Home / Acontece / Textos e Reflexões

Corramos com paciência a carreira que nos está proposta

Texto: Hebreus 12:1-17

Introdução

Carreira é a ideia de continuidade, desenvolvimento gradual e progressivo, ao longo de uma vida, não se trata de saltos miraculosos: Eu posso mudar de local, mas, dar prosseguimento a partir de onde parei no local anterior. Isso é carreira e cada um tem a sua.

O texto de Hebreus 12 parece dar continuidade ao capítulo 11, onde exaltou a fé das pessoas que conseguiram chegar ao final de sua carreira porque acreditaram em Deus. Agora, vemos uma orientação dada por Deus à igreja, sobre detalhes de como essa carreira é percorrida na vida das pessoas que se propuseram a andar com Jesus.

1.  Carreira exige temor a Deus em dar BOM TESTEMUNHO e SEGUIR SEMPRE EM FRENTE

¹ Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta...

O EMBARAÇO e PECADO podem atrapalhar a nossa carreira:

O autor da carta orienta a igreja a deixarmos todo EMBARAÇO, ou seja, qualquer coisa que nos impede de fazer aquilo que fomos vocacionados, mas, que não necessariamente está relacionado a pecado. E, como não poderia deixar de ser, também o pecado, como erro grasso que podemos cometer.

O PECADO é um mecanismo do mal que coexiste em conosco, em nossa natureza humana, que, se não a sujeitarmos a Deus, ele domina a nossa vida, e acaba por nos afastar de Deus.

Essas duas coisas podem atrapalhar a nossa carreira do ponto de vista do:

1) NOSSO TESTEMUNHO (externo): visto que uma tão grande nuvem de testemunhas que nos rodeia; Se cairmos em mal testemunho, ficamos impedidos de alcançar com credibilidade que o evangelho merece, as muitas vidas que nos rodeiam.

2) IMPACIÊNCIA (interno): que pode nos fazer parar de correr a carreira que nos está proposta: fazer sentar, voltar para trás etc.

Deus não quer que você pare! Mas, essa CARREIRA é PROPOSTA e não IMPOSTA.

Veja o exemplo de Calebe:

“E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar”. Josué 14:11

2.  Carreira envolve o nosso maior modelo, Cristo

² Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. ³ Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. ⁴ Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.

A motivação que nos move a seguir em frente é sempre CRISTO. Veja que interessante, que a bíblia dá uma inspiração para vencermos. Ela diz que Cristo, que nos escolheu (autor de consumador da nossa fé), pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, e desprezou a afronta...

A cruz é a figura da injustiça e a afronta é viver sendo desafiado pelas constantes oposições deste mundo.

Jesus suportou a cruz e desprezou a afronta:

  • Suporta a injustiça: Cristo enfrentou julgamentos sem nenhum crime;
  • Despreza a afronta: Cristo foi cuspido, chicoteado, despido, vituperado por pessoas más;

De onde alguém tira forças para isso? Do gozo futuro que está proposto. Quando estiver passando por isso, olha para a promessa futura e vai em frente!

3.  Carreira passa por processo de correção de Deus

⁵ E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; ⁶ Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. ⁷ Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?

Como a gente não consegue seguir sempre sem errar, estamos passíveis de sermos corrigidos por Deus, assim como, nós como pais, corrigimos os nossos filhos, não para o mal, mas, porque os amamos. Existem muitos e muitos exemplos na bíblia de momentos que Deus usou de correção com seu povo ou com seus servos especificamente. Deus castigou Davi duas vezes, por ter pecado contra a casa de Urias e por ter enumerado o povo. Mas, Deus amava a Davi.

4.  Carreira demanda sujeição ao processo de disciplina de Deus

⁸ Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. ⁹ Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? ¹⁰ Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. ¹¹ E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.

Dura coisa é você corrigir alguém resistente à sua autoridade. Quando uma pessoa não aceita a disciplina que recebe, ela não é considerada filha de Deus, e sim um bastardo. Porque quem é filho, é sujeito à disciplina e suporta o processo, para produzir fruto pacífico de justiça. Porque a justiça só se consolida depois de ter terminado o processo de correção.

Durante a correção, ficamos tristes, mas, ao término dela, damos fruto.

Quero seguir minha carreira: Aplicações práticas

 

Agora, vemos o Espírito Santo afunilando o tema:

a)     Decisão de mudança de hábitos: ¹² Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, ¹³ E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.

A fraqueza espiritual não aparece do nada, mas, do gotejar contínuo da displicência com as coisas espirituais. A pessoa não tem mais forças para seguir em frente, mas, Deus manda levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados. É pra fazer o caminho de volta!

b)     Decisão de andar em paz e santidade: ¹⁴ Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; ¹⁵ Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

Quantas pessoas se perderam porque ficaram envolvidas em questões e problemas por falta de paz interior. Fuja de questões! Fuja de ambientes e situações que possam te fazer perder a sua paz, ou que possa te colocar em situação de igualdade com outros que não são santos. Tem pessoas que não conseguem deixar uma questão de lado e ficam cultivando amarguras no coração e, com ela, contaminando a muitos. Cuidado!

c)     Decisão de priorizar o sagrado: ¹⁶ E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. ¹⁷ Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.

Esaú vendeu sua primogenitura, depois, tentou recuperá-la e, mesmo chorando não a recobrou. Ele profanou o sagrado, não deu valor àquilo que era precioso, trocou bênçãos eternas pela satisfação imediata. Aquilo que Deus nos deu é muito preciso para trocarmos por qualquer coisa imediata neste mundo.

Oração

Estamos chegando ao final deste ano, e temos muito o que refletir sobre como vivemos a nossa carreira. Será que fizemos tudo certo ou negligenciamos algumas partes. Examine-se, pois o homem a si mesmo... vamos refletir e fazer uma oração sobre o que devemos fazer, não no início do ano que vem, mas, a partir de agora.

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.