Home / Acontece / Textos e Reflexões

Poderão viver esses ossos?

Ezequiel 37

 

O profeta Ezequiel foi levantado para profetizar nos primeiros anos do exílio babilônico, quando Nabucodonosor levou cativos os judeus de Jerusalém para a Babilônia. Na primeira etapa Ezequiel estava entre os cativos.

O ministério profético de Ezequiel ocorreu no momento caótico da destruição do templo, e Ezequiel foi levantado por Deus para profetizar o juízo divino aos apostata de Judá e Jerusalém; e para conservar a fé do remanescente fiel a Deus no exílio, tratando acerca da restauração do seu povo, porém tratava, da responsabilidade de cada indivíduo diante de Deus.

Pois bem, o capítulo 37 (que está dentro da promessa de restauração), fala da visão que Ezequiel teve de um vale de osso secos, e essa visão tratava da restauração que viria da parte de Deus para o seu povo.

Os ossos representavam a casa de Israel, que no exílio pereceu sua esperança. Mas a promessa de Deus viria para restaurar tanto a nação na terra prometida, como também sua ligação espiritual, tendo sua fé novamente fortalecida no Deus todo poderoso.

A visão

Ezequiel é levado a um vale de ossos, Ele descreve que eram numerosos os ossos naquele lugar, e veio uma pergunta: Poderão viver esses ossos? E Ezequiel disse: Senhor, tu o sabes.

Eu quero me ater a esse versículo, como base a ministração de hoje.

Porque assim como aqueles ossos representava um povo, que estava vivendo o momento mais adverso e tenebroso de suas vidas, ainda hoje, em nosso meio, há pessoas que estão vivendo essa sequidão vista por Ezequiel.

Sequidão – ato ou efeito do que está seco e necessita de água. Desejo ardente de humidade.

Os ossos secos hoje são comparados as lutas da vida, que hoje tem provocado sequidão em diversas áreas da nossa vida. Casamentos vivem a sequidão do tempo; famílias vivendo a sequidão dos laços destruídos e rompidos, almas sendo afligidas pela sequidão das circunstâncias e espíritos sedentos por água, pois estão na secura da falta de fé e de esperança.

E diante desse vale enfrentado por muitos de nós, a questão é: Podem esses ossos secos, voltar a viver?

Eu acredito que Ezequiel olhando para aqueles ossos, não via qualquer possibilidade de vida. Aos olhos humanos, seria algo impossível. Mas Ezequiel não se rende a lógica humana; mas vê em Deus a possibilidade de vida. Ao dizer Senhor tu o sabes, ele estava dizendo nós não conseguimos por nós, mas se o Senhor fizer, não vai ficar um osso se quer deitado.

Deus então dá uma ordem a Ezequiel: Profetiza sobre estes ossos secos, dizendo: Ossos secos, ouça a palavra de Deus. E Ezequiel começa a profetizar, conforme a ordem dada, e eis que houve um ruído, enquanto ele profetizava e os ossos começaram a se juntar cada osso ao seu osso.

Conclusão

O que é que na sua vida está como esses ossos secos. Não tem mas sequer resíduo de humidade, e está tão seco, que é improvável acontecer alguma modificação?

De fato em nós, não há possibilidades, mas no poder do Senhor, tudo é possível; Não confiamos em braço de carne, mas no Deus todo poderoso.

Quantos de nós enfrentamos situações que olhando humanamente, é impossível acontecer. Quem diria? Essa pergunta tem sido real em muitas situações que enfrentamos.

A ordem para que ossos vivam, é a palavra de Deus. E quero te desafiar, a começar a profetizar sobre a sequidão que você está enfrentando, dizendo: sequidão no meu casamento, família, casa, trabalho, emocional, física... ouça a palavra de Deus. Receba vida, receba cura, seja restaurado.

Os ossos voltarão a se unir, osso em seu osso, isso quer dizer. Cada coisa vai voltar para o seu lugar; vai haver ligação de novo. Aquilo que foi quebrado, que foi desligado, vai voltar a ligar, segundo a ordem de Deus.

 

 

ABIGAIL ARAUJO DA SILVA DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.