Home / Acontece / Textos e Reflexões

Quem somos diante das adversidades da vida?

Texto: 2 Reis 7:1-20

Introdução

Tanto durante o ministério de Elias como o de Eliseu, houve período de fome. No período de Elias, a fome foi provocada por uma seca; No período de Eliseu, a fome foi provocada por uma guerra;

Nos dois casos, a fome era uma ação de Deus, cuja causa era a apostasia (abandono da fé); Nos dois casos, os reis da época achavam que os culpados eram Elias e Eliseu;

Como se desenvolveu essa guerra?

Durante períodos de guerra, quando os muros de uma cidade e os seus portões eram bem protegidos, os exércitos utilizavam-se da estratégia de sítio para ter êxito na invasão. O cerco impedia o fluxo de alimentos e até de água, então, a cidade entrava em colapso.

O preço dos poucos alimentos ainda disponíveis subia nas alturas;

Onde ocorreu o encontro com Eliseu?

Como a cidade estava um caos, o rei Jorão (filho de Acabe e Jezabel), enviou um mensageiro (que era capitão de sua confiança), e seguiu, logo atrás deste capitão, até a casa de Eliseu.

Esse capitão era um oficial de média patente, que transmitia muita confiança do rei Jorão, tanto é que o rei o escolhe para ir até a casa de Eliseu.

Foi neste momento que Elieu disse: Ouvi a palavra do Senhor; assim diz o Senhor: Amanhã, quase a este tempo, uma medida de farinha haverá por um siclo, e duas medidas de cevada, por um siclo, à porta de Samaria. 2 Reis 7:1.

Diante de uma situação desta, vamos destacar dois tipos de atitudes bem diferentes:

1) Capitão em cuja mão o rei se recostava

Ali, diante de Eliseu estavam o rei Jorão e seu capitão de confiança, sendo que, ao ouvir aquilo, ele comentou: Eis que, ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém daí não comerás. 2 Reis 7:2.

1.1 Cuidado com qualidades não apoiadas pela fé, porque elas se tornam defeitos: Uma das características de muitos generais e grandes líderes é que eles têm uma determinação férrea para alcançar seus objetivos. Muitas coisas são alcançadas por sua liderança, graças à sua perseverança e outras qualidades de um verdadeiro líder. Mas, isso também causa nesse tipo de perfil uma atitude de autossuficiência e independência de Deus.

Para esse capitão muito confiante, diante de sua análise racional, era impossível que o livramento pudesse vir a acontecer visto que não tinha como ele (o capitão) como protagonista.

1.2 A palavra de Deus é poderosa e eficaz: Deus não precisa do capitão. Ele não considerou que Eliseu não disse isso dele mesmo, ele disse: Ouvi a Palavra do Senhor, assim diz o Senhor! Não era uma análise de especialistas numa bancada de jornalismo, era a Palavra de Deus.

Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. Salmos 138:2;

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Isaías 43:18,19;

O capitão reagiu com incredulidade à Palavra de Deus!

2) Os quatro leprosos

Os quatro leprosos estavam longe da casa de Eliseu quando ele profetizou abundância de víveres. Eles não ouviram a Palavra, e mesmo assim estavam inclusos nela.

Além de tudo, estavam no plano de Deus para serem os primeiros a verem e provarem daquela promessa. A Palavra de Deus gera o milagre e os improváveis são os primeiros. Se Deus quiser me abençoar com algo que Ele disse e eu ainda não sei, eu estou na pista.

2.1 Os leprosos procuraram a melhor “pior saída”. Faça alguma coisa!: Esses leprosos decidiram escolher entre a fome (morte lenta) ou a morte à espada (morte rápida), e, talvez, na segunda tivessem uma chance de encontrar misericórdia diante dos inimigos de Israel, talvez, ganhassem algum alimento e a própria vida seria poupada, era um risco a ser corrido.

Eles não tiveram o acesso direto à palavra que Eliseu profetizou na sua casa, onde estavam o rei e o capitão, não cogitaram ir ao arraial dos sírios porque talvez estivesse vazio.

Se morrer morrerei, mas, se Deus quiser me dar livramento e me abençoar, eu tô na pista!

2.2 Quando chegaram ao arraial, ajuntaram comida, roupas e metais preciosos, depois, esconderam. Depois, caíram em si que deveriam ir até o rei comunicar as boas novas. Era uma atitude de desapego (contra o egoísmo), temor a Deus (porque temeram guardar consigo aquela informação).

Nesta época os portadores desta doença tinham uma baixa expectativa de vida e, para piorar, sofriam ainda de exclusão social, que privava o doente de convívios que possuía antes de adoecer.

Os leprosos não deixaram essa exclusão ser processada em ressentimentos e mágoas, e, assim, não se sentiram no direito de se vingar daqueles que os excluíam da vida cotidiana da cidade.

Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Romanos 12:19;

3) Aplicações práticas

3.1)             Os dias maus sempre acontecem

Deus não reteve seu juízo sobre aquela sociedade pecadora, mas, direcionou os justos para que não sofressem do mesmo juízo destinado aos demais pecadores. No caso, o profeta Eliseu orientou a Sunamita para peregrinar em outro território até que aquela fome cessasse de sobre Israel. Quando ela retornou à sua terra, tudo lhe foi restituído.

Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Eclesiastes 12:1;

A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro. Provérbios 31:25.

3.2)     A autoconfiança e independência de Deus são reprováveis aos Seus Olhos

O capitão não podia crer no que Eliseu dizia porque achava impossível que algo assim acontecesse simplesmente porque aquele livramento não poderia ser dado por sua participação. Pessoas que confiam em si, mais do que em Deus são reprovadas aos seus olhos.

Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17:5;

Esta é a interpretação, ó rei; e este é o decreto do Altíssimo, que virá sobre o rei, meu senhor: Serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Daniel 4:24,25;

E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática. E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem. E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou. Atos 12:21-23;

3.3)     Capacidade de não reter o bem

Os leprosos não levaram em conta que estavam à margem da mesma cidade que resolveram levar as boas novas. Eles poderiam ter se vingado, e mais dois ou três dias, estariam todos mortos dentro das fortificações de Samaria.

José teve uma atitude semelhante com seus irmãos porque vislumbrou a Obra de Deus na sua vida através de toda aquela situação de sofrimento que seus irmãos lhes impuseram.

Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Gênesis 45:4,5.

Eliseu diante de seus inimigos, mandou lhes servir pão e água, num banquete, depois os despediu.

Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor. E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel. 2 Reis 6:22,23;

3.4)     Capacidade de levar as boas novas

Os leprosos temeram usufruir de tudo aquilo, sem levar as boas novas aos demais moradores de Samaria. Compartilhar o favor imerecido de Deus é uma capacidade do ser humano grato por essa benevolência.

A mulher samaritana levou boas novas que ouviu a todos os samaritanos.

E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo. João 4:39-42.

Oração

Confiar mais em Deus e fazer o bem a todos.

 

MARCELO DAVILA

Ver todos os textos e reflexões.