Home / Acontece / Textos e Reflexões

As características bíblicas de uma igreja local

Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6:1-4.


Embora pertençamos a uma igreja invisível e de incalculável número de salvos de todos os tempos e por todo o mundo e, que, desde a sua fundação, aumenta mais e mais, não podemos ignorar que a igreja precise se organizar localmente, para melhor atender a sua comunidade, e, por isso:

a) tome formas por meio de denominações locais;

b) tenha estrutura que facilite o desenvolvimento de sua vocação; e

c) mantenha lista de crentes arrolados na sua membresia.
As igrejas que foram fomentadas pela ação do Espírito Santo em Atos 2, e que foram estabelecidas pelo trabalho do apóstolo Paulo, ocupavam uma localidade (Coríntios, Filipenses etc.), tinham obreiros, membros e identidade.

 

1. O que observamos na igreja primitiva em Jerusalém:


a) Rol de Membros: Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos... A igreja cresceu no número de discípulos e essa constatação foi possível porque ela sabia quantos discípulos tinha no início, de maneira que foi possível avaliar adequadamente que aquele número inicial agora estava franca em expansão:
⁴⁰ E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. ⁴¹ De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, ⁴² E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Atos 2:40-42.
⁴ Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil. Atos 4:4.

b) Assistência Social: houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano... As viúvas gregas, inicialmente, não eram cadastradas no rol de membros da igreja e, por isso, não estavam recebendo assistência, mas, logo alguém notou isso, e levou o problema aos dirigentes, que, prontamente, solucionaram o problema; Havia um cadastro de Assistência Social para atender as viúvas.

c) Pastores: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas... A igreja, de uma multidão de pessoas, tinha doze dirigentes, ou seja, haviam pastores na igreja, pessoas vocacionadas para cuidar do povo e ministrar a Santa Palavra de Deus!

d) Diáconos: Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio... Esses dirigentes convocaram uma Assembleia Geral na igreja e todos escolheram sete diáconos, qualificados espiritualmente, para dedicarem-se na administração e auxílio da igreja, enquanto os dirigentes se dedicavam no Ministério da Oração e da Palavra de Deus.


2. Distorções contemporâneas:


Hoje, muitas pessoas, que dizem ser crentes, alegam por livre escolha não pertencer a uma igreja local sob diversos pretextos pessoais, mas, todos incompatíveis com revelação da Verdade, porque negligenciaram que a Palavra de Deus diz indubitavelmente que alguém que é crente deve:


2.1) ser membro arrolado de uma igreja local;

2.2) exercitar a comunhão, convivendo com irmãos;

2.3) aprender a ser pastoreado por aqueles que DEUS escolheu para isso;

Hebreus 13:17 diz "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil". É interessante notar que os pastores darão conta de almas, mas de quais almas?
Obviamente, os pastores darão conta das almas que permanecem sob sua responsabilidade, mas, das almas que não são suas, dessas não darão conta.



3. Olhando o texto abaixo, veremos nas palavras de Jesus três coisas maravilhosas em se pertencer a uma igreja:


Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16:18.


1) Tu és Pedro: Jesus usa esse termo para falar que Pedro é uma pedra pequena, parte de um grande edifício e, nós, como Pedro, também somos pedras pequenas, pertencentes a um grande edifício invisível, mas real;

2) Sobre esta Pedra edificarei a minha igreja: Jesus agora fala de si mesmo como Pedra Fundamental de uma igreja que está alicerçada sobre Ele, e um edifício estabelecido sobre essa Pedra não pode ser abalado;

3) As portas do inferno não prevalecerão contra ela: é interessante saber que o inferno tem portas. Se o inferno tem portas é porque precisa se proteger do que está fora dele, neste caso, da igreja. E se o inferno precisa se proteger da igreja, é porque já não tem forças contra ela. O inferno não tem forças contra a igreja! Pense nisso!

 

4. E você? Está se perguntando “por que não é membro de uma igreja”? Tome uma decisão bíblica pra sua vida!


Quando você entrar numa igreja, se já recebeu Jesus como suficiente Senhor e Salvador, recomendamos que:

a) procure o pastor da igreja;

b) converse e manifeste seu interesse de membrar-se;

c) seja acompanhado em sua vida espiritual pelos dirigentes da igreja;

d) desenvolva comunhão com os demais membros do Corpo de Cristo.


Seja crente! Deus abençoe!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.