Confiando na renovação de Deus

²⁹ Dá forças aos cansados e vigor aos fracos.

³⁰ Até os jovens perdem as forças e se cansam, e os rapazes tropeçam de tão exaustos.

³¹ Mas os que confiam no Senhor renovam suas forças; voam alto, como águias. Correm e não se cansam, caminham e não desfalecem. Isaías 40:29-31 (NVT).

A última vez que ministramos sobre esse texto foi em 24/11/2022, durante esses quinze dias, o Senhor me fez lembrar, meditar e me alegrar com esse texto novamente.

Resumo do capítulo 40 de Isaías

v.1-2

Deus corrige e consola

• Justiça de Deus

v.3-5

Plainar o terreno

• Preparo para Sua vinda

v.6-8

Os dias do homem são passageiros

• Promessa é atemporal

v.9-11

O Senhor está vindo

• Recompensa: alimentar, levar nos braços e conduzir

v.12-28

Comparação do Senhor com as suas obras

• A Terra e seus moradores são como nada

v.29-31

Os que confiam (esperam) no Senhor

• Renovam suas forças
  • Voam alto com as águias
  • Correm e não se cansam
  • Caminham e não desfalecem

Intenção do autor

Isaías profetizou em um período de instabilidade política e incerteza, marcado pelo declínio do reino de Israel e pela ameaça crescente do Império Assírio.

A mensagem de Isaías, portanto, está intimamente ligada às preocupações e esperanças do povo de Deus naquela época.

O profeta traz uma mensagem de conforto e esperança para o povo de Deus, prometendo àqueles que esperam no Senhor que receberão novas forças.

Esta promessa era particularmente relevante em um contexto de desafios e provações. Isaías usa uma figura de linguagem chamada de paralelismo para enfatizar a completa transformação que ocorre quando depositamos nossa esperança no Senhor.

Palavras-chave do texto (no original)

Esperar, confiar

SALMO 40

Esta palavra é traduzida como “aqueles que esperam”. No hebraico, a ideia vai além de uma simples espera passiva, ela implica uma esperança confiante e ativa.

Renovar

SALMO 30:5

Não é reforma, é troca mesmo. A ideia aqui é de troca, de renovar por algo melhor, mais forte

Força

SALMO 84:7

Esta palavra não se refere apenas à força física, mas também à força espiritual e moral

Eles se elevarão

ISAÍAS 43:2

A imagem é de alguém que está subindo acima das circunstâncias, como uma águia que voa alto acima das tempestades

Como águias

SALMO 103:5

As águias são usadas na Bíblia como símbolo de força, coragem e renovação

Aplicações práticas

1)    Dependência de Deus

Demonstre dependência e devoção como estilo de vida. Este versículo é um chamado à dependência e à confiança contínua em Deus. Ele não apenas apresenta Deus como a fonte de nossa força, mas também enfatiza a necessidade de esperar Nele ativamente, indicando um relacionamento contínuo e dependente com Deus.

Devemos cultivar uma atitude de dependência de Deus em todas as circunstâncias, inclusive quando as coisas estão dando certo na nossa vida. Isso pode ser feito através de relacionamento com Deus e da busca contínua pela direção dEle em nossas vidas.

Devemos entender que nossa identidade em Cristo é fundamentalmente uma identidade de dependência. Somos chamados a depender do Senhor em todas as circunstâncias e situações. Os discípulos aprenderam a depender do Senhor durante a caminhada com Ele, e depois da ascensão.

2)    Esperança em Deus

Espere em Deus e espere de Deus, confiando em Suas promessas, mesmo quando as circunstâncias são desafiadoras. Isso significa que devemos encarar os desafios da vida com uma perspectiva de fé, sempre esperando que Deus aja e cumpra Suas promessas.

Deus promete elevar seu povo a uma posição espiritual que dá uma perspectiva superior aos desafios terrenos. Deus promete força e resistência para os que esperam nEle, um convite para encontrar descanso em Sua força e não na nossa. Deus promete resistência para andar sem se cansar, uma figura da jornada de fé constante e duradoura.

3)    Renovação de Forças

Devemos buscar em Deus a renovação de nossas forças. Isso pode significar buscar tempos de descanso e restauração, dedicando tempo para o cuidado espiritual e físico, e sempre retornando à fonte de nossa força que é Deus.

A promessa de renovação e fortaleza pode é ativa no presente e também deve ser entendida como uma esperança futura, onde a plenitude da força e vigor de Deus será totalmente experimentada no reino vindouro.

Apelo

Mateus 11:28-30

Jesus convida todos que estão cansados e sobrecarregados a irem a Ele para descanso, ecoando o convite do Senhor para renovar as forças em Isaías 40:31.

João 1:1-3

Como o Verbo que estava no início, Jesus é o poder criativo de Deus em ação, lembrando a nós do Deus poderoso descrito em Isaías.

1 Coríntios 9:24

Somos encorajados a correr a corrida da fé, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, assim como os que esperam no Senhor em Isaías 40:31.

Considerações finais

A ideia de que aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças mostra o poder (o querer e o efetuar) de Deus em restaurar, revigorar e fortalecer aqueles que depositam sua fé e esperança Nele.

Deus está acima de tudo e de todos, sua grandeza não se compara a nada, pois tudo o que é comparado a Deus se reduz a menos do que pó, porém, Ele cuida ativamente de seu povo.

Fonte de pesquisa:

jesusdiario.com.br