Home / Acontece / Textos e Reflexões

Sentados à mesa do Senhor

Texto de Abertura

14 E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. 15 E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; 16 Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. 17 E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; 18 Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. 19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. 20 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Lucas 22:14-20.

Introdução

A Ceia do Senhor com os discípulos, está incluída dentro dos Eventos da Paixão de Cristo, que acontecem na última semana do ministério terreno de Jesus.

Durante esta última semana, sabemos que:

Na sexta-feira, anterior à crucificação, Jesus chegou com sua caravana em Betânia, onde é ungido por Maria, irmã de Lázaro;

No domingo, fez a entrada triunfal em Jerusalém;

Na segunda, faz a purificação do Templo expulsando cambistas e mercadores que exploravam o local comercialmente;

Na terça é um dia dedicado às parábolas e ensinos sobre o Reino de Deus e sobre os fins dos tempos;

Quarta, é um dia do repouso não mencionado nos evangelhos, assim como no sábado.

A última Ceia de Páscoa acontece na quinta-feira, à noite, depois, eles cantam um hino e vão para o Getsêmani.

Jesus instituiu a Ceia como uma ordenança à igreja, dizendo fazei isso todas as vezes que comerdes e beberdes em memória de mim.

Vejamos alguns pontos no texto de Lucas pelos quais podemos observar circunstâncias especiais deste dia, que marcou a vida dos discípulos e marca a vida da Igreja:

1.    A Ceia é preparada pelos discípulos a pedido do Senhor

E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos. E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos? Lucas 22:8-9

Momentos antes, Jesus conta uma parábola sobre o Reino de Deus, a respeito de um rei que preparou as bodas de seu filho, e cujos convidados se esquivaram do convite sobre diversos pretextos: comprei um campo e tenho que ir vê-lo (não tenho tempo); comprei uma junta de bois e devo ir experimentá-la (eu trabalho); casei-me (tenho que cuidar da minha família). Assim, um a um, vão deixando o convite de lado, e priorizando outras coisas. A Ceia ocorreu, porém, não mais com os convidados e sim com pessoas que foram chamadas de última hora, trazidas pelos servos. Aqui fica uma advertência, pois, aqueles judeus priorizaram tudo menos o que mais importava.

A Ceia foi preparada pelos discípulos, a pedido do Senhor. E foi celebrada pelo Senhor com os que a prepararam. Seria uma grande desfeita que qualquer um deles, estivesse fazendo outra coisa que não fosse estar ali, reunidos. Aquele momento era especial e único.

2.    A Ceia tem a hora certa para se colocar à mesa!

14 E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. Lucas 22:14.

Quando chegou a hora, pôs-se à mesa. A mesa com o Senhor não é uma mesa qualquer. Aquele cenáculo era uma sala grande e mobiliada, tinha sido preparada, mas, nunca antes, foi tão especial, e nunca depois também. Tudo ali, tornou-se único naquele dia que o Senhor se sentou à mesa com os seus discípulos.

A mesa com o Senhor é comunhão entre nós, irmãos, e com Ele. Comemos do mesmo pão, do mesmo bocado, da mesma singeleza e fé. Essa mesa nos aproxima uns dos outros e nos aproxima do Senhor. Ela nos deixa contristados por nossos pecados e nos alimenta visando nos fortalecer para continuarmos em frente e debaixo da misericórdia do Senhor.

3.    A Ceia é desejada pelo Senhor

Desejei muito comer convosco esta páscoa. Lucas 22:14, a.

Jesus guardou consigo aquela informação, aquele desejo de comer com os seus discípulos não era conhecido deles, até aquele momento.

4.    A Ceia ocorreu antes de Cristo padecer

Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça. Lucas 22:14, b.

Não é de se ficar maravilhado que Jesus desejasse muito aquele momento, mesmo sabendo que dali pra frente iria enfrentar um duro sacrifício? Ele poderia desejar outras coisas, mas, queria simplesmente sentar-se à mesa e comer com os seus discípulos, antes de padecer.

O Senhor diz, sempre, nestas cartas, “ao que vencer” e, quando ainda estava fisicamente entre os discípulos, observou que, no mundo, teríamos aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo, porque ele tinha vencido o mundo:

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33.

Nós vamos suportar aflições neste mundo, sim, mas, algo que nos ajuda a perpassar por tudo é sentar-se à mesa com o Senhor e a igreja. Pra quem vencer, como diz em Apocalipse, terá uma mesa futura, onde se assentará com todos os salvos, para as bodas do cordeiro.

5.    A Ceia futura ocorrerá no Reino de Deus

16 Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. 17 E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; 18 Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. Lucas 22:16-18.

Eu lhes digo que não beberei mais deste fruto da videira até que naquele dia em que a beberei nova convosco no reino de meu Pai. Mateus 26:29.

E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Apocalipse 19:6-9.

6.    A Ceia presente tem motivo e significado

Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus 26:28.

O motivo é trazer à “memória”. Essa ação desencadeia em nós: contrição, análise e pedido de perdão nos levando ao verdadeiro significado do sacrifício de Cristo, que é perdoar os nossos pecados e nos conservar para a vida eterna;

Considerações finais

Quando nos assetamos à mesa com o Senhor, é um momento único, especial e restaurador. Nos leva pensar em nossa vida com o Senhor, a pedir perdão, a sermos renovados em sua presença. Esse momento especial deve ser priorizado por nós, crentes, em detrimento de tudo mais, onde devemos dar valor ao que o Senhor estabeleceu para a vida da igreja como uma ordenança, sob o risco de nos afastarmos do cristianismo bíblico, para uma vida morna e mais convencida do que convertida.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.