O Perigo de andar Desgarrado sem Pastoreio

Jeremias 3:15 Deus Chama e forma pastores segundo seu coração.

Números 27.17 - Pastor vive e se preocupa com suas ovelhas

Mateus 9.36 - Ovelha que não tem pastor, vive com a multidão buscando comida perecível.

Num tempo em que se fala de pessoas desigrejada, ou até mesmo dos andarilhos da fé.... quero falar um pouco sobre o perigo de andar desgarrado sem pastoreio.

O perigo de ovelha andar sem pastor: a preocupação de Jesus, ao olhar uma multidão desorientada, sem direção, desgarrada... E sente compaixão dela;

Esse olhar e observação de Jesus, faz sentido quando entendemos algumas características/ peculiaridades da ovelha o que a torna frágil e suscetível a se desgarrar.

A OVELHA É UM ANIMAL FRÁGIL

• Está vulnerável ao predador; ovelha sem pastor é uma presa fácil para ciladas dos predadores. Corre o risco de ser devorada, quando não, machucada e violentada por não possuir habilidades de luta.

A OVELHA TEM VISÃO CURTA

• Por ser míope, não tem visão ampla; Não Tem seus sentidos aguçados... se engana facilmente com as ofertas e não sabe discernir a erva boa da má; Cair em precipícios - e não terá como sair dele sem ajuda de um pastor.

A OVELHA É INOCENTE E TEM SENTIMENTOS

• Desgarra com facilidade do rebanho - se distrai com facilidade e quando percebe está longe do rebanho; Se envolve emocionalmente rapidamente com aquele que chega e lhe oferecer carinho, sem perceber que este pode ser um predador.

São essas observações que Cristo faz ao comparar aquela multidão, a ovelha. Seu olhar atento e aguçado faz um retrato da realidade daquelas pessoas,.a partir das características fisiológicas da ovelha.

ALGUMAS ADVERTÊNCIAS AS OVELHAS DE CRISTO:

Engana- se quem acha que não precisa de um pastor; o pastor é importante na vida ovelha, pq corrige seu caminhar, e lhe dá direção correta, porém, distante do pastor, por ser frágil e inocente, cairá com facilidade nas valas do inimigo.

• Longe do pastor, a ovelha não terá suas necessidades supridas; viverá faminto de pão e de água e se alimentará de comida perecível.
  • A ovelha precisa ser guiada para beber água, o pastor conhece o caminho para te conduzir a fonte de água; Ele te conduzirá a lugar que tem sombra e te alimentará de pastos verdejantes.

Conclusão

Ovelha precisa de pastoreio para sua sobrevivência, caso decida viver longe do rebanho, existe um risco eminente de ser devorada pelos predadores.

O mais bonito dessa história, é que ovelha que é ovelha se permite ser cuidada e guardada por seu pastor!

Ela reconhece a voz do seu pastor, e quando guiada e alimentada pelo seu pastor, ela produz lã o ano todo... No inverno ou no verão, ela produz;

Há muito lobo transvestido de ovelha, e sua intenção é devorar a ovelha e fazer com que lá venha se desgarrar do rebanho,

Esteja ao lado seu pastor, o cajado do pastor serve para resgatar a ovelha que quer se desgarrar, e também para espantar os predadores.

Medite no louvor: De nada tenho falta - Jéssica Augusto

ABIGAIL ARAUJO DA SILVA DAVILA