Defenda sua plantação

Depois dele, Samá, filho de Agé, de Harar. Os filisteus reuniram-se em Leí, onde havia uma plantação de lentilha. O exército de Israel fugiu dos filisteus, mas Samá tomou posição no meio da plantação, defendeu-a e derrotou os filisteus. E o Senhor concedeu-lhe uma grande vitória. 2 Samuel 23:11,12

Introdução

Samá aparece na lista dos soldados famosos de Davi, que em um ato de bravura e coragem, experimentou de forma extraordinária, uma grande vitória da parte do Senhor!

Na história de Israel, os filisteus sempre se colocaram como inimigo e oposição ao povo de Deus. Israel plantava, cultivava, cuidava dos rebanhos, e os filisteus, vinham afugentá-los.

Mas nessa história, um homem, que possivelmente, cansado por ver o exército de Israel fugindo dos inimigos e abandonando suas conquistas, ele se coloca no meio da vinha que haviam conquistado, para defender das mãos dos filisteus, o seu campo.

O exército de Israel foge dos filisteus, mas Samá tomou posição no meio da plantação (pode vir quente que eu estou fervendo); A bíblia diz que Samá se posicionou, defendeu e derrotou os filisteus. E o Senhor lhe concedeu a vitória. Assim como diz o salmista: Uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor!

O mais interessante dessa história, é o fato de que, Samá saiu para defender algo simples, um campo de lentilha. É muito pequena as opções gastronômicas com lentilhas... vemos em sopa, etc... mas sua postura de lutar por aquilo que pode ser pouco, mas é meu, nos instiga a pensar em como podemos nos posicionar frente aos desafios que enfrentamos ao longo de nossas vidas e nos provoca a não desistir e lutar por nossas conquistas, ainda que para muitos seja tão pouco.

É importante ressaltar, que adversário sempre vai existir e seu alvo é nós fazer recuar, mas hoje, seremos encorajados a batalhar por aquilo que o Senhor confiou em nossas mãos.

É importante destacar características do nosso adversário

1) Ele se apresenta como sendo maior e mais forte do que nós; e desdenha do nosso potencial de luta;

2) O intuito dele sempre será nos fazer desistir de lutar e batalhar por aquilo que Deus confiou em nossas mãos;

3) Sua expectativa é sempre de ganhar a luta, ele não chega querendo perder; e pior, ele não desisti facilmente, ele vai até às últimas consequências;

4) Ele se esquece que não lutamos com a força do nosso braço, mas na força do Senhor;

Conhecendo suas características, agora vamos descobrir o alvo do adversário

1) Sua mente e sua vida - o intuito do adversário é fazer vc desistir de lutar por vc mesmo... Pelos seus sonhos, desejos, perspectivas. É fácil começar algo e desistir no caminho, difícil é ir até o fim! Mas Deus está dizendo: tú porém vai até o fim, não desista, os sonhos de Deus jamais vão morrer .. passará céus e terra, mas a palavra de Deus sub existirá acima de qualquer circunstância. A última palavra ainda é de Deus!!! Você vai chegar exatamente ao lugar em que Deus disse que vc chegaria! Mas satanás sabendo do potencial que existe em você, do quanto você pode frutificar, ele quer ressaltar seus defeitos e minimizar suas qualidades; mas Deus está dizendo você pode, você é capaz. Não se vitimiza, não recue, cuidar de uma plantação não é tarefa fácil, vai exigir de você esforços, e trabalho árduo... Mas haverá colheita e você irá viver e sobreviver daquilo que você decidiu plantar. Nenhum projeto começa grande, Deus pode e Ele quer fazer de você uma seara grande e frutífera, basta você se posicionar e não desistir de lutar pelos seus ideais.

2) Sua Família - é também o campo de lentilha que você conquistou, e satanás com suas astúcias e sutilezas, tem como principal alvo destruí-la. Toda família foi construída sob a ótica da expectativa de vida melhor, sob sonhos de conquistar coisas e realizar projetos futuros... Ninguém se casa com intuito de ser infeliz; Há sentimentos que envolvem a família, há perspectivas; mas nenhuma família é perfeita. Seu cônjuge não é a Brastemp que você queria, seus filhos podem ser diferentes do que vc tinha como expectativa, seu campo de lentilha familiar, pode não ser tão vistoso, mas é seu. Você conquistou, você plantou, regou, cuidou dos rebanhos, e agora não permita que o adversário venha fazer morada ou invada seu campo, fazendo até mesmo você abandonar e desistir dela. O plano de Deus para você e sua família, é avançar. É ir adiante e não desistir. Se levante e se posicione para defender sua plantação, quem tem que sair do seu campo é o invasor e impostor, não um membro da família... (Contar exemplo da irmã Dalva).

3) Seu ministério e igreja - Essa é uma área que o inimigo tem tentando destruir com veemência e toda insistência; e posso afirmar que ele não vai desistir até conseguir. Os passos que ele irá percorrer para te fazer recuar do seu chamado, será: primeiro mostrar que você não tem capacidade para fazer ou exercer tal ministério ou função; depois fará você perceber as deficiência da igreja e irá te desencorajar a balatlhar por ela, afinal os defeitos que existem, poderão esgotar suas forças; Depois, vai te desviando do foco e da missão da igreja, te envolvendo em multitarefas, até que você não consiga mais congregar e chegar ao ponto de você desviar saindo da igreja, ou não, te fazendo ficar na igreja divorciado do seu compromisso.

Conclusão

Nesta noite quero te encorajar, a partir dessa palavra, a perseverar e a batalhar pelo seu campo de lentilha, Assim como Samá, que não recuou com a chegada dos filiteus, pelo contrário ele se colocou no meio da plantação e lutou bravamente até derrotar todo o inimigo. Você pode ser o Samá desta geração, que se cansa de ver seu povo lutando, trabalhando por algo, e vê eles fugindo, por causa do inimigo, e se posicionar para defender o campo, o pedaço de chão conquistado... E Deus, a medida que ver você pelejando, trabalhando, Ele te concederá uma grande vitória!!!

Oremos!!

ABIGAIL ARAUJO DA SILVA DAVILA