõe alguns desafios, que quero deixar para a igreja:

1.      Seja misericordioso, como Deus é com você!

Misericórdia é dada a todos que se humilham diante de Deus.

Esteja apto a perdoar, porque você já perdoado. Não se pode ser “crente Sabor de Mel”, querendo misericórdia para si e fogo e enxofre para os outros. Pão na sua mesa e migalha para os outros. Ou ser tratado como filho e tratar os outros como um cão vil.

Tem que subir o nível de tolerância, visto que Deus tem sido tolerante contigo também. Todos os que se humilham diante de Deus alcançam misericórdia.

2.      Não perca de vista o sentido missionário de viver!

Existe um sentido missionário em toda a forma de viver do crente.

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta. Hebreus 12:1.

Andar e viver em Cristo é um estilo de vida de visibilidade e abrangência. Não dá para viver escondido, e Jesus ia entrar numa casa para não ser visto e quando foi visto deixou que a mulher o encontrasse.

Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32.

3.      Viva uma vida de adoração incondicional

A adoração do crente é incondicional.

Aquela mulher adorou verdadeiramente ao Senhor sob o fogo cruzado do silêncio, da rejeição e de uma palavra não amigável (inicialmente).

A adoração que demonstrou pelo Senhor, foi o combustível que a ajudou a suportar tudo, e obter o testemunho do Senhor: grande é a tua fé.

Oremos!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.