Home / Acontece / Textos e Reflexões

A bênção da vida cristã no ordinário

¹⁹ Portanto, irmãos, por causa do sangue de Jesus, podemos entrar com toda confiança no lugar santíssimo, ²⁰ Por sua morte, Jesus abriu um caminho novo e vivo através da cortina que leva ao lugar santíssimo. ²¹ E, uma vez que temos um Sumo Sacerdote que governa sobre a casa de Deus, ²² entremos com coração sincero e plena confiança, pois nossa consciência culpada foi purificada, e nosso corpo, lavado com água pura. ²³ Apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa. ²⁴ Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. ²⁵ E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo. Hebreus 10:19-25.

Introdução

Antes de tudo, precisamos falar um pouco sobre o ordinário. Segundo o dicionário, o ordinário é aquilo que se faz conforme o costume, uma ordem normal, comum, que se repete regularmente, ou se faz presente a todo instante.

Diferentemente da concepção errônea de alguns crentes pós-modernos, a vida é feita do ordinário, inclusive na igreja. Nós somos bombardeados por filmes e redes sociais sobre como é belo ter estilo de vida extravagante, aloucado, intenso e delirante e como é sem graça a vida comum e cotidiana da maioria das pessoas, cercada de trabalho árduo, cuidado do lar e da família, enfrentamento de conflitos e problemas diversos.

Tem muita gente, inclusive crentes, que não lida bem com o ordinário da vida, não páram por muito tempo num lugar, não conseguem encontrar paz no que faz, está sempre à procura de mais emoções. Há crentes que acham que o evangelho é viver no extraordinário, procurando uma vida de milagres e fenômenos.

Por isso, algumas pessoas se atrapalham na vida porque vivem na busca do místico, dos arrepios, das visagens, dos revelamentos, ou seja, de tudo aquilo que não faz parte da vida cristã comum. 

Em 2019, viralizou na internet um vídeo de um falso profeta em Joanesburgo, África do Sul, que forjou a ressurreição de um falso morto, o que veio a repercutir muito negativamente no mundo por onde essa notícia passou (BBC Brasil e G1). O que chama a atenção é saber que quando o homem levantou do caixão, as pessoas no culto começam a vibrar, dois meses depois o falso morto morreu de pneumonia, mas, não era a primeira vez que ele participava de um falso milagre na mesma igreja. É por causa dessa necessidade de extraordinário, que falsos profetas ganham força onde deveriam mostrar compromisso com Deus e serem colocados à prova pela igreja.

As nuances de experiências com altos e baixos parecem ser uma regra de vida desejada para quem não lida bem com a disciplina e o ordinário que a bíblia nos ensina.

1)    A bíblia ensina a viver no ordinário

Por exemplo: A mulher (de Provérbios 31:10-31) é chamada de virtuosa porque era proativa em fazer coisas ordinárias, como levantar-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas (Provérbios 31:15). Não vemos essa mulher tresloucada, alvoroçada, vivendo em busca de grandes desafios, realizando o impossível, cheia de agitações etc. Ela sabe seu lugar, ela valoriza o melhor que Deus lhe deu!

Cuidado com a negligência no ordinário! Lembre-se de Tomé, um dos doze discípulos, não estava reunido com os demais quando veio Jesus (João 20:24). Alguns estudiosos acreditam que ele tenha saído para comprar comida, mas, que hora, não? Há crentes hodiernos que fazem a mesma coisa hoje. Na hora que deveriam estar reunido com os irmãos, foi no mercado comprar comida. É muita desorganização na vida!

Há milagres aconteceram na minha vida, sem que eu sentisse necessidade de ir atrás de qualquer um deles em qualquer lugar. Sempre fiquei na minha posição e, por meio desta convicção, recebi bênçãos que inclusive testemunhei em cultos de quinta-feira, na presença de quinze crentes. Penso sobre a importância não ser um Tomé e acabar por estar ausente em lugar e hora em que deveria me fazer presente.

2)    O ordinário no A.T. era imprescindível, mesmo sendo incompleto

¹ A lei constitui apenas uma sombra, um vislumbre das coisas boas por vir, mas não as coisas boas em si mesmas. Os sacrifícios são repetidos todos os anos, mas nunca puderam purificar inteiramente aqueles que vêm adorar. Hebreus 10:1.

No capítulo 10, a carta aos Hebreus inicia informando o que os sacerdotes do antigo testamento não conseguiam purificar inteiramente aqueles que vinham adorar a Deus. A repetição contínua de rituais e leituras não agregavam, não davam uma nova condição para o povo, e todos saíam de lá, com a culpa e o pecado que os acompanhava.

Mesmo assim, ninguém demovia aquelas pessoas de buscarem a Deus. Porém, nós alcançamos uma melhor sorte! Como diz em Hebreus 11:40: Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.

No versículo 19 e 20, o autor começa a demonstrar que temos uma condição melhor de justificação e redenção por causa do sangue de Jesus. Porém, o autor adverte “entremos com confiança”. A ideia é fazer isso habitualmente e, também, com confiança! A chave é o modo de vida habitual de entrar com confiança: não é o local, não é uma pessoa, não é o extraordinário! É o hábito é o modo. Viver no ordinário é uma bênção!

