Seja um incentivador, o mundo está cheio de críticos

2 Timóteo cap. 1 vers. 1 ao 8

Esta é a última carta de Paulo. Na época da sua escrita, o imperador Nero estava tentando deter a disseminação da fé cristã em Roma, perseguindo severamente os seguidores de Cristo,

Paulo já havia sido aprisionado uma vez em Roma (em prisão domiciliar AT. 28.30) e depois a sua liberação em 62/63 D.C., ele realiza uma quarta viagem missionária durante a qual escreveu (1 Timóteo e Tito), mas agora, ele era novamente prisioneiro do imperador em Roma. Desta vez as condições eram muito diferentes, uma vez que ele provavelmente estava em uma masmorra fria e acorrentado como um criminoso.

A maioria dos seus amigos o havia abandonado e mesmo aqueles que o procuravam tinham dificuldade para encontrá-lo. Nesta época, Paulo sabia que o seu trabalho estava concluído e que a sua morte estava próxima.

Quando o apostolo Paulo escreve essa carta a Timóteo o apostolo já estava com a sua idade avançada não tendo a mesma energia, ele tinha Timóteo como uma pessoa a quem ele poderia contar.

Paulo sabia que Timóteo precisava de incentivo, uma vez que estava enfrentando dificuldades significativas, ainda havia problemas com falsos professores de dentro da igreja, e a certeza de intensa perseguição de fora da igreja. Por este motivo, Paulo incentiva Timóteo para que guarde a VERDADE, PREGUE A PALAVRA, SUPORTE AS ADVERSIDADES E CUMPRA O SEU PROPÓSITO, dado por Deus no ministério.

LEANDRO BARBOSA