Home / Acontece / Textos e Reflexões

NOVO NASCIMENTO

Jesus e Nicodemus

 

João 3. 1-21.


João capítulo três contém o texto que resume toda a bíblia. Há estudiosos que dizem que a bíblia é resumida no versículo 16: Deus amou o mundo se tal maneira, que deu seu único filho para que todos aquele que Nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna.

Mas esse texto ele está dentro do contexto de um diálogo que acontece entre Jesus e um homem fariseu, chamado Nicodemos.
Um homem que procura Jesus, a noite, para entender sobre o que Jesus apregoava.
Bem, gostaria de dividir essa ministração em 2 Observações importante e a partir dessas observações, seremos capazes de dizer se de fato nascemos de novo:

1) A vida de Nicodemos
2) Novo Nascimento.


Sobre Nicodemos, quero destacar duas coisas que devem ser observada e aplicada em nossa vida cotidiana:

1) A CAPACIDADE PARA APRENDER - Nicodemos era um homem, que já havia conquistado muitas coisas em sua vida, era chefe dos fariseus, tinha muito conhecimento sobre a lei e sobre os mandamentos, mas ele não se limitou àquilo que ele sabia. Vejo aqui um homem aberto e desprovidos de crenças e costumes que o impediam de crescer. Ele queria saber mais.
Tem pessoas, que chegam a uma certa idade e param no tempo. São cheios de crenças, mais costumes e não acompanham as mudanças que acontecem e não se abrem para aprender coisas novas e novas formas de pensar. Pessoas empacadas, teimosas, e pior, pensam que já sabem de tudo e não precisam aprender. E Nicodemos vem aqui reforçar uma verdade, ninguém é tão sábio que não tenha o que aprender.
Meu conselho nessa noite é: esteja aberto para aprender, se liberta de crenças, de verdades que te impedem de ouvir e ver o que o outro pode ensinar, avance, prossiga, melhore;

2) A CAPACIDADE DE REFLETIR SOBRE SUAS AÇÕES ANTES DE PRATICAR - Nicodemos não agia por impulso - dá ao outro o direito de se defender. Enquanto uns buscavam prender e crucificar Jesus, Nicodemos queria ouvir a explicação de Jesus. Jo. 7: 51 Não vamos condenar sem antes ouvir; Não agir como massa de manobra. As vezes condenamos pessoas, projetos, sonhos, porque queremos agir no impulso. Não tire conclusões sem antes ouvir a outra parte... Não julgue, porque com a mesma medida que julgas, serás julgados;

E agora entro na segunda parte dessa ministração - É este homem, que agora é confrontado por Jesus, e descobre que para ver e entrar no reino de Deus tem que nascer de novo.

É interessante, que Nicodemos conhecia toda a lei, era mestre, mas não foi capaz de entender o ensino de Jesus acerca do novo nascimento. O caos da ignorância de Nicodemos, demonstra o quanto vivia no automático. Era um religioso, mas não estava pronto para o reino de Deus. E A PROPOSTA DE JESUS É O REINO DEUS É PARA OS QUE CRER.

E é no encontro com Jesus, que Nicodemos encontra o caminho da mudança. A grande questão aqui é nascer dar água e do Espírito.

E quero destacar algumas qualidades de alguém que nasceram de novo:

Nascer da água , dá se no processo do batismo - ato público de alguém que aceitou o sacrifício de Cristo e o plano da salvação... Fé, Arrependimento, conversão, regeneração e a justificação... E alguém que passou pelo precisam agora dar sinais de novo nascimento, vejamos alguns desses sinais:

1) Demonstra sinais de arrependimento. Passa por uma mudança radical de vida. É uma mudança que acontece de dentro para fora. Muda seu modo de pensar, de falar e de agir.
2) Faz parte de uma igreja e está em comunhão com Deus e com seus irmãos. Membro de uma igreja que não demonstra frutos de arrependimento e de mudança de vida, é um religioso.
3) Vive uma vida fora da igreja do mesmo jeito que é dentro da igreja. O mundo precisa olhar para nós e ver diferença e mudança.
Em resumo, quem nasce da água, é diferente, anda diferente, se veste diferente, se relaciona diferente, paga o que deve, tem boas obras, não é contendeiro, fofoqueiro, maldoso, egoísta, infiel...

Agora, novo nascimento é nascer da água e do Espírito. Nascer do Espírito é diário. Viver buscando santificação constante para entrar no reino de Deus. Sem santidade ninguém verá a Deus.

Pessoas que nascem do espírito:

Tem obras que glorificam a Deus. Apresentam o fruto do Espírito. Amor, paz, longanimidade, benignidade, bondade, temperança mansidão...
Amados a igreja tem sofrido na atualidade por pessoas que dizem ser crentes, mas suas obras são ímpias. Deus não tem compromisso com pessoas descompromissadas com a sua Obra.
E hoje é dia de refletirmos se nascemos de novo ou somos apenas um religioso. Se somos nascidos de novo os frutos de, nascidos da água e do Espírito, precisam aparecer.

CONCLUSÃO

Após essa conversa com Jesus, Nicodemos vai aparecer na bíblia mais duas vezes, primeiro 7:51 quando ele busca justificar porque não prenderam Jesus. Aqui ele ainda era alguém que estava envolvido com o ensino dos fariseus. Estava meio crente Raimundo, trilhando em dois pensamento.
Mas num segundo momento, em que ele aparece na bíblia, Jo. 19.39 foi para oferecer 35 litros de perfume para embalsamar o corpo de Cristo. Aqui amados, podemos entender que Nicodemos estava oferecendo o melhor do seu perfume para Cristo.
Novo nascimento deve acontecer de dentro pra fora;
Se ao olhar para sua caminhada passado x presente e não ver mudança de vida, você precisa nascer de novo;
Nascer de novo é uma experiência de mudança radical. É transformação, metamorfose. (Lagarta para borboleta)
Precisamos olhar para o nosso passado e sentir tristeza pelo que fazia. Sentir nojo... Se estamos com saudades ou praticando o que fazíamos antes da conversão, não nos arrependemos genuinamente e é necessário nascer de novo.

O cerne dessa conversa está em: na verdade, na verdade, se não nascer de novo não pode ver o reino.... Na verdade, na verdade se não nascer da água e do Espírito, não entrará no reino do céu.

Que Deus nos ajude a perseverar em nossa caminhada, crescendo, mudando e se transformando até chegar ao céu!!

ABIGAIL ARAUJO DA SILVA DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.