¹⁹ Portanto, irmãos, por causa do sangue de Jesus, podemos entrar com toda confiança no lugar santíssimo, ²⁰ Por sua morte, Jesus abriu um caminho novo e vivo através da cortina que leva ao lugar santíssimo.

No Antigo Testamento, as pessoas ficavam de fora do Santíssimo, alienadas ao que acontecia lá dentro. Hoje, você e eu podemos entrar diante daquele local, agora invisível, mas, real, que está bem aqui diante de nós. Podemos chorar as nossas dores e sairmos daqui leves, podemos vibrar com a nossa adoração, nos alegrar pela esperança que temos em Deus e agradá-lo com nosso modo de adoração.

Estamos todos no mesmo lugar, e podemos ter gente que sairá daqui renovada por Deus, enquanto outros dirão: Fui lá, e não vi nada!

3)    A igreja primitiva convivia no ordinário

No Antigo Testamento não é possível aperfeiçoar o adorador, já no novo, o sangue de Cristo o aperfeiçoa em santidade. Eu corro o risco de não ser aperfeiçoado se não tiver em comunhão no ordinário com meus irmãos.

Você pode dar voltas ao mundo e continuar no mesmo lugar se Deus não te mandou dar essas voltas. E você pode estar no mesmo lugar e dar grandes voltas ao mundo da sua vida se estiver no lugar aonde Deus te mandou estar.

A igreja convive no ordinário! ²⁵ E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo. Hebreus 10:25.

4)    A igreja atual que convive no ordinário, experimenta o extraordinário

Ninguém vive só de extraordinário e não é diferente com a Igreja. A igreja só experimenta o extraordinário porque vive na maior parte do seu tempo, no ordinário!

³ Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. ⁴ E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes. Atos 1:3,4.

⁴² E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. ⁴³ E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. ⁴⁴ E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. ⁴⁵ E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. ⁴⁶ E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, ⁴⁷ Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:42-47.

5)    Aplicações práticas: O que nos mantém no ordinário?

5.1)        vs 19,20,21,22 entrar com confiança no lugar santíssimo e coração sincero: A pessoa vai perdendo a confiança em Deus e vai colocando em outros fatores falíveis: na denominação “a”, “b” e “c”, no profeta fulano etc. A confiança no sacrifício de Cristo e o lugar sincero me dão acesso ao lugar do santíssimo, aonde posso me derramar diante de Deus e ser abençoado.

5.2)        v 23 apegar sem vacilar à esperança que professamos, Deus cumpre a promessa: Eu, particularmente, gosto muito do texto de Esdras sobre essa esperança que professamos. Veja como Deus cumpre a sua promessa sobre nosso posicionamento.

²² Pois tive vergonha de pedir ao rei soldados e cavaleiros para nos acompanhar e nos proteger de inimigos ao longo do caminho. Afinal, tínhamos dito ao rei: "A bondosa mão de nosso Deus está sobre todos que o adoram, mas seu poder e sua ira estão contra todos que o abandonam". Esdras 8:22

5.3)        vs 24, 25 motivar uns aos outros na prática do amor e boas obras, reunir e encorajar: Uma vez que tenho parte no sangue de Jesus e no Seu Corpo, o que Jesus utiliza para nos aperfeiçoar? A caminhada com os irmãos. Custou o sangue de Cristo, custou o seu corpo rasgado, a oportunidade que você tem de ser aperfeiçoado como pessoa. Como eu posso negligenciar esse sangue e esse corpo? Negligenciando a comunhão. 

Considerações finais

Você foi comprado por alto preço, para andar em comunhão. É na comunhão que a gente cresce no amor e nas boas obras. Domingo passado foi um dia de festa. Deus estava aqui. Hoje é um domingo ordinário, ele também está aqui. Deus está formando pessoas no ordinário, não no extraordinário.

O que tinha todo dia na igreja primitiva era o essencial: ensino, comunhão, oração. Quando resolvemos todo dia na refeição orar com o Henry, não foi milagre que ensinou ele a orar, foi o hábito, foi o ordinário. Esse é o resultado do ordinário de Deus.

“Será que uma erupção de milagres sustentaria a fé? Provavelmente não; pelo menos, não sustentaria o tipo de fé em que Deus parece estar interessado. Os israelitas são uma grande demonstração de que os sinais só conseguem nos tornar viciados em sinais, não em Deus”. Philip Yancey

As crianças têm uma vitalidade abundante, são impetuosas e livres de espírito, e portanto querem as coisas repetidas e inalteradas. Elas sempre dizem "De novo"; e o adulto faz de novo até ficar quase morto. Os adultos não são suficientemente fortes para exultarem na monotonia. Mas talvez Deus seja suficientemente forte para exultar na monotonia. É possível que Deus diga ao sol todas as manhãs: "De novo", e diga à lua todas as noites: "De novo". Pode ser que não seja uma necessidade automática que faz todas as margaridas iguais; pode ser que Deus faça cada margarida separadamente, e que nunca tenha cansado de fazê-las. Pode ser que Ele tenha um eterno apetite de infância; pois nós pecamos e envelhecemos, e nosso Pai é mais jovem do que nós." G. K. Chesterton

A igreja de Cristo é aperfeiçoada no ordinário. Deus abençoe!

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.