Home / Acontece / Textos e Reflexões

A fé de Jairo

 

Texto: Lucas 8:40-56

Introdução

O capítulo 8 de Lucas, começa narrando que Jesus andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia pregando e anunciando o evangelho. Tanto as cidades que eram concentração maiores de pessoas e comércio como as aldeias que eram povoados rurais pequenos eram alvos do ministério de Jesus. Para Ele, todos são importantes e carecem da pregação do evangelho.

Depois, Jesus atravessa o Mar da Galileia até Decápolis (conjunto de dez cidades), para levar o evangelho. Acontece a tempestade no mar, onde Jesus acalma o vento e o mar, e, depois, chegam em Gadária, que é a primeira cidade, ali é libertado o endemoninhado gadareno. Depois, Jesus retorna ao ponto de partida, em Cafarnaum (que era onde morava e mantinha sua base missionária), ali havia uma multidão à sua espera.

A chegada de Jairo

(v.40) Jairo era um príncipe da Sinagoga, um homem reconhecidamente importante e com grande responsabilidade e posição. Mas, ele chegou desprovendo-se desta posição, prostrando-se aos pés de Jesus, adorando-o, e pedindo para que Jesus entrasse em sua casa, onde estava sua filha, à beira da morte.

Aquela situação de Jairo não era o fim dele e sim uma situação que acabou por aproximá-lo de Jesus. Tanto que Jairo não foi até Jesus em um momento bom da vida dele, ou no começo dessa enfermidade, ele foi no momento mais crítico, onde não tinha mais jeito, quando a sua filha estava correndo risco de vida.

Testemunho que assisti no Facebook. Através de uma coisa ruim, Deus deu um sinal de que estava na minha vida.

A interrupção da caminhada até sua casa

(v.42) Indo Ele (Jesus), com seus discípulos e Jairo, a multidão apertava e dificultava a caminhada (v.43 a 48), vemos que havia outras pessoas enfermas, inclusive uma mulher que padecia do fluxo de sangue, que foi curada e salva por sua fé. Esse acontecimento retarda um pouco mais a chegada de Jesus à casa de Jairo. Esse pouco de tempo ali, foi suficiente para que a filha de Jairo entrasse em óbito.

(v.49) Foi neste momento que chegou alguém vindo da casa de Jairo com a notícia da morte da filha, mas, é interessante que essa pessoa não fica apenas na notícia, como também quer determinar o que fazer com ela: não incomodes mais o Mestre. A praticidade pode ser um problema quando se trata de paciência, perseverança e fé.

(v.50) Foi necessário Jesus puxar Jairo de volta para o lado da fé, e não da razão e do fato da menina estar morta, pois a última Palavra ainda é de Deus.

A chegada na casa de Jairo

(v.51) Ao chegar na casa de Jairo, Jesus pediu que todos se retirassem de dentro da casa (fica mais evidente comparando a mesma história nos evangelhos de Mateus e Marcos). Permaneceram apenas os três discípulos e os pais da menina. Isso ocorreu porque as mesmas pessoas que estavam chorando também foram capazes de rir quando Jesus disse que a menina dormia. Algumas pessoas têm a profissão de carpideira, que são profissionais contratados para chorar no velório de defunto alheio. Até hoje, existe essa profissão inclusive no Brasil.

A ideia de Jesus, ao dizer que a menina dormia, não era de parecer alienado aos fatos, muito pelo contrário, era de demonstrar que o seu poder é tão grande que ressuscita um morto tal qual alguém que acorda uma pessoa do seu sono. Não foram muitas as pessoas que ressuscitaram no ministério terreno de Jesus, vemos que Ele ressuscitou diretamente três pessoas, sendo: O filho da viúva de Naim, A filha de Jairo, Lázaro, seu amigo.

Para participar desse acontecimento milagroso, estavam presentes os três discípulos de Jesus e os pais da menina. Pessoas que demonstraram limitações na sua fé, não puderam ver diretamente o que ocorreu: a pessoa que disse “não incomode mais o mestre” e as pessoas que riram de Jesus, foram convidados a permanecer fora da casa. O milagre daquela ressurreição foi testemunhado diretamente por pessoas que creram no poder de Jesus.

Aplicações práticas

Jairo foi revestido de algumas maravilhas que andar com Jesus produzem em nós, e quero elencar aqui quatro dessas muitas maravilhas que experimentamos:

1)    Fé perseverante

O encontro com Jesus despertou uma fé perseverante na Sua Pessoa e Jairo demonstrou a força da sua fé sem palavras, quando apareceram situações que poderiam lhe intimidar:

1.1  - Multidão: dificultava o acesso e poderia fazer pensar por que Jesus vai iria atendê-lo quando tinha tem tanta gente aqui, com problemas também. A multidão representa o excesso de contingente de pessoas sem propósito, fazendo volume. Quem tem foco, sabe da sua necessidade e não se intimida com a multidão.

1.2  - Demora: Expectativa do atendimento imediato pode ser frustrada por intercorrência de outros acontecimentos simultâneos, que fazem o milagre demorar mais do que achamos que deveria. Mas, qualquer impacto no atendimento de Jesus é corrigido pelo seu próprio querer e poder em atender ao nosso clamor.

1.3  - Notícias fatídicas: a menina está morta, não tem mais o que fazer. Para quem trouxe a notícia, Jesus só podia curar, mas, Jesus também pode ressuscitou. Têm notícias que recebemos que parecem ser o fim, e podem fazer com que desistamos da nossa fé e esperança. Mas, Jairo mostrou que olhar somente para Jesus é a melhor solução.

2)    Direção

Ao entregarmos a nossa situação para Jesus, as circunstâncias já não determinam a história e sim a vontade de Deus. A filha de Jairo representa toda e qualquer situação que nos leva a recorrer somente a Jesus. Foi uma história que terminou bem duas vezes: Jesus entrou naquela casa e ressuscitou aquela menina. Foi a experiência e a salvação manifestando simultaneamente.

3)    Prioridades

Jairo era o chefe da sinagoga e poderia ter problemas com seus correligionários, pois, não aceitariam que ele estivesse prostrado aos pés de alguém que não reconheciam como Deus. No entanto, nada disso impediu de se prostrar e adorar ao único que poderia realmente lhe ajudar. Se alguma coisa impedir sua busca a Deus essa coisa tem que ficar em segundo plano.

4)    Limpeza (purificação)

Jesus era puro esse tocasse numa pessoa morta, ele ficaria impuro, pela lei judaica. No entanto aquilo ou aqueles que Jesus toca, tornam-se puros ao invés de impurificar a Jesus. Jesus não só permaneceu puro, como limpou o coração de Jairo daquela tristeza, e de qualquer preconceito da seita dos fariseus. Jesus não quer entrar só na sinagoga (como fazia muito), Ele quer entrar na casa das pessoas que lhe convidam e operar maravilhas.

Considerações finais

Tenha perseverança no seu posicionamento de buscar ao Senhor por sua vida e da sua família, porque vão surgir situações para impedir você de querer fazer isso, mas, olhando somente para Jesus, elas vão perder a força, pois a fé é muito mais poderosa do que qualquer obstáculo.

Vamos fazer uma oração por isso, para não perdermos a nossa direção de buscar a Deus por tudo o que Ele é e pode fazer, revestindo a nossa vida de uma fé inabalável.

 

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.