Home / Acontece / Textos e Reflexões

Mudar é decisão pessoal

E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 1 Crônicas 4:9,10

Louvor: Tocou -me Jesus

Introdução

Lendo a história de Jabez, me fez refletir sobre, como podemos ter nossas histórias de vida transformada, a partir do momento em que Deus entra na história.

No antigo testamento, o significado do nome era a representação do significado da pessoa no seio da sua família e do seu povo. Pelo nome, você sabia quem era a pessoa, o que ela representava e quem ela seria. Ou seja, no nascimento já decretava o destino da pessoa.

E nessa história, vemos uma mãe que dá o nome ao seu filho, que demonstra o momento em que vive e o que essa criança representaria para ela. ( Jabez, era alguém que trazia dor, ou causador de dor a sua mãe, e por consequência a família)

Imaginem a infância, adolescência desse homem? Imaginem o Bullying que ele sofreu no seu contexto social e familiar, pelo que ele representava e pelo que seria.

É tão interessante pensar sobre isso... Exemplo do Arão (funcionário do condomínio) quando ele vê o Henry, ele diz: oi príncipe do lar; vc trouxe a alegria pra sua casa.

Isso hoje ainda tem significados em nossos contextos, agora imaginem naquela época!

Mas ele fez uma oração, tão profunda e tão sincera, que a bíblia diz, que ele teve sua petição atendida.

Vejamos algumas lições dessa história:

1) Jabez sabia da sua história, sabia o que lhe esperaria no futuro, mas ele queria ser e viver diferente. É comum vê pessoas que fazem da sua família uma geração de continuidade negativa do que são. Recentemente vi, um avô, um pai e um filho, sentado no banco da praça, fazendo uso de entorpecente. É herança maldita, que está sendo transferido de geração... Mas Jabez teve um posicionamento diferente do que estava decretado;

2) Jabez chama Deus para sua história. Jabez tinha consciência do seu presente, mas ele chama Deus pro seu futuro! O presente ainda era, até aquele momento, de maldição hereditária, ainda tinha marcas de um passado e de um presente, Mas Deus, foi convidado por ele, para mudar sua história.

3) Jabez ao fazer aquela oração, ele diz eu não aceito o que me foi lhe dado por herança. A expectativa daquela família era de que aquela criança seria o causadores enquanto vivesse, as Jabez, tomou a decisão de transformar a sua história.

4) Ao convidar Deus, Jabez teve sua história. Jabez pode desfrutar da bondade e misericórdia do nosso Deus.

Conclusão

Dessa história, o que mais me despertou atenção, foi o fato de vê que Deus está sempre pronto pra transformar histórias.

Deus aqui se revela mais uma vez como um Deus, que está acima de maldição hereditária, de destinos traçados, Deus é e sempre será superior a quaisquer circunstâncias. Deus tem prazer em abençoar o Seu povo. Salmos 37:25 fui moço e hoje sou velho...

Jabez tinha significava motivo de dor, mas a história do que ele era mais respeitado que todos da sua casa.

Tudo que precisamos é convidar Deus pra fazer parte da nossa história.

Mudar é decisão pessoal, mas a mudança/ transformação vem Deus aos que invocar o Seu nome. Romanos 10:13 todos que invocar o nome, do Senhor, será salvo.

A partir dessa história, tenho um convite a te fazer. É possível que vc seja crente, já está frequentando a igreja a algum tempo, ou nasceu no berço evangélico, mas tem desejo de mudar algo na sua vida. Talvez vc percebe que está caminhando a continuar uma história de fracasso, complexos, etc... Advindo de um contexto geracional, mas você hoje pode clamar por mudança, Deus está pronto pra ouvir e atender sua petição.

Vamos orar!!

Louvor: Muda minha vida, muda minha sorte, preciso de uma chance do seu favor. Tu tens o remédio pra minha alma, preciso de um milagre hoje Senhor!!

ABIGAIL ARAUJO DA SILVA DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.