Extraindo princípios da Criação para uma vida que glorifica a Deus - Gênesis 1

Introdução

Ouvindo uma palestrante,.sobre criação de filhos, ela cita a história da criação, como princípio para educar um filho. E eu achei interessante, e quando comecei a ler, vi o quanto de princípios podem ser extraído do texto, e que podem bem ser aplicado a toda extensão de nossa vida.
A bíblia é repleta de orientações e ensinos que busca o aperfeiçoamento cristão, revelando princípios bíblicos para um viver que glorifica a Deus e nos aproxima Dele.
E quero então, olhar para a história da criação e extrair esses princípios para nossa vida na igreja, mas ampliar esse conteúdo para todas as outras áreas.
Bem, lendo os 3 primeiros versículos, consigo enxergar seis princípios, que são fundamentais para um viver íntegro e que glorifica o nome do nosso Deus:

1) O primeiro princípio é o iniciar o as coisas pelo começo

O texto abre a história contando que quando era o começo, no início, Deus criou.
Podemos utilizar esse princípio em vários projetos e decisões que tomamos em nossa vida. Devemos inciar pelo começo. Pessoas hoje sofrem, se decepcionam, se frustram em seus projetos, relacionamentos etc, porque começaram as coisas pelo final. Com anseio de descobrir o fim, começam pelo fim, e daí percebem que deveriam ter esperado, etc.

Aplicação Prática: qualquer projeto deve cumprir etapas. Qual é a primeira coisa que deve ser feita, e assim vai seguindo as fases seguintes, não se apresse para não correr o risco de colocar tudo a perder. O princípio de Deus não muda. Tem pessoas que querem ir pro final das coisas, e ainda diz que Deus mandou! Cuidado, comece do jeito certo!

2) Segundo princípio é o da Observação

Deus criou céu e terra, porque observou, estava escuro, não tinha forma, era vazia .. e vendo isso, Deus disse haja luz, seres viventes, luminares etc; fez uma análise do que era necessário existir.
Princípio: Olhar para a necessidade e construir a partir de; suprir a necessidade, preencher as lacunas... Planejar o que será necessário para suprir a deficiência; sentir a necessidade e então, fazer.

3) Trabalho

O haja de Deus é o movimento para acontecer o que Ele queria que existisse - ação.
O trabalho é a base da vida, pq ele vai determinar o que vc terá como resultado; trabalho não pode ser visto como castigo. Trabalhar é um princípio que na criação Deus determinou, primeiro que o homem cuidasse e lavrasse a terra. E após a queda e saída do jardim, Deus disse que ele deveria comer do suor do seu rosto. Tem que trabalhar. Ser útil. Desenvolver uma habilidade e focar nela. E se porventura o que vc achava que era bom, ainda não deu retorno, não cesse o trabalho, vai criando outras possibilidades.

4) Criticidade: Separar o que é bom do que não é bom

Veja que Deus viu que a luz era boa, e por isso separou luz e trevas.
A bíblia nos dá diversas orientações acerca da separação que deve haver entre o crente e o ímpio; entre a luz e as trevas; e é desta forma que devemos organizar a nossa vida;
Princípio: Não se una com quem não tenha os mesmos princípios e valores que os seus. Se os seus princípios são pautados na palavra de Deus, vc deve então buscar relacionamento com quem tem os mesmos valores. Tenha criticidade, discernimento. Observe os ventos, e veja se o caminho que vc escolheu está te conduzindo ao que Deus tem pra vc. (Critica não tem nada haver com grosseria ou falta de educação. Pessoas deselegante). Mas use o senso crítico para se desviar daquilo que não te aproxima de Deus.

5) Cooperação: Coletividade; fazer em conjunto, pensar e executar o plano junto

Vejam que na criação Deus diz façamos. Ideia de coletivo. Fazer junto. Princípio - coletividade. Vivemos num mundo em que as pessoas estão cada vez mais se isolando do mundo e entrando em seus mundinho, escolhendo viver só. Mas o princípio desde a criação é andar junto, fazer em conjunto. Ser útil. Somar com as ideias e cooperar para o bem coletivo.
(E aqui implica, inclusive a ideia de que se é bom para todos, a minha opinião não precisa ser aceita).

6) Descanso

Princípio básico para a vida e saúde das pessoas. A vida deve ser organizada de tal modo, que o descanso seja parte importante, tanto quanto as outras etapas.(construtoras hoje diminuem o tamanho das casas e investe em espaços de lazer, para que as pessoas tenham menos trabalho e mais descanso).
O descanso deve vir após o trabalho. Na igreja é muito comum pessoas dizerem eu vou priorizar a família, passeios, meu descanso, porém são pessoas que se ausentam do trabalho. Não faz nada na igreja, não se compromete com nada e quer ter descanso.
Princípio: Deus descansou no sétimo dia, mas os seis primeiros dias, foi de muito trabalho.
Descansem do trabalho e não no trabalho!!

Conclusão

Que você se aproprie desses princípios e seja feliz! Deixe o Espírito Santo te conduzir a caminhos eternos. Não fuja daquilo que Deus já planejou para ti. Você tem valor!!
2024 foco nesses princípios e seja feliz!!

ABIGAIL ARAUJO DA SILVA DAVILA